As ações MOSI3 da Mosaico, estão registrando uma queda significativa na Bolsa de Valores do Brasil nessa terça-feira, 17 de agosto. Por volta das 14h30 eram 5% de baixa com cada uma das ações sendo cotadas a R$ 10,03, R$ 0,51 a menos do que o preço de ontem, porém, na parte da manhã a queda chegou a ser de 8,15%.

Essa queda acontece como um reflexo da divulgação de resultados no fim do dia de ontem, 16 de agosto. A companhia dona de sites como Buscapé e Zoom registrou uma queda de 73,5% no lucro líquido do segundo trimestre de 2021. Foram, R$ 3,67 milhões ao total, em comparação com os R$ 13,87 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Pandemia alterou o consumo, justificou a empresa

A companhia destacou que o segundo trimestre de 2020, marcado pelo início das restrições ao comércio físico em função da pandemia de Covid-19, tornou a base de comparação bastante alta porque o e-commerce brasileiro foi a saída encontrada, na época, por todos para as aquisições necessárias.

Além disso, segundo a Mosaico, a pandemia também alterou o consumo de eletroeletrônicos, "responsáveis por grande parte de nossa receita. Houve uma antecipação na aquisição de produtos desta categoria em 2020 e uma menor renovação durante o primeiro semestre de 2021", o que impactou em seus resultados.

Além disso, a Mosaico explicou que a inflação no custo de aquisição de tráfego aumentou 126% em relação ao 2T20 e 51% em relação ao 2T21, em razão da maior competitividade em buscadores e do maior custo de instalação de apps, por isso, a companhia estrategicamente "decidiu reduzir o volume de compra de tráfego e dar preferência à eficiência operacional, focando no aumento de conversão em nossas plataformas e ajuste de nossos preços".

Veja outros destaque da companhia, abaixo.

GMV (Gross Merchandise Volume)

O GMV originado pela Mosaico para seus parceiros totalizou R$ 902,7 milhões no 2T21, uma queda de 17,2%, reflexo do cenário descrito anteriormente, que inclui:

  • sazonalidade;
  • reabertura da varejo físico;
  • estratégia da companhia de reduzir compra de tráfego (queda de 51,3% no número de visitas) e focar na eficiência (crescimento de 63,4% no índice de GMV por visita).

Com sua plataforma completa, a Mosaico espera acelerar a aquisição de tráfego nos próximos meses. No 1S21, o GMV originado caiu 1,3%, totalizando 1,9 bilhão.

Ofertas

A Mosaico investiu em ferramentas de tecnologia o que aumentou sua capacidade de integração com lojistas parceiros e levou a um crescimento de 137,3% no número de ofertas no 2T21, totalizando 80,1 milhões de ofertas.

Receita líquida e bruta

A Receita Bruta da companhia no 2T21 foi de R$ 53,5 milhões, 20% a menos do que o registrado no 2T20, dados muito semelhante ao da Receita Líquida, que totalizou R$ 47,2 milhões, 19,9% a menos do que no 2T20. Em relação ao semestre, a Mosaico registrou R$ 111,6 milhões de receita bruta e R$ 102,1 milhões de receita líquida, 3,8% e 3,7% a menos do que no 6M20, respectivamente.

"Os efeitos que impactam o GMV também explicam o comportamento da receita bruta, que totalizou R$53,8 milhões, uma queda de 20,0%. Importante ressaltar que conseguimos ajustar o preço nesse trimestre, com as variações de GMV e receita alinhadas", disse a empresa.

Lucro bruto

O Lucro bruto registrado no 2T21 foi de R$ 41,7 milhões. No 2T20, foram R$ 54,3 milhões, 23,3% a mais. Na comparação entre os semestres a queda foi um pouco menor: no 6M21 foram registrado R$ 87,4 milhões de lucro bruto, em comparação com os R$ 93,9 milhões do 6M20, ou seja, 6,9% de diferença.

Ebitda

No 2T21, o EBITDA ajustado pelas despesas com o IPO e a aquisição do Vigia de Preços totalizou R$ 5 milhões, uma redução de 78,1%, pressionado pela queda de margem bruta e aumento nas despesas operacionais. Porém, isso foi parcialmente compensado pelo ganho com a aquisição do Vigia de Preços de R$ 2,4 milhões. A margem EBITDA foi de 10,5%.

Você pode conferir na íntegra a apresentação de resultados da Mosaico, clicando aqui.