O Banco BTG Pactual divulgou a carteira de ações recomendadas para investimento neste mês de setembro com a substituição da Totvs (TOTS3) pela Duratex (DTEX3) e com altas expectativas para o setor de telecomunicações. O portfólio conta com dez papéis que apresentam boas oportunidades no olhar da equipe de especialistas do banco.

Mensalmente, o BTG Pactual atualiza sua carteira com as dez promissoras ações do mercado financeiro para investimento. Veja abaixo quais são as recomendadas para o mês de setembro pelo banco.

Duratex (DTEX3) estreia na carteira

Mesmo com o bom desempenho da Totvs, empresa de software, optou-se pela sua saída da carteira para dar lugar à Duratex (DTEX3) que atua nas áres de madeira e revestimento cerâmico; e é uma das maiores fabricantes de louças e metais sanitários do hemisfério sul por meio da marca Deca.

Segundo o BTG Pactual, a Duratex deve se beneficiar no próximo trimestre e ao longo prazo, do bom desempenho do setor de construção de novas residências, de pequenas construções e das reformas em geral.

Depois de sofrer um prejuízo de R$ 23,5 milhões no segundo trimestre do ano, a empresa intensificou seu poder de produção em meio à pandemia, inclusive chegando à capacidade total em algumas linhas produtivas, o que pode valorizar o Ebitda de 2020 frente ao ano passado.

"À medida que a empresa aumenta a exposição a negócios de maior margem e menor capital investido (reduzindo exposição aos painéis de madeira), o ROE potencial de longo prazo aumenta, deixando espaço para o re-rating (valorização dos múltiplos) continuar", explicou o BTG Pactual.

Oportunidades no setor de telecomunicações

A carteira do BTG Pactual de setembro está exposta ao mercado de telecomunicações pelas companhias Tim (TIMP3) e Oi (OIBR3) que ocupam 10% e 5% da carteira respectivamente. "Um grande mês para as empresas de telecomunicação", disse o banco em seu relatório. A expectativa é de que a assembleia geral de credores da Oi ocorra em setembro, o que facilitará a venda de algumas operações da companhia e que pode elevar o papel. Já a aposta na Tim basea-se na possibilidade da aquisição da Oi Mobile.

"As operadoras de telecomunicações em geral devem superar outros setores em tempos com menos visibilidade, dado seu modelo de negócios resiliente e forte geração de fluxo de caixa", explicou o BTG Pactual.

As 10 boas ações para investir em setembro

Além dos títulos já citados, o portfólio está exposto aos grandes exportadores pelas ações da mineradora Vale (VALE3) e da comerciante de carne bovina JBS (JBSS3) que ocupam 10% da carteira cada. Permanecem indicadas para investimento neste mês de setembro as ações da Petrobras, CCR, Lojas Americanas, Cyrela e da bolsa de valores de São Paulo, a B3. Veja abaixo a lista das top 10 do BTG para setembro:

Fonte: BTG Pactual e Economatica.
Fonte: BTG Pactual e Economatica