A fila de IPO em análise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) só faz crescer em 2021. Em 17 de agosto foi a vez da empresa Lupo protocolar um pedido de registro de oferta pública inicial (IPO) na CVM. Quando autorizada e concluída, a operação permitirá que a Lupo, dona da famosa marca de meias e outras peças de roupas, abra capital no país e tenha ações sendo negociadas na bolsa de valores brasileira (B3).

Um dia antes, em 16 de agosto, a holding de energia Comerc também solicitou autorização para abrir capital e fazer IPO no Brasil, bem como fizeram a Environmental ESG (controlada da Ambipar) e a provedora de internet Vero no dia 18 deste mês.

Com a conclusão do IPO, a Lupo começará a ser negociada no segmento Novo Mercado da B3 e o mercado financeiro ganhará uma empresa de varejo especializada em roupas.

IPO da Lupo terá ofertas primária e secundária

A Lupo anunciou seu IPO em 17 de agosto e, segundo o documento enviado à CVM, uma minuta do prospecto preliminar, a oferta contará com distribuições primária e secundária de ações, do tipo ordinária (ON).

Como regra, o IPO funciona da seguinte maneira: enquanto a distribuição (venda de ações) primária traz aos cofres da empresa os recursos captados, a oferta secundária permite que um conjunto de acionistas da empresa realizem a venda de uma fatia e assim são eles quem recebem o dinheiro.

Desta forma, parte do valor arrecadado no IPO da Lupo irá para o caixa da empresa e outra parte será destinada a alguns acionistas. Ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre a oferta, como o potencial volume, a quantidade de ações, a faixa de preço, bem como o período de reserva, dentre outras. A divulgação do prospecto ocorrerá conforme o andamento do pedido na CVM e as decisões da empresa.

Segundo o documento já divulgado, a Lupo possui atualmente um capital social de R$ 628,156 milhões que está dividido em 200.000.000 de ações ordinárias. Mais de 12,3% da companhia está sob o controle da NL Participações.

Foram contratados como coordenadores do IPO da Lupo as instituições Itaú BBA que é o coordenador-líder, XP Investimentos, Bank of America e BTG Pactual.

Lupo irá fazer aquisições e investir em tecnologia e distribuição

Apesar de não ser possível ainda ter noções de quanto a Lupo pode levantar com o IPO, a empresa disse pelo documento enviado à CVM que pretende destinar os recursos líquidos captados na oferta para os seguintes projetos:

  • Crescimento orgânico por meio de investimentos em tecnologia e distribuição;
  • Crescimento inorgânico por meio de aquisições de negócios.

Pelo documento divulgado, além de demonstrar o desejo em adquirir novas empresas, a Lupo disse que já traçou um planejamento para levar a marca para quase 270 cidades do país por meio de abertura de novas lojas.

"Acreditamos que nossa história centenária, junto com nossa experiência em lojas físicas e nossa abrangência nacional, pode contribuir para a abertura de lojas em novos centros comerciais em localizações estratégicas de maneira eficiente. Com o aumento do reconhecimento e o fortalecimento da nossa marca em todas as regiões do Brasil, visualizamos oportunidades de expansão regional em nosso modelo de negócio de franquias, tendo em vista que já possuímos franqueados em diversas regiões do Brasil, que consideramos embaixadores da cultura Lupo capazes de inaugurar e operar novas lojas", disse a empresa.

Um pouco sobre a Lupo

Com mais de cem anos de operação, a Lupo é uma fabricante e vendedora de um diverso portfólio de produtos a nível nacional, que inclui meias, artigos esportivos, underwear, meias-calças, lingeries, pijamas, blusas dentre outros.

Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a Lupo é a única empresa têxtil que possui marca de Alto Renome.

Além da própria marca Lupo, presente em meias, cuecas, calcinhas - e máscaras de proteção contra covid-19, vale citar -, a companhia é dona de mais três marcas, sendo: Lupo Sport, Scala e Trifil.

Fonte: minuta do prospecto preliminar do IPO/CVM.
Fonte: minuta do prospecto preliminar do IPO/CVM.

Dentre as atividades da Lupo estão as fábricas dos produtos, uma loja própria do grupo mais uma imensa rede de franqueados espalhados por todos os estados do Brasil. Além disso, a companhia também opera um e-commerce, exporta produtos para 23 países e mantém uma linha de negócios chamada private label que inclui fabricação de peças para outras marcas, como Nike e Adidas.

"Em 30 de junho de 2021, estávamos presentes em todos os 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal, por meio de uma base de 481 franquias, 1 loja própria detida pelo grupo Lupo, mais de 39.000 pontos de vendas e 202 lojas dentro do varejo multimarcas, presença em grandes lojas de departamento e uma plataforma de e-commerce gerida por empresa afiliada à Companhia, com alcance nacional, o que possibilita um crescimento robusto e sustentável", disse a Lupo pelo documento enviado à CVM.