O Banco Bradesco (BBDC3, BBDC4) divulgou os resultados operacionais do primeiro trimestre do ano (1T21). A publicação do balanço ocorreu nesta terça-feira de 04 de maio de 2021, após o fechamento do mercado.

O Bradesco reportou um lucro líquido recorrente de R$ 6,5 bilhões, 73,6% acima do primeiro trimestre de 2020. Os indicadores de rentabilidade (ROAE e ROAA) apresentaram uma melhora em relação ao primeiro trimestre de 2020 de 18,7% e 1,6%, respectivamente.

Ainda, o banco informou que a carteira de crédito segue em expansão (+2,6% no trimestre e +7,6% em 12 meses), com destaque para a forte aceleração da carteira de pessoas físicas (+3,8% no trimestre e +13,0% em 12 meses), impulsionada, principalmente, pelo crédito pessoal, consignado e financiamento imobiliário.

O índice de Basileia Nível 1 encerrou o trimestre em 13,6%, mantendo-se em níveis bem superiores aos limites regulatórios.

O índice de inadimplência atingiu 2,5%, uma redução de 1,2 p.p. no último ano. No trimestre, esse índice apresentou um pequeno aumento de 0,3 p.p., que é explicado, em grande medida, pela sazonalidade deste período.

Ainda no release de resultados do 1T21, o banco disse que "nosso forte controle de custos nos possibilitou reduzir nossas despesas operacionais, tanto no comparativo trimestral (-2,4%) como no anual (-4,7%). O resultado operacional de Seguros apresentou crescimento de 7,0% no comparativo com o 1T20, justificado,
principalmente, pelo maior resultado financeiro e aumento do faturamento, que foram compensados pelo maior índice de sinistralidade. Já no comparativo trimestral, o crescimento de 37,5% é reflexo, principalmente, da constituição de provisões técnicas de longo prazo no 4T20, na Bradesco Saúde, e do aumento do faturamento nos segmentos de vida e saúde no 1T21".

Bradesco vai recomprar ações

Recentemente o Bradesco anunciou um novo programa de recompra de ações com período de 26 de abril de 2021 a 26 de abril de 2022 para recomprar até 97.190.795 ações, sendo até 48,7 milhões de ações ordinárias (BBDC3) e até 48,4 milhões de ações preferenciais (BBDC4). O montante aprovado para recompra representa 1% do total das ações em circulação. Serão usados recursos existentes em "Reservas de Lucros - Estatutária", disse o banco.

Na nota o Bradesco afirmou ainda a "confiança da Administração na sua robusta posição de capital e liquidez e sua capacidade de gerar valor de forma sustentável aos seus clientes e acionistas".

Os papes preferenciais do Bradesco (BBDC4) somam queda de -3,32% acumulada na Bolsa brasileira em 2021, cotado a R$ 23,85.

Bradesco e Elo

O Bradesco se pronunciou também nos últimos dias sobre a matéria publicada no Broadcast, que envolve o braço de cartões do banco, a Elo, sob o título: "Bandeira Elo contrata Morgan Stanley, JP Morgan para IPO na Nasdaq". Segundo o banco a abertura de capital da Elo Serviços S.A. continua em estudos, não havendo, até o momento, nenhuma decisão concreta ou deliberação em qualquer órgão societário.