O Banco Bradesco S.A. (BBDC3/BBDC4) anunciou na última sexta-feira, 23 de abril, por meio de um Fato Relevante publicado em sua página de Relação com Investidores (RI), que está instituindo um novo programa de recompra de ações. O total de ações aprovado para recompra representa 1% do total em circulação atualmente.

De acordo com o documento,o Conselho de Administração decidiu revogar o programa de recompra de ações de própria emissão que havia sido aprovado em 23 de dezembro de 2020 e que estava em vigência até então, em favor de um "novo programa".

O antigo autorizava a aquisição de até 15.000.000 ações, já o programa aprovado agora autoriza a Diretoria do Bradesco a adquirir, entre essa segunda-feira, 26 de abril de 2021 e o dia 26 de abril de 2022, até 97.190.795 ações nominativas-escriturais, sem valor nominal.

Dessas, serão até 48.705.792 ações ordinárias e até 48.485.003 ações preferenciais, ou seja, a mudança afeta tanto os acionistas do ticker BBDC3 quando os do BBDC4.

Para realizar essas recompras de ações, o Bradesco informou que serão utilizados recursos existentes em "Reservas de Lucros - Estatutária" disponíveis para investimentos.

Efeitos Econômicos

De acordo com o banco, a operação visa identificar oportunidades de mercado, maximizando a alocação de recursos disponíveis em reservas, em montantes cujo dispêndio não venham a comprometer os seus resultados.

"Ao mesmo tempo em que o Bradesco continua a investir no aprimoramento da experiência dos seus clientes e no crescimento de longo prazo e rentabilidade, o novo programa de recompra será um importante instrumento de gestão de capital e uma forma de remuneração aos acionistas que se soma e não compete com a remuneração tradicional por meio da distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio", diz o comunicado.

Já para os acionistas, a operação possibilita um retorno financeiro maior porque haverá um aumento proporcional do valor dos dividendos/juros sobre o capital próprio (JCP) distribuídos por ação.

Isso ocorre porque as ações mantidas em tesouraria não têm direitos econômicos e políticos. Dessa forma, os montantes que vierem a ser declarados como dividendos/JCP serão pagos exclusivamente às ações remanescentes em circulação no mercado.

Destinação dos recursos

Ainda no fato relevante, o Bradesco informou que as ações que forem adquiridas dentro do programa renovado permanecerão na tesouraria do banco, e que, portanto, a destinação dos recursos auferidos somente será conhecida quando for tomada a decisão sobre o cancelamento das ações. Quando isso acontecer, diz o banco, tudo será oportunamente comunicado ao mercado.

Toda a operação tem como intermediários o Bradesco S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, com sede na Avenida e a Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.