Nas próximas semanas terá início mais um calendário de divulgação de resultados trimestrais, dessa vez relacionado ao segundo trimestre de 2022 (2T22), o que compreende os meses de abril, maio e junho desse ano.

E as informações de algumas empresas com ações na bolsa são sempre muito esperadas. Uma delas é a Vale (VALE3). Por ser uma das maiores empresas do Brasil e da bolsa de valores, dona de uma das ações mais negociadas, os dados dela tem um poder grande de impacto no mercado financeiro.

Por isso, saber quando essas empresas vão divulgar resultados é importante até mesmo pra quem não investe nela, já que um desempenho negativo em uma empresa como essa, que tem um peso enorme em índices como o Ibovespa - o principal da bolsa - pode impactar no preço de outras ações.

Então, quer saber mais sobre a divulgação de resultados da Vale? Confira abaixo.

O que são os resultados trimestrais?

A temporada de resultados é o período em que as empresas listadas na Bolsa de Valores, que é a B3 no caso do Brasil, devem divulgar ao mercado todos os desempenhos registrados nos últimos três meses, por isso o nome "resultados trimestrais".

Em cada temporada, as empresas anunciam por meio de relatórios e balanços dinâmicos diversos dados financeiros, operacionais e econômicos para que os investidores e analistas possam acompanhar o empreendimento. Além disso, os resultados trimestrais também são uma medida de transparência no mercado de capitais.

Além disso, a temporada do 2T22 costuma ser especialmente esperada, já que também serão apresentados os dados do primeiro semestre do ano (1S22 ou 6M22), ou seja, os desempenhos acumulados, além das comparações com o 1T22 e com o 1S21.

Sempre auditados, os resultados trimestrais possuem datas agendadas para divulgação estabelecidas por cada empresa, esta que precisa estar constantemente atualizando seu calendário corporativo junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O período de divulgação do 2T22 começa em julho e deve encerrar em agosto.

Quando a Vale divulga resultados?

Segundo o calendário de eventos da Vale, disponibilizado em seu site de relações com os investidores, o relatório com as informações do 2T22 será divulgado no dia 28 de julho, uma quinta-feira, após o fechamento do mercado.

Na sexta-feira, dia 29, a companhia vai realizar sua teleconferência de divulgação de resultados, a fim de comentar o relatório apresentado na noite anterior e tirar dúvidas de investidores, falando sobre o período e perspectivas futuras.

Antes disso, porém, no dia 19 de julho, a Vale vai divulgar sua prévia de produção e vendas do 2T22. Esse documento também será publicado após o fechamento do mercado.

Como acessar o relatório de resultados?

Tem interesse em dar uma olhada no relatório da Vale quando ele for divulgado. Então saiba que há duas principais formas de acessar o documento. Uma delas é entrando no site de relações com investidores, acessa a aba "Investidores" e em seguida a seção "Informações para o mercado", onde você vai encontrar a opção "Resultados Trimestrais".

Outra forma de acessar o documento é se cadastrando no mailling da companhia, pois dessa forma, você vai receber o relatório de resultados diretamente no seu e-mail. Para isso, ainda na aba "Investidores", acesse a seção "Contato" e preencha seu nome e e-mail. Selecione também o idioma em que deseja receber os documentos da companhia.

Sobre a Vale (VALE3)

Nascida em 1º de junho de 1942 como a estatal Companhia Vale do Rio Doce, a Vale é hoje uma empresa privada que figura entre as maiores mineradoras globais. Suas operações estão em 20 países e além da mineração, ela também atua em logística - com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração -, em energia e em siderurgia.

Nesse cenário, a Vale é hoje a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel. Ela é também a maior produtora de manganês no Brasil, respondendo a cerca de 70% do mercado nacional. Para isso, ela conta com cerca de 120 mil empregados próprios e terceirizados em todo o mundo.

Abaixo, confira o vídeo institucional divulgado pela empresa e saiba mais sobre ela:

Vídeo incorporado do YouTube