Numa semana em que diversos IPOs que estavam previstos foram cancelados, a GetNinjas mudou um pouco essa história conseguiu garantir seu código no pregão da B3 nessa quinta-feira, dia 13. Com o ticker NINJ3, as negociações das ações iniciam na segunda-feira, 17 de maio, no segmento do Novo Mercado.

Para que isso acontecesse, no entanto, a empresa precisou concordar com uma redução de 20% no preço de seus papeis, que ficaram em R$ 20 cada. O valor esperado inicialmente era de R$ 24,90 a R$ 33,50.

Superado isso, no entanto, plataforma digital de serviços conseguiu arracadar R$ 550 milhões de acordo com informações divulgadas no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O valor é menor do que o esperado também, mas ainda assim é a quantia mais alta que o caixa da GetNinjas já viu, já que antes do IPO a empresa havia captado cerca de R$ 80 milhões em dez anos. E detalhe: metade disso foi numa operação pré-IPO para custear o preparo e iniciativas de expansão que estavam planejadas.

IPO teve três âncoras

Uma parte do sucesso desse IPO se deve ao apoio de três empresas que juntas fizeram uma oferta de R$ 175 milhões à GetNinjas. São as gestoras Verde, Miles Capital e Indie Capital.

Tanto a Verde quanto a Miles Capital entrarão com R$ 70 milhões cada uma, enquanto a Indie Capital aportará R$ 35 milhões. Em troca, elas receberão opções de compra de ações da GetNinjas. Serão outorgados 3.514.055 de opções de compra pelos acionistas vendedores para os âncoras. O prazo para exercer essas opções será de 2 anos a partir da próxima terça-feira, dia 18 de maio.

Como será usado esse valor?

Desses R$ 550 milhões alcançados, mais de 60% - cerca de R$ 330 milhões - deve ir para o caixa da companhia e será utilizado para gerar liquidez aos aos negócios sendo destinado ao marketing.

A GetNinjas que já é muito utilizada por profissionais brasileiros para a oferta de serviços, pretende ser um potencializador desses trabalhadores, e para isso, o marketing é fundamental, inclusive fora do ambiente digital. Com o tempo novos profissionais se cadastrarão na plataforma também.

Sobre a GetNinjas

Fundada em 2011 por Eduardo L’Hotellier, a companhia é uma plataforma digital que conecta profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, de diferentes áreas, a potenciais clientes.

No ano passado, a GetNinjas tinha 2,1 milhões de profissionais cadastrados e recebeu mais de 4 milhões de solicitações de serviços, o dobro do que em 2018 e 2019. Em 2020, a plataforma movimentou quase R$ 1 bilhão em serviços e gerou uma receita líquida ligeiramente inferior a R$ 50 milhões.