O time de especialistas do banco de investimentos BTG Pactual atualizaram, como de costume, a carteira recomendada de ações focada em dividendos. Neste mês de setembro, foram realizadas duas alterações no portfólio; veja abaixo quais foram.

"A carteira tem como objetivo encontrar as melhores empresas sob a ótica de distribuição de dividendos, ou seja, companhias que remuneram seus acionistas acima da média do mercado de forma recorrente. Dessa forma, realizamos uma análise focada em ativos de alta qualidade, com resiliência de entrega de resultado e geração de caixa. A seleção dos ativos é feita de forma complementar entre a equipe de análise de empresas e estratégia do BTG Pactual, com revisão mensal da carteira", explica o banco de investimentos.

A carteira de dividendos do BTG Pactual, que passou a ter 10 ações, agora é atualizada todo mês, cujo relatório sai no primeiro dia útil. Antes, o portfólio era revisado trimestralmente.

BTG Pctual troca Petrobras e Vivo por Eletrobras e Tim

Com poucas semanas das eleições 2022, o time de especialistas do BTG Pactual decidiram trocar a estatal Petrobras (PETR3/PETR4) - que aprovou altos dividendos recentemente - pela Eletrobras (ELET3), que foi privatizada.

"À medida que entramos no último mês antes das eleições (o primeiro turno é 2 de outubro), optamos reduzir a exposição da carteira a estatais (ainda mantemos BB e Sabesp). Petrobras apresentou um desempenho muito bom e ainda está super baratas, mas, no final das contas, o resultado da eleição pode impactá-las no curto prazo", explica o BTG Pactual.

"Eletrobras entra na carteira dado valuation atrativo (TIR real ~12%) perspectiva de dividend yield crescente", disseram os especialistas.

Outra mudança na carteira de dividendos foi uma troca entre duas das maiores empresas de telecomunicações do Brasil. O BTG decidiu trocar ações da Telefônica, dona da Vivo (VIVT3) por Tim (TIMS3), com base em um analisado desconto de múltiplo (EV/EBITDA - valor de mercado/Ebitda) que Tim apresenta em relação à Vivo, segundo o relatório.

Dividendos: BTG Pactual recomenda 10 ações em setembro

Além de Eletrobras (ELET3) e Vivo (VIVT3), a carteira de dividendos do BTG Pactual também é composta por ações de bancos, elétricas, empresas agro e de saneamento, petróleo & gás e alimentos.

Veja abaixo quais são as ações da carteira de setembro, tendo em mente que todas possuem peso de 10%:

Carteira ações Dividendos do BTG Pactual - setembro 2022
Empresa Ação na B3 Setor Dividend Yield (%) 2022
Bradesco BBDC4 Bancos 6,1%
Alupar ALUP11 Serviços básicos (energia) 6,1%
Eletrobras ELET3 Serviços básicos (energia) 7,6%
SLC Agrícola SLCE3 Agronegócio 5,7%
Sabesp SBSP3 Serviços básicos (Saneamento) 2,0%
Itaú Unibanco ITUB4 Bancos 4,2%
Cosan CSAN3 Petróleo e Gás 2,1%
Tim TIMS3 Serviços básicos (Telecomunicações) 4,7%
Minerva Foods BEEF3 Alimentos e Bebidas 5,9%
Banco do Brasil BBAS3 Bancos 9,5%
Fontes: BTG Pactual e Economática

- Acesse a íntegra da carteira recomendada de dividendos do BTG Pactual em setembro.

Desempenho da carteira de dividendos do BTG

No mês de agosto, juntas as ações da carteira recomendada de dividendos do BTG Patcual apresentaram alta de 10,08%, acima do desempenho de +4,27% do Índice de Dividendos da B3 (IDIV) e +6,16% do Ibovespa (IBOV).

Segundo os registros do BTG Pactual e da Economática, a única que teve resultado negativo em agosto foi a Vivo (VIVT3), de 7,76%. Já a ação com maior valorização foi a BEEF3, da Minerva, com avanço 19,75%.

Destaque também para altas de 19,50% e 18,14% nas ações da Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).

Desde o dia 8 de novembro de 2019, a carteira de dividendos acumula uma rentabilidade positiva de 30,73%, contra +15,37% do IDIV e +1,76% do IBOV, segundo os registros.