Iniciou nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a fase 4 do Open Banking - o sistema aberto do Banco Central (BC), que possibilita o compartilhamento de dados dos clientes, com diferentes instituições financeiras. O calendário de implementação com os novos serviços irão até março de 2022.

Nesta nova etapa, o sistema possibilitará que as instituições financeiras façam o compartilhamento de informações sobre os produtos de investimentos, previdência complementar, seguros, câmbio e outros serviços ofertados no mercado. Por enquanto, as informações são as características, as condições e os preços dos produtos e serviços. Sendo assim, os dados dos clientes ainda não serão compartilhados.

O Banco Central avalia que a inovação possibilita a criação de novos empreendimentos e elevação da competitividade. A oferta e a contratação de produtos financeiros serão mais integrados, personalizados e acessíveis, de acordo com a autoridade monetária. "Sempre com o consumidor no centro das decisões", afirmou.

Open Insurance e Open Finance

Em suma, o começo da fase 4 do Open Banking também demarca a estreia do Open Insurance no Brasil - sistema vinculado à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). O projeto tem um funcionamento parecido ao liderado pelo BC, entretanto, ele contempla os dados de seguros e previdência privada.

A intenção é ter um mercado de seguros aberto, a partir da troca de informações entre todos os participantes do segmento. A implantação será feita por etapas e a conclusão deve ocorrer ao longo do próximo ano, trazendo diversos benefícios aos clientes.

Através do funcionamento simultâneo desses dois projetos, há a estreia do Open Finance no Brasil. Em suma, se trata de um sistema mais completo e integrado, que reúne os dados de produtos bancários tradicionais (contas, crédito etc) e informações de seguros e previdência privada, podendo incluir detalhes de outras categorias de produtos no futuro.

Implementação no Brasil

Em suma, o Banco Central disse que o Open Banking no Brasil está sendo implementado de forma muito rápida. O BC diz inclusive, que o sistema já "se tornou referência mundial". O sistema foi premiado na 4th Annual Global Open Finance Awards 2021, realizado pela Fdat Global.

No Reino Unido, por exemplo, há 4 milhões de consumidores ativos, segundo o BC. "Foram necessários cerca de 2 anos para atingir esse marco de 1 milhão de consentimentos ativos".