O Nubank acaba de lançar um novo programa de recompensas. Ele está sendo chamado de Nunos e terá como objetivo incentivar os clientes a concentrarem sua vida financeira no Nubank e a ter uma relação mais saudável com seu dinheiro, por meio de missões e recompensas.

Diante desse anúncio que foi feito na manhã dessa terça-feira, 23 de agosto, muitos estão se perguntando se esse pode ser considerado o retorno do antigo Nubank Rewards, um programa encerrado em 2021 após o lançamento do Nubank Ultravioleta, cartão da linha black que, de certa forma, continha benefícios que substituiriam o Rewards.

A resposta para essa pergunta, desde já, é: mais ou menos. Entenda abaixo.

Como funciona o Nunos?

O Nunos foi pensado para todos os clientes que já usam o Nubank no seu dia a dia e, também, para aqueles que querem ter uma relação ainda mais próxima com o roxinho. A ideia é que o cliente passe por diferentes missões e realize algumas ações ligadas aos seus hábitos financeiros, como pagamento de contas, uso do Pix, compras feitas na função crédito ou débito, etc.

O objetivo é permitir que as pessoas se aproximem de seus objetivos pessoais, com incentivos para economizar, aprender sobre finanças e investimentos, e por aí vai. Além de reconhecer os clientes que escolhem usar os produtos do Nubank como parceiro da vida financeira.

Ao completar as missões, os clientes recebem recompensas, não só como forma de reconhecimento, mas também como uma maneira de encorajar a progredir em direção aos objetivos pessoais, segundo destacou o banco. E aí vale tudo, desde alugar uma casa, viajar, comprar um imóvel ou resolver uma pendência importante, por exemplo.

E o melhor: o Nunos será disponibilizado de forma gratuita.

Como funcionam as recompensas do Nunos?

O funcionamento do Nunos será da seguinte forma: para cada duas missões realizadas em um mês, o usuário desbloqueia um Baú com um prêmio surpresa. As primeiras missões disponíveis no app incluem ações simples, como usar o cartão de crédito ou débito, e pagar um boleto.

Mas se você é um cliente mega engajado, a jornada fica mais divertida. Ao completar seis missões no período de um mês, é possível desbloquear um Super Baú com uma recompensa exclusiva.

Quais serão os prêmios?

Alguns exemplos de recompensas disponíveis são:

  1. Cupom no iFood;
  2. Garrafinha do Nu com ilustração exclusiva;
  3. Cashback no Seguro de Celular do Nubank;
  4. Cupom de desconto para compras na Shopee;
  5. Desconto em serviços de streaming.

O Nubank pretende expandir as possibilidades de missões nos próximos meses, levando em consideração o contexto de cada pessoa. Além disso, o banco alertou que o programa está em fase de testes e, por isso, foi liberado para apenas alguns clientes. Em breve, porém, ele chegará para todos. É só mantem o app atualizado.

O Nubank Rewards realmente acabou

Se você conheceu o Rewards já deve ter percebido, com base nas informações acima, que os programas têm propostas diferentes. Mas caso você não lembre dele ou não tenha tido a oportunidade de usá-lo, a gente te ajuda.

Nubank Rewards foi criado em 2017 e funcionava por meio de uma assinatura de R$ 190 ao ano ou R$ 19 ao mês. A partir dessa assinatura os clientes do banco digital podiam ter acesso a um programa de pontos que podiam ser utilizados para eliminar gastos da fatura - seja com viagens, restaurantes ou serviços parceiros.

É mais ou menos o que acontece hoje dentro do pacote de serviços do cartão Ultravioleta, que possui um programa de cashback cujos valores podem ser usados de diversas formas e, inclusive, transmormados em milhas.

Apenas para que você possa entender também, o Ultravioleta funciona da seguinte forma: todas as compras feitas com o cartão na função crédito geram 1% de cashback. Esse valor nunca expira, cresce automaticamente a 200% do CDI e o cliente tem total autonomia para usá-lo do jeito que preferir. Entre as alternativas estão:

  • transferir o cashback para a conta do Nubank;
  • transformar o cashback em milhas da Smiles; e
  • usar o cashback para investimentos na NuInvest.

Portanto, não, o Nubank Rewards não voltou exatamente. O que acontece é que o Nubank, que vinha oferecendo os benefício do Rewards para os clientes do Ultravioleta, está voltando a oferecer um programa de recompesas aberto, para seu grande público, que são aqueles com uma renda mais baixa mesmo, para quem o Ultravioleta não vale a pena.

Se o Rewards vai voltar algum dia? Provavelmente não. Se havia alguma expectativa ainda em relação a uma reformulação desse produto, agora isso parece menos provável. Vale lembrar ainda que, segundo o Nubank, o Nunos está sendo liberado aos poucos para os clientes.