A Compass Gás e Energia, controlada pela Cosan, anunciou que em 4 de agosto deste ano recebeu aprovação da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, para a listagem e admissão de ações ordinárias da companhia no segmento básico.

Segundo o documento, com o deferimento da listagem, a Compass receberá uma ação do tipo ordinária sob o código PASS3 que começará a valer a partir de 12 de agosto de 2021, próxima quinta-feira.

Ações não serão negociadas na B3

A Compass destaca no documento enviado ao mercado em 9 de agosto que essa listagem da empresa na B3 não configura início de negociações dos papéis no mercado financeiro.

Para que uma empresa tenha ações sendo listadas e negociadas na Bolsa de Valores, a B3 no caso do Brasil, é necessária a realização de uma operação chamada oferta pública inicial de ações (Initial Public Offering - IPO), que é quando a empresa pode negociar seus papéis no mercado pela primeira vez.

Acontece que a Compass até tinha um pedido de IPO registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a responsável por regular a operação no Brasil, mas a empresa cancelou a operação em 2020, devido a condições de mercado desfavoráveis.

Segundo o documento assinado pelo Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Rafael Bergman, a listagem da PASS3 na B3 vai acontecer porque é uma operação necessária para uma futura entrada de novos investidores na Compass.

"A Companhia esclarece que, atualmente, a Cosan S.A. é sua única acionista, razão pela qual, nesse momento, não serão negociadas quaisquer ações e a listagem foi realizada para cumprimento de condição precedente a entrada do novo investidor, como anunciado pela Companhia no Fato Relevante de 31 de maio de 2021. Por fim, a Compass reitera que esse processo não faz parte de qualquer oferta pública de distribuição de ações de emissão da Companhia", disse a Compass pelo documento divulgado em 9 de agosto.

- Veja na íntegra o documento sobre a listagem da Compass na B3.

Compass recebe aporte de R$ 810 milhões

Em 31 de maio a Compass anunciou que firmou um Acordo de Investimento com um conjunto de novos acionistas, sendo: Atmos Ilíquidos 1 Fundo de Investimento em Ações, Atmos Master Fundo de Investimento em Ações, Manzat Inversiones Auu S.A. e Ricardo Ernesto Correa da Silva.

O Acordo de Investimento prevê que os novos investidores façam um aporte de R$ 810 milhões na Compass, via aumento de capital com compra de novas ações do tipo preferencial, sendo uma fatia de 4,68% da empresa.

O investimento precisa do cumprimento de condições necessárias para esse tipo de operação, "incluindo a listagem da Compass como emissor na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão e a admissão à negociação das ações preferenciais, a serem emitidas exclusivamente para essa Transação", explica o documento divulgado em 31 de maio.

Um pouco sobre a Compass (PASS3) e Cosan (CSAN3)

Fundada em 2014, a Compass é uma empresa do Grupo Cosan que opera no mercado de gás natural e energia no Brasil, por meio de quatro segmentos de negócios:

  • Distribuição de gás natural: por meio da maior companhia de gás encanado do Brasil em volume, a Comgás;
  • Infraestrutura e originação de gás: atuando no mercado de gás e pré-sal, bem como na exportação de gás natural liquefeito;
  • Comercialização de gás;
  • Geração térmica a gás e trading de energia elétrica.

Por sua vez, a controladora Cosan é um Grupo listado na B3 com a ação CSAN3, dona de referências do mercado, sendo a Raízen (RAIZ4) - que, inclusive, realizou IPO e foi listada na B3 em 5 de agosto -; a Compass (PASS3), a empresa de lubrificantes Moove e a operadora de logística Rumo (RAIL3) que está listada na B3 desde 2015 no segmento de altos padrões de governança corporativa, o Novo Mercado.