A Ambev teve um lucro líquido ajustado de R$ 2,761 bilhões no primeiro trimestre de 2021 (1T21), sendo uma alta de quase 125% em relação a esse período do ano anterior. Segundo o balanço divulgado pela empresa em 6 de maio, o bom desempenho foi trazido por melhoras no ebitda e no resultado financeiro do período.

Um dos destaques do resultado trimestral da Ambev é o lucro por ação no 1T21, que chegou a R$ 0,17, sendo um avanço de 140% na mesma comparação anual.

"A Ambev entregou um desempenho sólido no primeiro trimestre, impulsionado por uma estratégia consistente, na qual inovação, flexibilidade e excelência operacional continuaram sendo pilares fundamentais. Estávamos mais preparados para lidar com alguns desafios persistentes relacionados à covid-19 do que em março de 2020, e os resultados nos deixam confiantes de que nossa estratégia está funcionando", disse a empresa.

ABEV3 em alta após 1T21

Depois de divulgar os relatórios do primeiro trimestre do ano (1T21), a Ambev animou o mercado com seus resultados sólidos e as ações da empresa foram valorizadas na bolsa de valores de São Paulo (B3).

Saindo da casa dos R$ 15, desde o dia 6 de maio, a ABEV3 fechou o pregão de 10 de maio aos R$ 16,50, com alta diária de 1,79%.

Após registrar uma perda de 4,70% em 2020, as ações da Ambev estão atualmente se recuperando na B3 com uma alta acumulada de 4% em 2021.

Ambev tem resultados fortes no 1T21

Mesmo em meio à pandemia, a receita líquida da cervejaria atingiu R$ 16,639 bilhões no primeiro trimestre de 2021, configurando um aumento de 32% frente a esse período de 2020.

Marcando o operacional da empresa, o volume consolidado de cerveja cresceu 11,6%, mesmo com a suspensão do carnaval, evento importante para o setor. Também com crescimento, o volume da Cerveja Brasil saltou 16% e a linha de negócio gerou uma receita líquida de R$ 7,124 bilhões, com destaque para a Brahma Duplo Malte e a linha premium.

- Veja os resultados do 1T21 da Ambev na íntegra.

Segundo o relatório divulgado, o ebitda ajustado da Ambev, que impactou positivamente o balanço, cresceu de R$ 4,232 bilhões para R$ 5,327 bilhões entre o primeiro trimestre de 2020 e 2021; alta de 23,8%.

E a expectativa da companhia é de que o ebitda continue mostrando bons resultados em 2021, a ponto de chegar aos níveis de 2019.

Além disso, apesar de negativo em R$ 1 bilhão, o resultado financeiro mostrou uma melhora de R$ 472,6 milhões no 1T21, puxado por diversos fatores, como perdas com instrumentos derivativos de R$ 770,9 milhões e receita de juros sobre os investimentos, de R$ 107,4 milhões.

Segundo o relatório, o fluxo de caixa da Ambev totalizou R$ 2,836 bilhões no primeiro trimestre de 2021, um salto de 83,7% do último ano. De outro lado, os investimentos em Capex ficaram em R$ 1,327 bilhão após leve baixa anual de 1,4%.

Investimento em digitalização

Assim como outras empresas, a Ambev viu a importância da digitalização em meio ao intenso isolamento social da pandemia de covid-19. Assim, a cervejaria mantém firmemente duas plataformas: uma para atender os consumidores e outra para assistir empreendedores.

O aplicativo destinado aos consumidores foi batizado de Zé Delivery, e é um robusto serviço de delivery que entrega bebidas geladas, como cervejas, vinhos e refrigerantes, por meio de parceiros espalhados em mais de 200 cidades brasileiras.

Além disso, o outro investimento digital da Ambev é o Parceiro BEES, que permite uma forma de parceria com a Ambev, onde o comerciante faz o pedido pela plataforma e recebe as bebidas pelo caminhão da cervejaria.

Ambev aumenta capital no 1T21

Em aviso aos acionistas divulgado no dia 29 de março, a Ambev anunciou que o conselho de administração da companhia aprovou um aumento de capital social de R$ 1,6 milhão, jogando o capital da cervejaria para R$ 57,9 bilhões.

Segundo a Ambev, foram emitidas ao todo 114.929 novas ações ordinárias, sem valor nominal, com preço de R$ 14,02 cada.