A Lojas Renner (LREN3) anunciou que seu Conselho de Administração aprovou em 20 de janeiro o Programa de Recompra que prevê aquisição de até 18 milhões de ações da companhia, o que representa a 1,82% do total de papéis em circulação no mercado atualmente, negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

As operações do programa serão feitas na B3 durante um intervalo de 18 meses, de 20 de janeiro até 15 de julho de 2023, tendo uma série de objetivos.

Segundo o documento divulgado, a Lojas Renner pretende que o Programa de Recompra seja uma forma adicional de distribuir a geração de caixa da companhia aos acionistas, em adição ao pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio.

Além disso, a Lojas Renner realizará a operação com os objetivos de "buscar promover a criação de valor para os acionistas, que pode vir através de uma estrutura de capital adequada combinada com o crescimento dos resultados e proventos por ação; bem como de complementar a quantidade de ações necessárias a continuidade do Plano de Ações Restritas, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de 23.09.2015 e alterado pela AGE de 21.10.2020", consta no documento.

- Confira o anúncio do programa de recompra de ações da Lojas Renner na íntegra.

A recompra de ações é a operação em que uma empresa da bolsa de valores compra parte de suas ações para colocá-las em tesouraria ou até mesmo para cancelá-las. Na primeira opção, os papéis ficam guardados para posterior venda; já na última opção a quantidade de acionistas da empresa, consequentemente, diminui, o que permite uma maior remuneração por papel.

Lojas Renner elege CFO/DRI e anuncia política para Conselho

Além do programa de recompra de ações, a Lojas Renner anunciou em 20 de janeiro que seu Conselho de Administração elegeu um executivo para o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores (CFO/DRI) da companhia: Daniel Martins dos Santos, administrador de empresas com mais de 20 anos de experiência em finanças na Unilever.

Seguindo com as novidades anunciadas na semana passada, a Lojas Renner anunciou ainda no mesmo dia a Política de Indicação e de Remuneração dos Administradores, que traz os critérios para composição e remuneração dos membros do Conselho de Administração e de seus Comitês e da Diretoria Estatutária da companhia.

"A Política de Indicação e de Remuneração dos Administradores da Lojas Renner S.A. é um instrumento de tomada de decisão da alta administração que visa, em relação à indicação, garantir a composição do Conselho de Administração, seus Comitês e Diretoria Estatutária de forma adequada e alinhada as melhores práticas de governança, e, em relação a remuneração, definir a estratégia buscando alinhamento as melhores práticas de mercado", consta na Política.

- Veja na íntegra Política de Indicação e de Remuneração dos Administradores da Lojas Renner.