O Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul (BRSR3; BRSR5; BRSR6) divulgou sua carteira recomendada de ações para junho de 2021. Ela apresenta alguns investimentos de alto risco, outros de médio e alguns de baixo risco em diferentes quantidades de ações.

O Banrisul divulga mensalmente dois documentos com recomendações de carteira feitos por analistas de investimentos vinculados à Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio (Banrisul Corretora).

O primeiro documento é uma prévia das ações que eles acreditem compor o melhor negócio para os investidores naquele mês e o segundo documento é um complemento com informações mais detalhadas a respeito dessa carteira recomendada. Abaixo vamos aprensentá-la e falar um pouco mais sobre ela.

Recomendações semelhantes

Quem acompanha essas recomendações de investimentos do Banrisul vai perceber que a maior parte da carteira de junho segue semelhante à de maio, ou seja, várias das ações se repetem.

Veja as recomendações de carteiras anteriores do Banrisul

Entre elas estão ações do Banco do Brasil (BBAS3), Petrobras (PETR4), Sanepar (SAPR11), BB Seguridade (BBAS3), além do ETF do Ibovespa (BOVA11), etc.

Já a principal alteração se deu na saída da recomendação de compra das ações da Eletrobras (ELET6), e entrada da recomendação de compra de um BDR da American Airlines (AALL34), do setor de aviação.

Essa entrada do setor de aviação nas recomendações se deve especialmente pela retomada da economia mundial, do avanço das vacinações na maior parte do mundo e da consequente volta, aos poucos, das atividades turísticas.

Veja o quadro de recomendações do Banrisul:

Ação Empresa Setor de atuação Peso Risco
BBAS3 Banco do Brasil Bancos 15% Médio
PETR4 Petrobras Petróleo e Combustíveis 13% Alto
SAPR11 Sanepar Água e Saneamento 12% Baixo
BRML3 BRMalls Explioração de Imóveis 10% Médio
AALL34 American Airlines Aviação (BDR) 10% Médio
IRBR3 IRB Brasil (Re)seguros 9% Alto
MYPK3 Iochp-Maxion Veículos e Peças (Rodoviárias) 9% Médio
CEAB3 C&A Modas Comércio - Vestuário 8% Médio
COGN3 Cogna Educação 7% Médio
BBSE3 BB Seguridade Seguradoras 7% Baixo
BOVA11 ETF do Ibovespa -15% Médio
FIXA11 ETF de Renda Fixa 15% Muito baixo

O Banrisul destaca que os pesos atribuídos a cada uma das ações dentro da carteira recomendada, foram calculados tendo por base a relação risco-retorno dos ativos.

Esse cálculo, por sua vez, tem como base a situação dos ativos no fechamento do último pregão do mês de maio e também a volatilidade histórica de cada uma das ações que permite observar o grau de risco delas.

O banco também ressalta que os investidores devem estar atentos à eventuais oscilações de preços dos ativos ao longo do mês, pois isso pode alterar significativamente a relação rico-retorno.

O documento também sugere que os investidores adotem a estratégia do "preço-médio" - ou seja, aumentar as compras conforme a ação for caindo, assim poderão se antecipar ao aumento de participação da empresa no próximo mês.

Setores de atuação

O documento de recomendação também disponibiliza aos investidores um gráfico onde demonstra os investimentos por setores de atuação de cada uma das empresas donas das ações recomendadas. Veja abaixo:

Gráfico com a divisão da carteira por setores de atuação. Créditos: Reprodução/Banrisul
Gráfico com a divisão da carteira por setores de atuação. Créditos: Reprodução/Banrisul

Dessa forma, é possível visualizar com mais clareza a diversificação dos ativos da carteira recomendada.

Vale lembrar que uma carteira bem diversificada é mais segura, pois diariamente há variações para mais e para menos no mercado de ações mas dificilmente (exceto em situações muito especiais) todas elas sofrerão queda ao mesmo tempo porque são impactadas de formas diferentes pelos acontecimentos.

Ressaltamos também que, apesar da recomendação de compra feita pelo banco, o investimento é por conta e risco do investidor sempre. Então é importante refletir bastante, pesquisar a respeito de cada uma das empresas por conta própria, antes de colocar seu dinheiro em qualquer uma das ações.