O aplicativo de idiomas Duolingo deseja ser listado na bolsa de valores norte-americana Nasdaq e para isso protocolou um pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Caso a operação vá até o final, a empresa será negociada com a ação DUOL.

Atualmente avaliado em US$ 2,4 bilhões, o Duolingo foi fundado por Luis von Ahn - professor da Carnegie Mellon University e criador de vários projetos, como o código de segurança Captcha - e Severin Hacker, formado em Ciências da Computação e doutor pela mesma universidade.

Em fase inicial, o Duolingo divulgou a minuta do prospecto do IPO e informações gerais sobre a oferta - além de ter dado o primeiro passo para a abertura do capital que é o protocolo junto à Comissão de Valores Mobiliários (a SEC, no caso dos Estados Unidos).

Outros dados, como faixa indicativa e quantidade de ações a serem negociadas serão informadas no futuro. Segundo o documento divulgado, a financeira Goldman Sachs e o banco de investimentos Allen & Company são os coordenadores do IPO.

Sobre o Duolingo

Fundado em 2011, o Duolingo é uma plataforma (aplicativo e site) para ensino de idiomas. Há dois mecanismos: o "plano gratuito" onde o usuário usa todo o serviço, precisando apenas de assistir a anúncios, e o "plano plus" que cobra uma mansalidade de baixo custo, em troca da retirada dos anúncios e o benefício de acessar as lições offline.

Entre os acionistas do Duolingo estão a empresa investidora General Atlantic, e as companhias de capital de risco CapitalG - fundo da Alphabet (Google) - e a Union Square. Segundo o documento do IPO, o Duolingo registrou uma receita de US$ 55,4 milhões no primeiro trimestre deste ano.

"O Duolingo é a plataforma de ensino de idiomas gratuita e com base científica que naturalmente se tornou a forma mais popular de aprender idiomas on-line", disse a empresa em seu site. Já são mais de 300 milhões de usuários cadastrados e uma média de 7 bilhões de exercícios concluídos por mês. Ao todo, há uma lista com 38 idiomas, como inglês, espanhol, francês e alemão.

Tais exercícios talvez sejam o diferencial do Duolingo, tratando-se de uma forma dinâmica de aprender um idioma, são pequenas atividades que o usuário executa enquanto estuda a nova língua. "Mas o Duolingo não é só um jogo. Ele é baseado em uma metodologia cientificamente comprovada que promove retenção em longo prazo, com um currículo alinhado a um padrão internacional", explica a empresa.

Reprodução: Duolingo/Poupar Dinheiro.
Lição do Duolingo. - Reprodução: Duolingo/Poupar Dinheiro.