A Cencosud, quarta maior varejista alimentar do Brasil, protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de oferta pública inicial de ações; IPO na sigla em inglês, que é o procedimento necessário para levar uma empresa à Bolsa de Valores.

Com isso, a lista de IPO previstos para 2021 cresce mais uma vez. Só no início deste mês de setembro, mais quatro empresas solicitaram aval da CVM até a edição desta matéria, além da Cencosud, sendo elas: BMRV Partcipações, JFL Holding, Datora e Captalys.

Cencosud prepara IPO com distribuição primária

Segundo o documento enviado à CVM, uma minuta do prospecto preliminar, a Cencosud está preparando um IPO de distribuição primária de ações ordinárias, apenas, sem oferta secundária. Desta forma, todos os recursos captados na operação serão destinados aos cofres da empresa.

A Cencosud firmará com a B3 um contrato para listagem no segmento Novo Mercado, que exige das empresas um alto nível de governança corporativa.

Ainda não foram anunciadas informações mais detalhada sobre o IPO, pois a operação está em fase inicial. Então, os dados, como o potencial financeiro, devem ser divugados em breve por meio do prospecto preliminar.

Foram contratados como coordenadores do IPO da Cencosud as instituições financeiras Itaú BBA que é o coordenador-líder, Bank of America como agente estabilizador, JP Morgan, Bradesco BBI e o Santander.

Cencosud quer expansão após IPO

Pelo documento protocolado junto à CVM, a Cencosud disse que pretende usar a metade dos recursos levantados no IPO para investir em fusões e aquisições de empresas.

Uma outra fatia de 35% do dinheiro captado no IPO deverá ser usada para abrir novas lojas, bem como para reforma das unidades físicas já inauguradas.

Por fim, para competir com as grandes varejistas em atuação no país, a Cencosud projeta usar 15% dos recursos do IPO para impulsionar o e-commerce e a plataforma de CRM e logística da companhia.

Resumo dos planos da Cencosud para depois do IPO:

  • Potenciais operações de fusões e aquisições (50% dos recursos levantados no IPO);
  • Abertura de novas lojas e reforma de lojas já existentes (35%);
  • Investimentos para alavancar o e-commerce e a plataforma de CRM e logística (15%).

Um pouco sobre a Cencosud

Com 10 anos de operação no Brasil, a Cencosud Brasil Comercial é uma varejista que opera por meio de uma rede de 339 lojas físicas espalhadas por oito estados do país e também por vendas em canais digitais em aplicativos próprios e de terceiros. A empresa domina as regiões regiões nordeste, sudeste e centro-oeste, sendo que só na Bahia são 109 unidades instaladas.

Segundo dados da ABRAS 2021, que considera as companhias Assaí e Grupo Pão de Açúcar (GPA) dentro do mesmo grupo empresarial, a Cencosud é hoje a quarta maior varejista do Brasil em termos de vendas.

A Cencosud é uma empresa do Grupo Cencosud, que atua no varejo de cinco países da América Latina, sendo Chile, Argentina, Colômbia e Peru, além do Brasil. Em 2020, o Grupo registrou US$ 14 bilhões em vendas.

No Brasil, a Cencosud é dona de sete marcas que operam nos segmentos de Atacado e Varejo, este que inclui hipermercados, supermercados e serviços complementares, como farmácias, postos de combustíveis, delicatessen, eletroshow e uma loja de conveniência chamada SPID35.

Cencosud possui 304 lojas de varejo que geram 84% da receita líquida da companhia.
Cencosud possui 304 lojas de varejo que geram 84% da receita líquida da companhia.
A Cencosud mantém um escritório em Shangai para relacionamento com chineses.
A Cencosud mantém um escritório em Shanghai para facilitar relacionamento com fornecedores chineses, principalmente para produtos de vestuário, bazar e eletro para venda na América Latina.

"Nossas operações têm como foco a venda de bens de consumo e itens de primeira necessidade tanto para consumidores finais quanto para revenda", disse a Cencosud pelo documento do IPO. "Para complementar as nossas atividades varejistas principais, maximizamos o potencial da nossa plataforma omnicanal através dos nossos canais digitais e da gestão de relacionamento com o cliente por meio de um sistema integrado (CRM), que identifica o cliente e a partir daí permite verificar histórico de compras, preferências de consumo, para que seja possível aumentar a fidelização e prover descontos exclusivos, entre outras coisas", explica a empresa.

Últimos resultados

Por meio de parceria com o Banco Bradescard, a Cencosud também presta serviço financeiro com um cartão de crédito que possui 283 mil usuários ativos.

Entre 2019 e 2020, a receita líquida da Cencosud saltou de R$ 7,8 bi para R$ 8,4 bilhões. No mesmo intervalo, a empresa registrou um lucro bruto de R$ 1,6 bi e R$ 1,9 bilhão respectivamente.

No primeiro semestre de 2021, a Cencosud teve uma receita líquida de R$ 4,024 bilhões com lucro bruto de R$ 877,5 milhões. A empresa não possui dívidas. Veja abaixo os resultados divulgados.

Fontes: CVM/Cencosud.
Fontes: CVM/Cencosud.

- Veja na íntegra a minuta do prospecto preliminar do IPO da Cencosud.