O Nubank anunciou mais uma novidade nessa quinta-feira, 18 de agosto, dessa vez para os clientes que também investem pelo aplicativo do banco digital. Foi criada uma área de favoritos para os investimentos em renda variável.

Esse era um pedido de muitos clientes desde o início da integração entre o Nubank e a Easynvest, que hoje é NuInvest. Porque enquanto o Nubank manteve um aplicativo de banco e outro aplicativo destinado aos investimentos, outros bancos oferecem já, há algum tempo, todas as funcionalidades em um único app.

Mas agora, essa integração está cada vez maior e a nova funcionalidade deve facilitar a vida de quem investe em ações, BDRs, fundos de índice (ETFs) e fundos imobiliários (FIIs), ou seja, diversos ativos negociados na bolsa de valores.

Quer saber como funciona os favoritos de investimentos? Veja abaixo.

O que é a área de favoritos para investimentos?

A área de favoritos é uma ferramenta que permitirá ao cliente Nubank agrupar os investimentos feitos em renda variável e mantê-los em uma área separada dentro do aplicativo, mas de fácil acesso. A principal funcionalidade será acompanhar o desempenho desses investimentos e fazer comparações.

Além disso, será possível criar mais de uma lista de favoritos, dar nome para elas como personalização, organizar e reordenar os ativos dentro das listas do jeito que o usuário preferir.

Como encontrar a área de favoritos no app do Nubank?

O cliente precisa ativar a área de favoritos. Depois que isso for feito a opção "Minha listas" vai aparecer no topo da tela sempre que for acessada a área de investimentos do app do Nubank.

O passo a passo para ativar a ferramenta é o seguinte:

  • Entre no app do Nu e vá até a aba "Investimentos";
  • Encontre a opção "Bolsa de Valores" e toque em "Ver opções";
  • Você pode favoritar os investimentos de duas maneiras: acessando diretamente os produtos disponíveis na lista do app ou dentro de cada lista que você criou, pesquisando os ativos no campo de busca pelo seu código ou pelo nome;
  • Ao escolher um ativo preferido, toque no coração para adicioná-lo à sua lista;
  • Escolha uma ou mais listas, ou crie uma nova com nome e ícone;
  • Toque em "Salvar" ou "Criar lista" se for uma nova;
  • Depois disso, vai aparecer uma mensagem de confirmação;
  • Pronto! Seu ativo preferido já vai aparecer na sua lista de favoritos.

Se você quiser remover um ativo da lista ou excluir uma lista inteira, toque em "Minhas Listas" e siga as orientações.

Quais os investimentos de renda variável disponíveis no app do Nubank?

Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. São, portanto, ações, ETFs, fundos imobiliários, entre outros.

Pelo aplicativo da NuInvest, todos os tipos de ativos de renda variável estão disponíveis, mas pelo app do Nubank, apenas alguns deles. Veja quais são abaixo:

Ações brasileiras

Empresas nacionais de capital aberto que oferecem suas ações para serem negociadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Ações globais (BDRs)

BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados de ativos - no caso, de ações de empresas estrangeiras. Eles pertencem a empresas que atuam em todo o mundo, estão listadas em bolsas estrangeiras e oferecem os certificados de suas ações estrangeiras na B3, então, a compra é feita em reais.

Fundos de Índice (ETFs)

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund. É um fundo de investimento negociado em Bolsa que tem como referência algum índice como o BOVA 11, por exemplo.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Os fundos imobiliários aplicam dinheiro em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos financeiros que investem em imóveis. Quem compra cotas de um FII passa a ter pedacinhos desse investimento em imóveis ou ativos imobiliários e pode receber uma parte dos rendimentos.

Vale lembrar porém, que antes de investir na bolsa é importante que o investidor conheça seu perfil. Assim ele saberá quais são os tipos de ativos mais indicados pra ele de acordo com seus objetivos e metas financeiras e também de acordo com o que ele consegue lidar ou não (mais ou menos oscilações, por exemplo.