Se você está iniciando sua vida de investimentos e se deparou com os termos Bull Market e Bear Market no mercado financeiro, mas não sabe o que esses termos querem dizer ou talvez até já conhecia as expressões, mas não lembra exatamente o que elas significam ou as diferenças, você está no lugar certo

Conhecidas mundialmente, essas expressões têm a ver com o os movimentos de alta e baixa das ações na Bolsa de Valores, e traduzidas para o português significam "Mercado do Touro" e "Mercado do Urso", respectivamente. Elas são muito utilizadas nos Estados Unidos, mas como é bastante comum, foram exportadas para outros países também.

Mesmo não existindo uma origem para essas expressões, uma das explicações mais pertinentes é a de Richard S. Tedlow, autor do livro Miopia Corporativa, onde diz que as expressões refletem a forma como esses animais, o touro e o urso, atacam suas presas. Abaixo, saiba mais sobre elas.

O que é Bull Market?

Bull Market, ou mercado do touro, é o mercado de alta. Essa expressão é usada para se referir quando o mercado está em um momento bom e otimista. A expectativa do mercado é que os preços das ações subam para que os investidores tenham a possibilidade de lucros maiores em suas operações.

Outra expressão parecida é "bullish" (como um touro), que significa praticamente a mesma coisa: mercado em ascensão.

Segundo Tedlow, a origem do nome tem a ver com o ataque do touro, usando seus chifres de baixo para cima.

Como funciona o Bull Market?

Para explicar o funcionamento do Bull Market podemos usar o exemplo de oferta e procura. Quando o mercado está otimista, mais pessoas procuram por ações e isso faz com que o preço dessas ações subam, não é mesmo? A questão é saber quem identificou o Bull antes dele aparecer, comprou essas ações mais baratas e pode lucrar com a venda delas enquanto estavam em alta.

O que é Bear Market?

O Bear Market, ou mercado do urso, é quando o mercado está em baixa, ou seja, quando o preço das ações caem e os investidores estão pessimistas em relação ao mercado. Há também a expressão "bearish", que traduzido para o português significa "como um urso", e pode ser usado em um momento ruim da economia, onde a inflação está alta, o desemprego cresce ou algum segmento do mercado está em baixa, por exemplo.

Acredita-se que a expressão se dá devido a forma como o urso ataca sua presa, neste caso de cima para baixo.

Como funciona o Bear Market?

O mercado financeiro usa o termo Bear Market quando está em um momento pessimista. Neste caso, os investidores querem vender suas ações para evitar possíveis prejuízos, fazendo com que os preços delas caiam.

Aqueles investidores que optarem por comprar ações no momento de baixa, provavelmente precisam esperar bastante tempo para ver sua aplicação render, já que a queda dos preços pode durar muito tempo.

De acordo com o analista da Clear Corretora, Filipe Fradinho, a dica é comprar ações logo no fim do Bear Market. Ele ressalta que é melhor comprar uma ação quando os preços estiverem muito abaixo, mas que apresentem uma eventual melhora. Então, no momento em que começar a dar sinal de aumento, é hora de comprar.

Como se preparar para as altas e baixas do mercado?

Para Fradinho, a análise gráfica ajuda o investidor (ou trader), a se preparar para as diversas fases e movimentos do mercado.

Realizando uma leitura minuciosa de como está o comportamento dos preços das ações, é possível ver alguns padrões de candles, alterações de volume e outros estudos mostram o que pode vir pela frente.

O fato é que essas oscilações fazem parte e é preciso se acostumar a elas. É ruim ver o preço das ações caindo? Sempre é, sim. Mas olhando pelo lado positivo, tenha em mente que elas irão subir outra vez, mais cedo ou mais tarde e quem comprar as ações a preços baixos irá ganhar muito. Esse é o lado bom desses altos e baixos e só a experiência em investimentos vai te ajudar a saber quando é o melhor momento de comprar ou vender.