O Nubank terá, muito em breve, sua própria moeda digital. Isso não é necessarimente uma novidade, porque já circulava a informação que ela estava em processo de desenvolvimento. No entanto, o banco digital começou a divulgar os primeiros detalhes sobre ela nessa semana e anunciou que os clientes Nubank vão recebê-la de graça.

Ela vai se chamar Nucoin e a expectativa é de que seja liberada a todos até 2023. A iniciativa de criá-la vem também com o objetivo de turbinar o Nubank Cripto, uma plataforma de negociação de criptomoedas lançada na metade de 2022, dentro do app do Nubank.

Abaixo saiba mais sobre a criptomoeda.

O que é o Nucoin?

O Nucoin é a moeda digital própria do Nubank. Segundo o banco, ela será a base para a criação de um programa de recompensas. Ou seja, os clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens.

É por isso que todos os clientes Nubank terão a oportunidade de recebê-la num primeiro momento. Mas o banco também afirma que, no futuro, a ideia é que os Nucoins sejam comercializados no mercado de criptomoedas, como acontece com o bitcoin, por exemplo.

O Nucoin é uma criptomoeda?

No mundo das criptomoedas, as definições de quatro termos podem gerar uma pequena confusão, por serem muito parecidas e por não serem um consenso: moedas digitais, criptomoedas, criptoativos e tokens.

  • Moedas digitais se parecem com moedas tradicionais, mas são usadas apenas num ambiente virtual, principalmente em jogos digitais. Assim como uma moeda no mundo real, as moedas digitais são colecionáveis e têm valor. Por isso, elas servem também como meio de pagamento no ambiente virtual;
  • Criptomoedas são moedas digitais mantidas e criadas em uma grande rede de computadores com várias plataformas, aplicativos e usuários conectados a ela - ao contrário de moedas digitais que existem apenas dentro de aplicações específicas, como jogos. Diferentemente do real ou do dólar, as criptomoedas não são impressas e só existem no mundo online, mas assim como qualquer moeda, elas podem ser usadas em diversas transações digitais, como compras e transferências. O termo cripto se refere a criptografia, uma forma de proteger e autenticar informação na rede. No caso das criptomoedas, algoritmos criptográficos garantem que apenas o dono de uma moeda possa gastá-la, e apenas uma vez;
  • Criptoativos e tokens são parecidos. Na prática, eles representam no mundo digital itens do mundo real, como mercadorias, contratos ou direitos, como ingressos para eventos, passagens aéreas, ações e até obras de arte únicas -como as NFTs.

      Então, resumindo, o Nucoin é um token, porque ele dará direito a vantagens aos clientes que tiverem esse ativo na carteira. Porém, ele também pode ser chamado de criptomoeda, porque cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumido e não tem data de validade. Ou seja, eles apenas são trocados em transações.

      Comunidade do Nucoin

      Por enquanto a Nucoin ainda está sendo desenvolvida e testada, mas o banco quer a colaboração dos clientes para construi-la. Por isso, a novidade da semana é a criação de uma comunidade que será formada por interessados na criptomoeda e que terão a oportunidade de opinar sobre ela.

      Essa comunidade será criada dentro da NuCommunity e será formada por 2 mil membros que serão selecionados para participar. A seleção dos convidados vai acontecer entre os meses de outubro e novembro.

      A escolha desses membros será feita entre aqueles que são mais engajados da NuCommunity e que mais usam os produtos e serviços do Nubank. Esses convidados participarão ativamente da co-criação do Nucoin, em uma discussão sem intermediários.

      A ideia é que esses debates e feedbacks ocorram a exemplo do que acontece na web3, justamente para explorar, ao máximo, a descentralização da criação da moeda digital do Nubank.