Após suspender sua oferta pública inicial (IPO), a empresa Dotz deu continuidade à abertura de capital nas últimas semanas e, finalmente, estreou na bolsa de valores brasileira (B3) com a ação DOTZ3 nesta segunda-feira, 31 de maio.

Com uma oferta restrita a alguns grandes investidores, a Dotz precificou suas ações a R$ 13,20 e os papéis chegaram a mostrar uma alta de 13% durante o pregão de ontem (31), mas a DOTZ3 acabou fechando seu primeiro dia de negociação na B3 de forma estável, nos mesmos R$ 13,20.

Dotz (DOTZ3) conclui IPO e estreia no Novo Mercado

Após suspender o IPO em 13 de maio, a Dotz retomou sua abertura de capital já no dia 26 do mesmo mês, com uma Oferta Restrita, quando o documento oficial da oferta restrita enviado à Comissão de Valores Mobiliários foi divulgado ao público.

Segundo um outro fato relevante divulgado em 27 de maio, a oferta restrita foi inicialmente de distribuição primária de 29,6 milhões de ações ordinárias emitidas pela Dotz. Cada papel foi precificado a R$ 13,20 - o piso da faixa indicativa que ia até R$ 16,20 -, movimentando então R$ 390,720 milhões ante uma expectativa de R$ 1 bilhão.

Em regra, a oferta com distribuição primária destina ao caixa da empresa todos os recursos levantados. Assim, do total, uma parte de R$ 195,360 milhões será integrada ao capital social da empresa, enquanto a outra metade irá para uma reserva de capital, segundo a Dotz.

Entre os grandes investidores na oferta da empresa estão, dentre outros, a multinacional japonesa SoftBank, Velt Partners Investimentos e fundo o San Siro.

Após aprovação da bolsa de valores brasileira (B3) em 27 de maio, a listagem da Dotz aconteceu no segmento Novo Mercado, que exige altos padrões de governança corporativa. A oferta restrita tem como coordenadores as instituições BTG Pactual, Itaú BBA, corretora UBS e o banco de investimentos Credit Suisse.

O que a Dotz vai fazer agora?

Com a totalidade dos recursos levantados na oferta indo para seu caixa, a Dotz disse pelo documento divulgado que pretende realizar as seguintes ações futuramente:

  • Investimentos na plataforma tecnológica e digital Dotz;
  • Ampliação da participação da Companhia nos negócios de fidelização, marketplace e techfin;
  • Potenciais aquisições estratégicas;
  • Pagamentos relacionados à operação de mezanino existente.

Um pouco sobre a Dotz (DOTZ3)

A Dotz foi fundada nos anos 2000, como uma plataforma de fidelidade com foco em e-commerce. Além de operar como gestora, a empresa também fundou a moeda Dotz. Desde então, o modelo de negócio foi bem recebido pelos brasileiros e atualmente a Dotz possui outros produtos, como a Conta Digital Dotz e a Loja Dotz, além de também ter parcerias com os bancos BV e BB.

Apesar chegar a um patamar de mais de 40 milhões de usuários, a Dotz tem registrado certa perda financeira em meio à pandemia de covid-19, sendo que a receita líquida da empresa caiu de R$ 127 milhões em 2019 para R$ 111 milhões em 2020.

Em seu site, a Dotz disse que "com uma base de clientes engajados, plataforma e produtos prontos para escalada e importantes movimentos estratégicos, 2021 é o ano que marca o início de uma nova fase de crescimento exponencial para Dotz:

  • Ampliação da parceria com a Vivo, que prevê condições para participação minoritária da Vivo na Dotz;
  • Lançamento da marca Dotz Inc., que fortalece todas as mudanças e evoluções da companhia ao longo dos últimos 20 anos".