Chegam à Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta segunda-feira, 7 de junho, as cotas do Fundo SAFRAETFIBOV. Lançado pelo Banco Safra, o novo fundo é destinado a investidores em geral e é negociado pelo código SAET11 no âmbito da renda variável.

Sendo a entrada do Safra no mundo dos fundos de índices (ETF's), o SAFRAETFIBOV (SAET11) possui rentabilidade atrelada ao Ibovespa, buscando então replicar o desempenho das ações das companhias mais fortes no mercado financeiro brasileiro, como Ambev, Petrobras, Magazine Luiza, grandes bancos, dentre outras. Assim, o fundo também recebe o nome de Safra Ibovespa Fundo de Índice.

"O ETF Ibovespa Safra replica o Índice Bovespa e é destinado àqueles que buscam exposição às principais ações do mercado brasileiro em um só produto", disse o banco.

Fundado há mais de um século, o Safra é uma conceituada instituição financeira, tendo atualmente um valor de R$ 233 bilhões em ativos sob gestão e um patrimônio líquido de R$ 11,8 bilhões, segundo os números divulgados pelo banco.

Fundo SAET11: o que é e como funciona

O ETF SAET11 é um fundo de investimento lançado pelo Banco Safra nesta segunda-feira, 7 de junho, na B3 com o próposito de replicar o desempenho do Índice Bovespa (IBOV) - que apresentou níveis históricos recentemente, vale destacar.

Desta forma, já que o IBOV reflete as variações das maiores ações negociadas na bolsa de valores brasileira (cerca de 80% do volume negociado), o Fundo SAET11 tem rentabilidade atrelada ao desempenho de tais ações, sendo uma alternativa interessante a quem procura diversificar a carteira de renda variável.

Segundo as informações divulgadas, o ETF do SAFRA também possui como vantagem uma alta liquidez, visto que dá para negociar as cotas do fundo como se fosse uma ação. Aliás, ao investir em SAET11, é possível acessar o mercado de capitais brasileiro por meio de um único ativo.

Tendo o Morgan Stanley como formador de mercado, o ETF SAET11 tem uma taxa de administração de 0,25% ao ano.

Como investir no ETF SAET11 do Safra?

O Fundo de Investimento (ETF) SAET11 do Banco Safra já está sendo negociado na B3. Desta forma, para investir no fundo é necessário ter conta aberta em alguma corretora brasileira, onde existe a plataforma necessária para a negociação (compra e venda) das cotas.