Os bancos digitais realmente vieram pra ficar e já fazem parte da vida de boa parte dos brasileiros. Só pra ter uma ideia, segundo um levantamento feito pela plataforma Transfeera recentemente os pagamentos feitos por meio dos 5 maiores bancos do Brasil cairam de 100% para 53,7% nos últimos 4 anos, mostrando que eles vêm perdendo lugar para os digitais. Além disso, os cartões de crédito de bancos digitais já são os mais usados por 45,6% dos consumidores, segundo uma pesquisa realizada pelo C6 Bank e pelo Ipec.

E entre as várias opções que estão surgindo no Brasil está o Will Bank. Ele surgiu em meados de 2017 e recentemente vêm ganhando destaque, pois em setembro, em uma ação de marketing, o banco anunciou que faria um sorteio entre os clientes que tivessem Will no nome e para pagar um boleto de até R$ 100 do vencedor.

A promoção também valia para pessoas que não tivessem Will (como Will, Willma, Willson, William, Willmara, Willda), mas que estivessem dispostos a fazer a mudança do nome no perfil nas redes sociais (por exemplo, Willrina, Willcos, Willlipe, Willsé, etc). Segundo eles, a expectativa é que as redes sociais fossem inundadas por Wills.

E nessa quinta-feira, 7 de outubro, ele ganhou mais uma vez destaque depois que o Nubank fez um post em sua conta no Twitter com um coração roxo + um coração amarelo, deixando intrigados os seguidores. Muitos apostaram que o roxinho estaria comprando o Will Bank. Veja o tuite abaixo.

Posteriormente, o Nubank anunciou que o coração amarelo fazia uma referência à parceria fechada com o rapper, empresário, escritor e apresentador Emicida.

Mas o que queremos aqui, é falar sobre o Will Bank, trazer um pouco mais dessa nvíssima opção de banco digital. Vamos lá?

O Will Bank

O Will Bank foi criado em 2017 pelo Grupo Avista, uma empresa que atua há mais de 15 anos no setor financeiro, mas foi em meados de 2020 que ele começou a ganhar mais visibilidade. Seu intuito é o de oferecer mais abrangência e democracia na oferta de serviços. Por isso, ele oferece aos clientes os seguintes produtos:

  • Conta digital sem tarifas;
  • Cartão de débito e crédito sem anuidade;
  • Cartão digital gratuito.

No vídeo abaixo o próprio Will Bank se apresenta e fala um pouco mais sobre suas propostas:

Desde seu surgimento a fintech já registrou mais de 11 milhões de pedidos de cartões de crédito e débito. No total, foram emitidos mais de 1,6 milhão.

Inicialmente, de cordo com o próprio banco digital, seu objetivo era atingir pequenos comerciantes em cidades de até 100 mil habitantes. Seu foco inicial também foi na região Nordeste.

App em fase de testes

No momento, o aplicativo da conta do banco digital está na etapa beta. Por isso, o Will Bank está à procura de pessoas para testar as funções. Os usuários poderão conferir as funções do Will Bank por meio do cadastro no aplicativo da empresa. Após o cadastro, basta esperar pela análise.

Créditos: Reprodução/Will Bank
Créditos: Reprodução/Will Bank

Cartão de crédito Will Bank

Como dito acima, um dos produtos oferecidos pelo Will Bank é o cartão de créditos. Vamos saber um pouco mais sobre ele?

Com abrangência internacional, ele possui a tecnologia de pagamento por aproximação, conhecida como contactless e é emitido na bandeira Mastercard, por isso cartão da fintech possibilita a participação no programa de pontos Mastercard Surpreenda.

Além disso, o cartão é múltiplo, com a oferta da função débito e crédito sem cobrar qualquer anuidade e o cliente também conta ainda com a opção de um cartão virtual. Para sacar valores, é possível utilizar os caixas eletrônicos da rede Banco24horas.

Ainda segundo o banco, também é possível realizar trasnferências PIX e TEDs gratuitos para outros bancos, pagar boletos e, em breve, investir na conta digital da empresa.

Como abrir uma conta no Will Bank?

O processo de abertura de conta é bastante simples. Acessando o site do Will Bank é possível iniciar o processo clicando em qualquer um dos botões "faça parte!". O cliente, então, será redirecionado a uma página de cadastro.

Chegando lá, basta preencher os dados (nome completo, email, telefone e CPF) para solicitar o cartão. Depois disso o próprio banco entrará em contato com o cliente.

Will Bank é confiável?

Sim. Por fazer parte de uma empresa que possui uma históriano mercado financeiro, que já ofereceu outros tipos de cartão, como o pag!, pode-se ter o Will Bank como um banco digital confiável.

Mas, assim como a maior parte dos outros bancos digitais e também tradicionais, é possível encontrar reclamações sobre ele na internet. Acessando o Reclame Aqui, por exemplo, percebe-se que já houve problemas com o cancelamento do cartão, com tentivas de compras, entre outros.

Além disso, esse é um banco digital relativamente novo, que ainda está se desenvolvendo e apromorando seu sistema, seu aplicativo, suas ferramentas, funcionalidades e serviços. É preciso ter isso em mente.

Então sempre vale ficar de olho. Se você se interessou pelo Will Bank ou pelo serviço de qualquer fintech ou banco digital, é bom estudar sobre ele, verificar os comentários positivos e negativos e colocar tudo em uma balança sempre.