O Payout (ou também conhecido como Payout Ratio), é um indicador bastante importante no mundo financeiro, e que pode ser interpretado como uma taxa de pagamento. Isso ocorre porque o Payout representa o percentual de lucro pago para os acionistas de uma empresa, por meio de dividendos.

Sendo assim, o Payout é o termo utilizado para definir o retorno recebido por um determinado investimento. Com isso, ele é um indicador muito importante para calcular outros indicadores do mercado financeiro.

Outro objetivo dele é entender o tempo que um valor investido por um acionista leva para ter retorno. Dessa forma, o Payout indica quando um investimento será considerado lucrativo.

Abaixo, vamos entender melhor o que este indicador significa e como é feito seus cálculos.

Para que serve o Payout ?

O Payout serve como uma forma de averiguar o nível de maturidade de uma empresa, tornando sua observação muito mais relevante. Isso acontece quando uma empresa está em fase de crescimento e desenvolvendo novos projetos, dando prioridade para reinvestir seus lucros em vez da distribuição de dividendos.

Porém, para as empresas e organizações mais consolidadas e com mais tempo de mercado, são detentoras de métricas elevadas de rentabilidade, distribuindo mais dividendos,já que seu crescimento não será afetado por isso.

Como calcular o Payout?

O Payout informa qual o valor do capital que uma organização está retornando para os seus acionistas, comparando com o que está reservado para reinvestir, aumentar o caixa ou pagar dívidas da empresa em questão.

Seu cálculo é feito através da divisão dos dividendos totais pelo lucro líquido total. Veja na fórmula a seguir:

  • Dividendos Totais/Lucro Líquido = Payout

Exemplos de Payout Ratio

Suponha-se que no período de um ano, após uma organização descontar os impostos, os custos, as taxas, entre outros valores, teve um lucro líquido de R$ 100.000,00, ela decide que, do valor total de seu lucro, ela irá distribuir por meio de dividendos R$ 50.000,00 aos seus acionistas.

Com essas informações, é possível calcular o resultado do número de payout da empresa. Veja o cálculo a seguir:

  • Dividendos do período / Lucro líquido total do período = %
  • Payout: 50.000 / 100.000 = 0.50

Assim, a resposta é que o payout da empresa do exemplo foi de 50% naquele período.

Lembrando que é a própria empresa que escolhe a porcentagem que será distribuída aos acionistas. Quando essa informação não constar no estatuto da companhia, ela será obrigada por lei a oferecer um mínimo de 25% do seu lucro líquido total aos seus investidores.

Limitações do Payout

Mesmo sendo muito importante estar atento ao Payout de uma empresa, também é necessário conhecer quais são as limitações deste indicador. Isso ocorre porque, organizações com um Payout muito elevado, muitas vezes são consideradas ótimas opções para investimentos. Mas é bom ficar atento que isso não significa que investir nesta empresa é um bom negócio de fato.

Algumas vezes, quando uma empresa paga níveis muito elevados de payout aos seus acionistas, pode estar se endividando para alcançar seus resultados. Nesse caso, um investimento a longo prazo nesta empresa acaba sendo bastante negativo.

Do contrário, quando uma empresa tem uma porcentagem inferior de Payout não significa que seja um mau investimento, por exemplo, já que uma porcentagem baixa de dividendos distribuídos pode significar que a empresa esteja usando uma boa parte de seu capital para fazer novos investimentos, o que a longo prazo podem estar trazendo ótimos resultados para seus investidores.