As companhias Vale (VALE3) B3 (B3SA3) e Cury (CURY3) são as novidades da carteira de dividendos do BTG Pactual para este mês de outubro.

Os especialistas do banco de investimentos revisaram as carteiras recomendadas e fizeram essas mudanças após análise do cenário econômico e financeiro.

Atualmente, a carteira de dividendos do BTG Pactual é revisada de forma mensal e conta com dez ações de empresas da B3 que pagam dividendos (e/ou JCP) aos acionistas de forma satisfatória. Confira abaixo o portfólio de outubro.

BTG: Vale (VALE3), B3 (B3SA3) e Cury (CURY3) entram na carteira em outubro

A mineradora Vale, cujas ações VALE3 formam 15,3% do Ibovespa (IBOV) atualmente, é uma das mudanças na carteira em outubro.

"Em relação a Vale, respondendo por quase 15% do índice Ibovespa e com o mercado agressivamente vendido/com posições abaixo do índice, acreditamos que a tese está positivamente assimétrica, e esperamos que as incertezas recentes se dissipem daqui para frente", explicam.

Já as ações da B3 (B3SA3) possuem, segundo os especialistas, um valuation atraente em relação a pares globais e a seus múltiplos médios históricos.

Por fim, a construtora Cury (CURY3) está, na visão dos especialistas, muito bem posicionada para se beneficiar das recentes mudanças no programa Programa Casa Verde e Amarela do governo, já que a empresa está entregando altas margens e tem um forte pipeline de projetos a serem lançados no segundo semestre de 2023.

Para dar lugar às novatas, foram retiradas da carteira em outubro as ações da SLC Agrícola (SLCE3), Cosan (CSAN3) e Tim (TIMS3).

BTG Pactual recomenda ações para dividendos em outubro; veja as 10

Além das três mudanças na carteira de dividendos, outras sete ações de empresas da B3 seguem recomendadas pelo BTG Pactual em outubro, com destaque para bancos e companhias elétricas.

Privatizada há pouco, a Eletrobras (ELET3) segue recomendada em outubro como empresa pagadora de dividendos. O BTG Pactual prevê dividend yield de 12% em 2022 e de 18% em 2023, faixa de dois dígitos (junto com Vale e Banco do Brasil).

Além disso, no setor bancário, a carteira conta com Bradesco e Itaú, que pagam proventos mensais aos acionistas.

Veja abaixo as 10 ações:

Carteira ações Dividendos do BTG Pactual - outubro 2022
Empresa Ação na B3 Setor Dividend Yield (%) 2022
Bradesco BBDC4 Bancos 5,8%
Alupar ALUP11 Serviços básicos (energia) 6,3%
Eletrobras ELET3 Serviços básicos (energia) 12%
Vale VALE3 Metais & Mineração 11,8%
Sabesp SBSP3 Serviços básicos (Saneamento) 2,0%
Itaú Unibanco ITUB4 Bancos 3,9%
Cury CURY3 Construção Civil 8,6%
B3 B3SA3 Financeiro 4,2%
Minerva Foods BEEF3 Alimentos e Bebidas 7,2%
Banco do Brasil BBAS3 Bancos 10,2%
Fontes: BTG Pactual e Economática

- Acesse a íntegra da carteira recomendada de dividendos do BTG Pactual em outubro.

Desempenho da carteira de dividendos

A carteira de dividendos do BTG Pactual apresentou queda de 4,27% em setembro, contra -1,80% do índice de proventos IDIV, e performance de 0,5% do Ibovespa. Vale ressaltar que o foco principal do portfólio é o recebimento de proventos.

Desde o dia 8 de novembro de 2019, a carteira recomendada de dividendos acumula uma rentabilidade positiva de +27,31%, contra +13,29% do IDIV e +2,24% do IBOV.