Há um novo fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) na área. Trata-se do HTEK11, um ETF com o objetivo de seguir o desempenho do índice norte-americano Morningstar US Exponential Technologies Healthcare, que é composto por 50 ações de empresas de tecnologia ligadas à saúde.

O HTEK11, que recebeu o nome "IT NOW HCARE", foi lançado pela Itaú Asset Management, a gestora do Itaú Unibanco (ITUB4), e as cotas do ETF começaram a ser negociadas na bolsa de valores brasileira (B3) na quarta-feira de 9 de junho deste ano.

Segundo a Morningstar, gestora do índice, o ETF do Itáu marca a entrada do indicador na América Latina como base de rentabilidade de um fundo, sendo o primeiro ativo brasileiro a usá-lo como referência desta forma.

"O objetivo do Fundo será alcançado principalmente por meio do investimento nas ações que compõem o Índice que são negociadas nas bolsas internacionais", consta no regulamento do HTEK11. Atualmente, o índide norte-americano é composto por 50 empresas, incluindo a Pfizer, Johnson & Johnson e General Electric.

Um pouco sobre o ETF HTEK11

O Fundo de Índice (ETF) HTEK11 tem rentabilidade essencialmente atrelada às variações do Índice Morningstar US Exponential Technologies Healthcare que é gerido pela empresa Morningstar, sendo composto por companhias de tecnologias atreladas à saúde, principalmente nas áreas de Bioinformática, Medicina e Neurociência, todas escolhidas pelos especialistas da própria Morningstar.

Segundo o Itaú, é possível investir no ETF HTEK11 com aportes menores do que R$ 100, sendo que será cobrada uma taxa de administração de 0,50% ao ano mais a incidência de 15% de imposto de renda sobre o ganho de capital. Entre as vantagens do ETF está a possibilidade de expor a carteira de investimentos a ativos atralados às áreas de saúde e tecnologia, que estiveram em alta nos últimos tempos.

"A tecnologia é essencial para o desenvolvimento da área da saúde, agindo como um catalisador. Ela influencia desde o processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) até mesmo ao processo de atendimento de pacientes. Inovações no setor da saúde não são apenas promissoras para pacientes mas também geram oportunidades para investidores. Nos últimos anos, vimos inovações como a telemedicina, mapeamento do genoma, tratamento preventivos, desenvolvimento de novas drogas, entre vários outros avanços. O HTEK11 te dá acesso a esse movimento", disse o Itaú na central de cobertura do ETF.

Dentre as 50 empresas que formam o índice, a que maior tem peso é a multinacional de saúde Tenet Healthcare Corp, que tem participação de 3% e está listada na bolsa norte-americana Nyse com a ação THC.

- Veja todas as ações que formam a rentabilidade do ETF.