Provavelmente você já ouviu falar de alguns termos relacionados aos investimentos como: rendimento diário, ou rentabilidade diária, ou até mesmo que as ações rendem por dia útil. Mas no final, tudo significa a mesma coisa.

Todos eles são investimentos que têm o mesmo mecanismo de rendimento. Mas isso não quer dizer que eles rendem a mesma quantia. Se ainda assim não ficou bem claro, veja abaixo o que é rendimento diário e o que o seu dinheiro tem a ver com tudo isso.

O que é rendimento diário?

Rendimento diário ou rentabilidade diária é o valor corrigido diariamente do seu investimento. Com isso, todos os dias seus valores estão rendendo um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do tipo de investimento que foi feito.

Porém, essa correção é feita apenas nos dias úteis. O único mercado que funciona todos os dias do mês, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados é o de criptomoedas.

Quais tipos de investimentos têm rendimento diário?

São vários os tipos de investimentos que trabalham com rendimento diário, os principais deles são:

  • CDBs de liquidez diária: CDB (Certificados de Depósito Bancário) é um investimento de renda fixa, podendo resgatar os valores diários ou no vencimento. Aqueles com liquidez diária têm rendimento diário;
  • RDBs: os RDBs (Recibos de Depósito Bancário) também têm rendimento diário, porém, nem todos podem ser resgatados antes do vencimento;
  • Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado: mesmo que os tesouros tenham fama de terem rendimento diário, na verdade, eles têm uma variação diária de preço, fazendo com que o rendimento diário oscile tanto pra cima como para baixo;
  • LCA e LCI: as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e as LCIs (Letras de Crédito Imobiliários) também têm rendimento diário, mas seus resgates só podem ser feitos no vencimento.

      Rendimento diário e liquidez diária são as mesmas coisas?

      Na verdade, ambos os conceitos são diferentes, mas estão bastante ligados. Liquidez é a capacidade de um ativo render em dinheiro na sua conta. Todo ativo que tem liquidez diária sempre precisa ter rendimento diário. Caso contrário, não é verdadeiro, já que nem todo o investimento com rendimento diário tem liquidez diária.

      Os LCIs e as LCAs são bons exemplos, pois são corrigidos todos os dias, mas não têm liquidez diária. Portanto, você só consegue resgatar esses valores na data específica (data do vencimento).

      Não confunda rendimento diário com ganhos diários

      Essa dúvida é comum, mas apesar do nome o rendimento diário não garante ganhos diários. Isso porque nessa dinâmica de rendimentos, existe uma variação de preços, podendo ser positiva ou negativa.

      Por exemplo: os investimentos são como os produtos do supermercado, como todos eles, cada um tem seu preço no qual é o valor que você paga, chamado de investimento mínimo ou investimento inicial.

      A cada dia o preço desse produto varia. Isso também ocorre com os ativos financeiros. No caso dos investimentos com rendimento diário, essa variação de preços acontecem todos os dias, na qual é chamada de marcação a mercado.

      Portanto, os ativos com rendimento diário rendem para cima ou para baixo, diariamente, durante os dias úteis.

      Qual investimento tem rendimento e ganhos diários?

      Os CDBs de liquidez diária e RDBs têm rendimento diário sempre para cima. Isso significa que você ganha um pouquinho todos os dias. Na prática, o rendimento diário é a proporção diária da rentabilidade anual que foi contratada.

      Porém, em investimentos com marcação a mercado, o método é um pouco diferente, como no caso dos títulos públicos do Tesouro Direto. A rentabilidade desses títulos pode ser prefixada e pode acompanhar a taxa Selic ou a inflação. Eles oscilam de tempos em tempos, fazendo com que a rentabilidade diária seja alterada. Além do mais, o preço desses títulos muda diariamente, o que afeta sua rentabilidade. Caso você venda esses títulos antes do vencimento, o preço pode ser menor do que foi pago, isso por conta da sua variação.

      Rendimento Nubank: fim do CDI diário

      No mês de julho, o Nubank anunciou uma grande novidade que foi o fim do CDI diário. Porém, junto à isso, o banco digital lançou duas novas ferramentas: a Caixinha Nubank e a função Guardar Dinheiro com a intenção de seus clientes se organizarem melhor.

      Com isso, os valores de rendimento automático do Nubank sofreram alterações. Todos os novos valores que permanecerem mais de 30 dias na conta irão render 100% do CDI de forma automática, todos os dias úteis. No 31º, o cliente recebe o rendimento retroativo em sua conta, sem a necessidade de resgate. A partir desse momento, os valores passam a render todos os dias úteis do mês.

      A maior vantagem disso é que não haverá mais descontos de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), tributo que incide sobre os rendimentos das aplicações de resgates realizados antes dos 30 dias da aplicação.