Recentemente falamos aqui no Poupar Dinheiro sobre o anúncio dos dois primeiros ETFs de criptomoedas do Brasil. Nessa semana, um deles, o Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice (HASH11) divulgou o seu cronograma e anunciou que a estreia na B3 será já no dia 22 de abril.

A previsão era mesmo de estrear ainda no primeiro semestre do ano. De acordo com o cronograma divulgado, na última terça-feira, dia 6, teve início a divulgação do material publicitário. Nesse dia também foi oficialmente ao ar o site do ETF.

Outra informação divulgada é que os interessados terão até o dia 16 de abril, próxima sexta-feira, para fazer pedidos de reserva de cotas. A data de liquidação financeira da primeira emissão está prevista para a segunda-feira seguinte, ou seja, dia 19.

A Taxa de Administração do HASH11 será de 0,3% ao ano e o valor necessário para a emissão de uma cota na primeira emissão é de R$ 50,00 (incluindo os custos de distribuição). Os pedidos de subscrição poderão ser feitos em volume mínimo de uma cota.

Sobre o HASH11

A HASH11 é gerida pela Hashdex, uma gestora de investimentos registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e que tem Fundos de Investimento em criptomoedas no Brasil já há algum tempo. O ETF está ligado ao NCI (Nasdaq Crypto Index), índice criado por uma parceria da Nasdaq com a Hashdex.

O ETF dará ao investidor exposição a seis criptomoedas, sendo as seguintes:

- Bitcoin com peso de 79,68%
- Ethereum com peso de 16,93%
- Litecoin com peso de 1,24%
- Chainlink com peso de 1,00%
- Bitcoin Cash com peso de 0,64%
- Stellar com peso de 0,50%

O Itaú e o BTG Pactual e o Genial Investimentos já anunciaram que o ETF estará disponível para seus clientes assim que for lançado.

Exposição mais simples

Para aqueles que desejam investir em criptomoedas como o Bitcoin, a exposição agora pode ficar mais simples, porque atualmente as únicas opções são comprar diretamente os ativos nas corretoras especializadas ou via fundos.

Informações divulgadas no site explicam algumas das vantagens do ETF. Créditos: Reprodução/Hashdex
Informações divulgadas no site explicam algumas das vantagens do ETF. Créditos: Reprodução/Hashdex

Além disso, com um ETF, há uma sensação maior de segurança em função dos índices que norteiam o funcionamento dele. Além disso, um ETF é sempre uma boa opção para pessoas que estão começando a investir e que ainda não entendem muito bem do assunto.