Em breve, o Nubank também estará oficialmente presente como institiuição financeira na Colômbia. Esse foi o anúncio feito na manhã dessa quarta-feira, 10 de agosto, pelo banco digital. Segundo o comunicado, a Nu Holding recebeu a aprovação da Superintendência Financeira da Colômbia (SFC) daquele país.

Segundo o Nubank, isso permitirá que a Nu Colômbia possa oferecer contas de depósito no futuro, entre outros produtos financeiros. "Este marco reforça a visão de longo prazo e o compromisso do Nu na Colômbia e permitirá expandir seu portfólio de produtos de crédito, pagamentos e investimentos no país", destacou o banco em nota. O Nubank já possui escritório no país desde 2020.

O nome oficial do banco na Colômbia será Nu Colômbia Compañía de Financiamiento S.A. Essa é a primeira das duas licenças que a Nu Colômbia deve obter no país para oferecer opções de investimento em seu portfólio de produtos. A segunda licença (Licença de Operação ou Licencia de Funcionamiento) será solicitada nos próximos meses.

Nubank em expansão

O pedido para receber essa autorização da SFC foi feito ainda em meados de julho, segundo informações divulgadas pela Suno. E informações oficiais do Nubank apontam que hoje existe mais de 1 milhão de pessoas na lista de espera do Nubank para obter o cartão do banco.

Para realizar essa expansão, o Nubank recebeu um aporte de US$ 650 milhões de quatro bancos: Morgan Stanley, Citi, Goldman Sachs e HSBC. Segundo informações divulgadas em abril desse ano, os recursos vêm de uma linha de crédito de três anos em moeda local. Esses quatro bancos são instituições subscritoras do IPO do Nubank que ocorreu em dezembro de 2021, quando a empresa captou aproximadamente US$ 2,8 bilhões.

Atualmente o Nubank possui operações no Brasil, onde foi fundado, e no México. A Colômbia é o terceiro país a receber investimentos. Inclusive, esse valor também será utilizado para expandir os negócios já existentes no México.

"Estamos redobrando nosso compromisso no México e na Colômbia para continuar crescendo e gerando impacto local positivo por meio da inclusão financeira de milhões de latino-americanos", disse o CEO do Nubank, David Vélez, em abril. Vélez, aliás, é colombiano.

- Veja na íntegra a nota divulgada pelo Nubank.