O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é o primeiro registro público de uma empresa, sendo o número necessário para os processos de abertura, pagamentos de impostos e todos os tipos de contrato que a empresa precisa. Depois da adesão do CNPJ, pode-se dizer que a empresa está legalizada. Agora ela poderá emitir notas fiscais, participar de concorrências públicas e receber benefícios que os governos oferecem aos negócios.

O que é o CNPJ e para que serve

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número registrado pela Receita Federal no ato da abertura da empresa, no qual serve para identificar que tipo de negócio é e para qual atividade que irá exercer.

Para haver organização na gestão pública sobre a atuação do setor privado das empresas no Brasil, é necessário ter conhecimento da existência das empresas, assim como os dados e o tipo de negócio que a empresa irá atuar e quem são os responsáveis por ela.

A Receita Federal diz que o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é um banco de dados no qual tem seu gerenciamento cuidado pela mesma, onde as informações cadastrais de pessoas jurídicas tem seu armazenamento em seus sistemas.

Como emitir o CNPJ?

Para uma empresa ter o número de CNPJ, é necessário realizar o processo de abertura da empresa junto à Receita Federal, pois o cadastro é mantido por este órgão.

Depois de realizar todos os trâmites necessários para a abertura de sua empresa, a pessoa jurídica estará com todas as obrigações cumpridas.

Por que o CNPJ é importante?

O CNPJ define você como pessoa jurídica. Com o número do Cadastro Nacional, você está assegurado de que a relação com os órgãos reguladores é legal. Mesmo com todas as atividades em dia, serão necessários procedimentos mensais, como o pagamento de impostos, para manter sua empresa.

O CNPJ também pode ser considerado indispensável para outras pessoas serem clientes de alguma empresa, pois a partir do CNPJ que serão definidas as relações do cliente com a empresa. Você pode consultar a situação do CNPJ de determinado fornecedor para avaliar a situação da empresa, assim poderá saber se há competência e qualidade no negócio.

Quem precisa ter um CNPJ?

Para todas as empresas que queiram estar legalizadas no país, é necessário ter um CNPJ. É com ele que o governo determina que existe uma pessoa jurídica, podendo emitir notas fiscais, abertura de conta em bancos, compras com fornecedores atacadistas, entre outros benefícios.

Os profissionais liberais podem atuar sem CNPJ, porém não são considerados como pessoa jurídica, e sim como pessoa física. Para aqueles profissionais formados em alguma área, esse tipo de atuação é válida, pois eles têm registro no seu conselho e podem atuar diretamente no atendimento aos seus clientes. Sendo eles: médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, entre muitos outros profissionais capacitados e considerados liberais.

No entanto, ser um profissional liberal não impede de abrir uma empresa caso queira prestar seus serviços, podendo ser ainda mais vantajoso, pois obtendo o CNPJ, sua atuação passa a ser uma pessoa jurídica e não pessoa física.