Já se perguntou qual a diferença entre o que é sócio e o que é acionista? Muitas vezes esses termos são utilizados como sinônimos, mas eles possuem diferenças. Para um bom investidor, é fundamental saber diferenciá-los. Então, vamos entender melhor?

Ser acionista é a mesma coisa que ser sócio de uma empresa?

Para entender bem as diferenças, vamos trazer abaixo informações sobre cada uma dessas funções. Vamos lá?

O que é acionista?

O acionista é a pessoa física ou jurídica, investidor e que possui ações de uma empresa, podendo elas ser uma ou diversas ações de uma companhia.

O fato de saber o conceito de um acionista é simples, mas é necessário conhecer cada tipo de acionista para assimilar bem suas funções, já que cada um possui direitos e responsabilidades diferentes.

É importante lembrar que esse acionista investidor é um credor, pois ele colocou seu capital em uma determinada empresa, com o intuito de receber um retorno.

O investimento dele é como uma espécie de empréstimo, assim como outros tipos de investimentos, onde empresta-se um capital a fim de receber rendimentos futuros. Para o acionista, ele investe seu capital em troca de um título de propriedade. Assim, todos os rendimentos têm base nos lucros ou nos prejuízos que a companhia recebe.

Vamos ver cada tipo de acionista.

Tipos de acionistas

Para se ter uma noção, existem tipos diferentes de acionistas, e o que difere cada um deles é a quantidade de ações de uma companhia que ele possui.

Os tipos de acionistas são:

  • minoritário;
  • majoritário;
  • controlador.

Como funciona cada um deles?

Acionista minoritário

Esse acionista é aquele que possui poucas ações de uma empresa, tendo então pouco poder nas decisões da companhia. Ele adquiriu ações ordinárias, que são aquelas que permitem votar em assembleias diretoras da empresa, podendo influenciar em alguns rumos da organização.

Para as ações preferenciais, essas não dão o direito do acionista votar em assembleias, mas recebe uma faixa maior de dividendos.

Acionista majoritário

O acionista majoritário é a pessoa que possui a maior parte das ações da empresa, tendo maior poder de influência nas diretrizes dela, onde sua decisão está acima dos outros.

Assim, o acionista majoritário também pode ser enquadrado como controlador.

Acionista controlador

Esse tipo de acionista é aquele que detém o maior poder dentre todos. Parecido com o acionista majoritário, a diferença do acionista controlador é que ele tem maior ênfase nas decisões da empresa.

Sendo assim, nem sempre o controlador é o majoritário, variando de acordo com cada empresa. Existem casos em que o acionista controlador é um grupo, e não só uma pessoa.

O que é sócio?

Sócio é uma pessoa que faz aliança com outra, podendo ser PF ou PJ com o objetivo comum. Ser sócio pode estar atrelado a ser dono de uma parte da empresa, mesmo que seja mínima.

Vamos ver os principais tipos de sócios de uma empresa ou instituição:

  • Sócio proprietário;
  • Sócio administrador;
  • Sócio cotista.

Como funciona cada um deles?

Sócio proprietário

O sócio proprietário é o responsável pela criação da empresa. Seu nome está sempre nos registros formais da empresa.

Sócio administrador

Sócio administrador é a pessoa responsável pela gestão da empresa e muitas vezes ele é o administrador, tomando decisões com a ajuda dos donos da empresa. É ele quem determina o que será feito dentro do negócio.

Sócio cotista

Esse sócio não necessariamente precisa trabalhar na empresa, mas continua recebendo valores a esta posse, quando ocorre a distribuição dos lucros, tendo como proporção a quantidade de cotas detidas. Sua responsabilidade é menor comparado aos outros sócios. Caso a empresa se endivide ou seu capital esteja completamente integralizado, ele não precisa temer pelos seus bens pessoais.

Diferença entre sócio e acionista

Então, como vimos, o acionista é aquele que investe em ações de uma determinada companhia, podendo este acionista ser PF ou PJ.

Já o sócio é aquele que investiu em uma empresa, sendo um ds fundadores dela ou apenas proprietário de uma parte dela. Isso normalmente se aplica em casos de sociedade limitada.