Os Brazilian Depositary Receipts de ETFs (BDR de ETF) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro cotas de ETFs emitidos no Exterior, e a B3, em parceria com a BlackRock, gestora global de ativos financeiros, disponibilizou nessa semana aos investidores brasileiros quatro novos ativos desse tipo.

Ótima opção para quem quer diversificar a carteira sem ter que abrir conta em uma corretora no exterior, muitos dos BDRs permitem também a dolarização dos investimentos, ou seja, se expor um pouco mais ao dólar, moeda considerada mais forte. E todos os ETFs desses novos BDRs estão listados nos Estados Unidos. Eles estão disponíveis para negociação desde 13 de setembro.

Mas esses quatro não são as únicas opções de investimento para quem se interessa por esse tipo de ativo. Porque desde novembro de 2020 foram lançados na B3 um total de 69 BDRs de ETF e 45 deles já se encontram disponíveis para o investidor pessoa física. Saiba mais abaixo.

Os quatro novos BDRs de ETF

A princípio exclusivos para investidores qualificados (aqueles com capital investido superior a R$ 1 milhão), os quatro novos BDRs de ETF seguem a esteira da nova regra da CVM para negociação dos BDRs, anunciada em agosto de 2020. A determinação autoriza o lançamento de ativos fundamentados em ETFs.

"Nossa missão é que a diversificação internacional se torne mais acessível e simples para o brasileiro. O investidor global adota muito o instrumento passivo como ferramenta de gestão ativa, é uma oportunidade gigante no Brasil, usar o BDR de ETF para uma carteira ativa" diz Karina Saade, CEO da BlackRock no Brasil.

"Os BDRs de ETF permitem que os investidores diversifiquem seus investimentos por setor, país e moeda, sem precisar tirar o dinheiro do Brasil. Essa abertura coloca no mercado mais quatro produtos para o investidor e, com isso, caminhamos para um mercado cada vez mais diverso e plural", comenta Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

Confira a lista dos 4 novos BDRs de ETFs disponíveis na B3:

Créditos: Divulgação/B3
Créditos: Divulgação/B3

B3 já conta com 69 BDRs de ETF

Como dito acima, além dos quatro novos BDRs de ETF que entraram na lista da B3 nessa semana, a Bolsa do Brasil possui outras 69 opções, 45 delas abertas para investidores Pessoa Física.

Uma das principais vantagens dos BDRs é que ele torna possível investir em uma ação ou outro tipo de ativo listado fora do Brasil, sem que seja necessário abrir uma conta em uma corretora estrangeira ou realizar trâmites de investimento internacional, o que muitas vezes envolve taxas de câmbio, entre outros impostos. No caso dos BDRs de ETF, é possível investir em ETFs estrangeiros sem passar por essa burocracia.

Entre as principais características técnicas desses ativos, é que seu código de negociação, em geral, tem quatro letras seguidas pelo número 39, assim: XXXX39. A cotação é em reais por BDR de ETF, com duas casas decimais e o prazo de liquidação é de D+2, ou seja, de dois dias a partir da data da negociação.

Veja a lista de BDRs de ETF da B3:

Nome de Pregão Código de Negociação Bolsa de Origem
MSCI ASIA JP BAAX39 NASDAQ GM
MSCI ACWI BACW39 NASDAQ GM
US AEROSPACE BAER39 Cboe BZX
MSCI CHINA BCHI39 NASDAQ GM
SELECT DIVID BDVY39 NASDAQ GM
MSCI EMGMARK BEEM39 NYSE Arca
MSCI EAFE BEFA39 NYSE Arca
TRTMSCI EAFE BEGD39 NYSE
INC ESG AWAR BEGE39 NASDAQ
TRUSTMSCI US BEGU39 NASDAQ
MSCI GERMANY BEWG39 NYSE Arca
MSCIHONGKONG BEWH39 NYSE
MSCI JAPAN BEWJ39 NYSE Arca
MSCI SPAIN BEWP39 NYSE Arca
MSCI TAIWAN BEWT39 NYSE
MSCI UK BEWU39 NYSE Arca
MSCI MEXICO BEWW39 NYSE Arca
MSCISOUTHKOR BEWY39 NYSE
MSCI BRAZIL BEWZ39 NASDAQ
MSCIEUROZONE BEZU39 NYSE
GOLD TRUST BIAU39 NYSE Arca
NASDAQ BIOTC BIBB39 NASDAQ
COREMSCIEAFE BIEF39 Cboe BZX
COREMSCI Emk BIEM39 NYSE Arca
COREMSCI EUR BIEU39 NYSE
GLOBAL INFRA BIGF39 NASDAQ GM
CORE MIDCAP BIJH39 NASDAQ
CORESMALLCAP BIJR39 NYSE
LATIN AMER40 BILF39 NYSE Arca
CORE SP TOTA BITO39 NYSE Arca
CORE SP 500 BIVB39 NYSE Arca
RUSSELL 2000 BIWM39 NYSE Arca
GLOBALHEALTH BIXJ39 NYSE Arca
GLOBAL TECH BIXN39 NYSE Arca
US FINANCIAL BIYF39 NYSE Arca
US TECHNOLOG BIYW39 NYSE Arca
MSCI INDIA BNDA39 NYSE
SILVER TRUST BSLV39 NYSE Arca
MSCI US MVOL BUSM39 Cboe BZX
EUROPE ETF BIEV39 NYSE Arca
SP500 VALUE BIVE39 NYSE Arca
SP500GROWTH BIVW39 NYSE Arca
MSCIMINVOL F BFAV39 CBOE
CURHEDGEMSCI BHEF39 CBOE
MSCIUSAMOM F BMTU39 CBOE
MSCIEMMRKMI BEMV39 CBOE
MSCIUSQUAL F BQUA39 CBOE
MSCIUSASIZF BSIZ39 NYSE Arca
USMEDICDEVIC BIHI39 NYSE Arca
MSCIEAFEGROW BEFG39 CBOE
MSCIUSVALUEF BVLU39 CBOE
USFINANCSERV BIYG39 NYSE Arca
MSCIEAFEVALU BEFV39 CBOE
RUSSEL1000GR BIWF39 NYSE Arca
COREDIVGROWT BGWH39 NYSE Arca
MSCIGLMIVOLF BCWV39 CBOE
CHINALARGECA BFXI39 NYSE Arca
MSCI CANADA BEWC39 NYSE Arca
MSCIAUSTRALI BEWA39 NYSE Arca
MSCI SWITZER BEWL39 NYSE Arca
MSCI FRANCE BEWQ39 NYSE Arca
CORE US REIT BUSR39 NYSE Arca
GLOBAL REIT BGRT39 NYSE Arca
ESGMSCIUSA L BSUS39 NASDAQ GM
EXPON TECHNL BXTC39 NASDAQ GM

Fonte: B3 - atualizado 16/09/2021

Como investir em BDRs de ETF?

Investir nesse tipo de ativo é bastante simples. Basta que você tenha uma conta em uma corretora de investimentos, ou crie uma conta caso ainda não tenha. No Brasil há tem dezenas de opções e cada uma delas tem características próprias - então, se você ainda não tem uma conta em corretora, o primeiro passo será estudar sobre elas e ver qual é a mais adequada para você.

Feito isso, você terá que avaliar as opções de BDRs disponíveis no mercado. É importante saber qual é seu perfil de investidor, se de mais ou menos risco e com base nisso, escolher o BDR mais adequado. É sempre interessante dar uma boa pesquisada na ação ou no ETF com base no qual aquele BDR foi criado. Nesse caso aqui, como estamos falando de BDRs de ETF, pesquise sobre o ETF por trás do BDR para saber se ele é bacana para o seu perfil de investidor.

Depois que você já conhece um pouco daquele ETF por trás do BDR, viu que você gosta desse tipo de ativo e tem o dinheiro em mãos pra começar a investir, pronto! É só adquirir o ativo e você passará a ser um investidor de ativos internacionais!

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado. Bons investimentos.