O Telegram anunciou nos últimos dias a possibilidade de comprar e vender nomes de usuário (@) usados no aplicativo de mensagens, concorrente do WhatsApp.

Com isso, nomes curtos e personalizados do Telegram podem agora ser negociados entre contas pessoais, grupos e canais públicos por meio de leilão online.

A plataforma permite compra e venda de nomes de usuário. Por exemplo, se o usuário busca um nome simples e mais reconhecível, como @igor, @lara, e @club, mas ele já se encontra ativo por outra pessoa, é possível encontrar o nick no novo leilão do Telegram. Veja abaixo como funciona e onde consultar a plataforma de negociação.

"Pela primeira vez na história da mídia social, as pessoas têm propriedade total de seus nomes de usuário. Os usuários de longa data do Telegram que usam nomes de usuário curtos que registraram no início agora podem se beneficiar do crescimento da plataforma vendendo seus nomes de usuário em leilões justos, transparentes e totalmente descentralizados", disse o Telegram em comunicado.

Os desenvolvedores do Telegram, um aplicativo de mensagens totalmente gratuito e sem anúncios, entraram em outros projetos nos últimos anos, principalmente em busca de receita para a empresa. Em 2018, foi anunciado o início de criação de uma rede descentralizada baseada em blockchain, a mesma rede na qual o bitcoin opera.

Trata-se da Telegram Open Network (TON), uma tecnologia de rede de computadores descentralizada baseada em blockchain, lançada inicialmente por desenvolvedores do Telegram

Entretanto, após conflitos com a Comissão de Valores dos Estados Unidos (SEC), o Telegram saiu do projeto, em 2020.

Agora, uma parceria parece ter sido assinada entre o app de mensagens e os chefes da TON, visto que é exatamente nessa rede em que os nomes de usuários do Telegram podem ser negociados.

Telegram anuncia negociação de nomes de usuário

O Telegram permite que usuários do app de mensagens coloquem seus nomes de usuário à venda em uma plataforma online de leilões chamada Fragment.

O Fragment está agora integrado aos nomes de usuário do Telegram, dando a capacidade de converter nomes de usuário existentes no app de mensagens em itens colecionáveis, ativos digitais exclusivos e permanentemente registrados na blockchain pública TON.

Além disso, os usuários podem ainda negociar esses nomes de usuário colecionáveis ​​com segurança e rapidamente. Veja abaixo o comunicado feito pela TON no Twitter:

"O Telegram agora permite que todos os seus usuários coloquem seus nomes de usuário à venda na plataforma de leilões http://Fragment.com . Para começar, você precisa converter itens não colecionáveis regulares em colecionáveis $TON e abrir seu leilão."

Vale mencionar que recentemente a internet analisou um dos homens mais ricos do mundo, agora o dono do Twitter, Elon Musk, anunciar uma grande mudança envolvendo o nome de usuários da rede social. Na verdade, o dono da Tesla anunciou que está planejando cobrar uma taxa dos internautas que desejam ter o perfil verificado no app do passarinho azul, o que até então não tinha custos.

Telegram falou sobre o lançamento da negociação de nomes de usuário - Créditos: Reprodução
Telegram falou sobre o lançamento da negociação de nomes de usuário - Créditos: Reprodução

Como comprar e vender nomes de usuário no Telegram

Em resumo, para negociar nomes de usuários do Telegram, é preciso abrir uma carteira digital TON (chamada Tonkeeper), em app disponível para celulares, e fazer um cadastro na plataforma de leilão Fragment.

Para comprar nomes de usuários do Telegram, que se apresentam como itens colecionáveis, primeiro é preciso comprar as moedas digitais TON e armazená-las na carteira digital. Depois, basta acessar o Fragment e vincular a carteira de fundos e navegar pelos leilões disponíveis.

Já para vender nome de usuário do Telegram, o usuário deve se cadastrar e acessar a plataforma Fragment e depois colocar o nick em leilão na rede. Os menus são intuitivos e será preciso definir um lance inicial.

Tanto na venda quanto na compra de nomes de usuário do Telegram, a moeda digital (criptomoeda) a ser usada é a TON.

Quando o leilão terminar, o usuário receberá todos os rendimentos recolhidos pela venda do nome de usuário. Haverá cobrança de taxas .

Segundo o Fragmente, os rendimentos serão automaticamente transferidos para a carteira que estava conectada ao Fragment quando o leilão foi iniciado.

Já quando alguém entra em um leilão, mas tem sua proposta ultrapassada por outra pessoa, receberá as criptomoedas de volta.

"Mais detalhes sobre como usar seus colecionáveis ​​no Telegram estarão disponíveis em breve. Os nomes de usuário comprados podem não estar imediatamente disponíveis no Telegram - eles serão suportados em clientes oficiais à medida que novas atualizações forem lançadas nos próximos dias", explica o Fragment em seu blog - leia na íntegra.

Leilões de nomes de usuário do Telegram já estão disponíveis

Ao acessar a plataforma Fragment, é possível consultar os leilões em andamento neste momento. O mais badalado é a venda do nome de perfil @notícias no Telegram.

Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução