Ter um novo posicionamento estratégico de negócio frente ao processo evolutivo do setor imobiliário brasileiro. Esse é o objetivo da NEXPE. Ou melhor, da antiga Brasil Brokers Participações, que agora muda de nome.

A mudança foi anunciada na manhã dessa terça-feira, 29 de março, por meio de Fato Relevante. A empresa cuja ações são negociadas no segmento Novo Mercado da B3 com o código BBRK3, disse estar olhando para o futuro.

Nas redes sociais ela destacou ainda sua trajetória:

"Foram 15 anos integrando o Grupo Brasil Brokers até chegar aqui: o nascimento da Nexpe, a primeira plataforma tech de curadoria imobiliária do Brasil. [...] Mudamos nosso nome porque ampliamos a nossa atuação. Ampliamos a nossa atuação porque acreditamos nas pessoas e acreditamos num mercado em crescimento!", disse a companhia.

Entenda a NEXPE

De acordo com a informações divulgadas pela companhia, a NEXPE funcionará como uma holding detentora de seis marcas: Brasil Brokers, CrediMorar, Desenrola, Abyara, Bamberg e Convivera. Elas irão compartilhar uma plataforma tecnológica criada para desenvolver soluções dentro do mercado imobiliário.

Essa nova marca é fruto do trabalho de branding para manter a marca em sintonia com o processo evolutivo pelo qual o setor imobiliário brasileiro vem passando, mas sobretudo, ela foi criada com um propósito.

Ela voltará suas atenções para que o cliente tenha a melhor e mais completa experiência na jornada imobiliária, seja na compra, venda ou locação de um imóvel. E tudo o que for necessário para realizar essas operações se encontra à disposição pelo modelo digital e figital (físico + digital).

"Com avanço da tecnologia, das proptechs e do empoderamento do consumidor percebemos que o futuro do mercado é sobre experiências. A NEXPE acredita que a experiência de compra, venda ou locação de um imóvel junto a um cliente é única não do ponto de vista de ter apenas um único processo. Mas sim, de que os processos têm a capacidade de se moldar a cada tipo de cliente. Queremos que a próxima experiência do cliente seja com a gente e seja a melhor", explica Daniel Guerbatin, CEO da NEXPE.

Hoje, o grupo conta com mais de 3.000 corretores e mais de 2.000 parceiros em serviços financeiros e seu objetivo é conta com mais de 3.000 corretores e mais de 2.000 parceiros em serviços financeiros.

Para se ter uma ideia, em 2021 as empresas NEXPE completaram mais de 17.000 transações imobiliárias, o equivalente a aproximadamente R$ 7 bilhões/US$ 1,5 bilhão (quase R$ 20 milhões/US$ 4,2 milhões por dia).

Daniel Guerbatin, Andrea Rizzio, Guilherme Blumer. Créditos: Divulgação/Nexpe
Daniel Guerbatin, Andrea Rizzio, Guilherme Blumer. Créditos: Divulgação/Nexpe

- Você pode acessar o novo side da Nexpe, clicando aqui.

Foco em tecnologia e experiência do cliente

Hoje a equipe de tecnologia do grupo representa mais de 15% dos funcionários; em 2021, esse time registrou 34.000 horas desenvolvendo 1.255 funções para sistemas proprietários em 72 sprints (projetos). Soluções tecnológicas que hoje são parte do DNA do grupo.

O lançamento da NEXPE surge em um momento de mercado em que a experiência do cliente e a prestação de serviços são procuradas e muito mais valorizadas.

"A Brasil Brokers foi fundada em 2007 quando o mercado imobiliário era muito diferente de hoje. Nos últimos 18 meses, passamos por uma transformação para construir uma nova empresa com mais ênfase em tecnologia, e o lançamento da NEXPE é a realização desse esforço. Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência aos clientes e garantir maior rentabilidade aos negócios", destaca Guerbatin.

A NEXPE é apoiada por uma afiliada da Cerberus Capital Management, L.P. "(Cerberus"), uma investidora líder global em imóveis com mais de US$ 55 bilhões em ativos. Com uma equipe de especialistas técnicos e rede de consultores, a Cerberus traz amplo conhecimento tecnológico para suas plataformas de investimento e operação.

Agregar valor e impulsionar a excelência operacional

Atualmente 75% das transações da NEXPE são originadas por meio de canais digitais. As marcas digitais nativas, Credimorar e Desenrola, representam quase 80% da receita do grupo. "As seis marcas integram a missão e a visão da plataforma, mas têm a liberdade de agir de forma autônoma e independente no dia a dia", diz Guerbatin.

Além disso, a interação entre as seis marcas vai gerar sinergias por meio do compartilhamento de tecnologias. "Como cada empresa trabalha com dados, poderemos oferecer uma série de oportunidades valiosas com produtos e serviços complementares para completar a experiência do cliente", acrescentou Guerbatin.

Líder de mercado em crédito imobiliário multibanco no Brasil, a fintech CrediMorar já permitiu que 22.000 brasileiros se tornassem proprietários de imóveis e está pronta para continuar impulsionando esses números graças ao seu sistema proprietário Credintegrados. A empresa originou mais de R$ 10 bilhões (cerca de US$ 2.110 milhões) em empréstimos imobiliários até o momento.

A Desenrola, criada em 2019, é a plataforma digital do grupo para locação e venda de imóveis, e oferece aos clientes um modelo de intermediação que integra perfeitamente a experiência digital e a analógica. A operação da Brasil Brokers continuará com forte atuação no segmento de intermediação imobiliária, especialmente no Rio de Janeiro e Niterói.

"A NEXPE é fruto de uma visão de mercado em que a experiência do cliente é fundamental e as marcas não podem mais deixar isso nas mãos de terceiros. Com diversas marcas que oferecem uma gama completa de soluções ao mercado, a NEXPE garante dentro de casa a excelência na experiência do consumidor", afirma Guilherme Blumer, diretor de marketing e transformação digital da NEXPE.

Tecnologia aliada ao fator humano

Aliar tecnologia à experiência de mercado adquirida ao longo de mais de 15 anos de operação faz com que a NEXPE possa atuar de forma assertiva.

Além do investimento significativo na base tecnológica, a liderança da NEXPE prioriza o poder de escolha para que seus clientes tenham sempre uma experiência pessoal e única.

"Todos os nossos usuários podem falar com especialistas por telefone, visitar os imóveis de forma presencial ou assinar a documentação pessoalmente, se preferirem: é a escolha do nosso cliente. Continuaremos a desenvolver opções para aprimorar as transações digitais e físicas e as revisaremos e expandiremos continuamente para garantir a melhor experiência. É a mentalidade de respeitar nosso usuário, nosso cliente, para decidir como ele quer dialogar conosco. A tecnologia cria muita escala, mas deve ser um meio, não um fim. Nosso negócio será sempre guiado na experiência de humano para humano, pessoas conversando com pessoas", explica Blumer.

A NEXPE acredita em oferecer um serviço "Figital", em que o processo de compra/aluguel de um imóvel pode ser iniciado e concluído por meio digital, porém uma visita para conhecer o local, seu entorno e outros detalhes é feita na companhia de um corretor de confiança. "Queremos aproveitar os nossos anos de experiência e entendimento de mercado e combinar com uma tecnologia poderosa para beneficiar nossos clientes", diz Blumer.

"O objetivo é oferecer o melhor atendimento em todo o processo de compra ou aluguel de um imóvel. As empresas que vão liderar o setor são aquelas que entregam a melhor jornada para o cliente. Muitas vezes, entende-se que o resultado do negócio está na venda do produto, quando na verdade está no serviço prestado", conclui Blumer.

O que muda de nome o que não muda

A mudança da marca para NEXPE acontece apenas na holding, ficando a seu cargo a gestão das marcas conhecidas nas áreas de compra, venda e aluguel de imóveis, além de intermediação de crédito imobiliário, como Desenrola, Abyara, Convivera, Bamberg Imóveis Únicos, Brasil Brokers e Credimorar.

A operação de imóveis dos mercados primário e secundário no Rio de Janeiro não sofrerá nenhuma alteração e continuará se chamando Brasil Brokers. A marca possui um forte recall no mercado carioca quando se fala em compra e venda, sendo, inclusive, a maior imobiliária de imóveis prontos na capital carioca e na cidade de Niterói.

AGE vai votar mudanças

A alteração da denominação social e do nome fantasia da companhia, com a consequente alteração do Estatuto Social, será incluída na pauta da próxima Assembleia Geral Extraordinária, cuja convocação ainda será realizada.