A empresa Magazine Luiza (MGLU3) registrou lucro líquido ajustado de R$ 232,1 milhões no quarto trimestre de 2020 (4T20), sendo um crescimento de 40% em relação a esse período de 2019, conforme mostram os resultados divulgados pela empresa nesta segunda-feira, 8.

Entretanto, o lucro líquido ajustado em 2020 foi de R$ 377,8 milhões, o que é uma redução de 25% frente a 2019.

Por sua vez, a receita líquida do Magalu no 4T20 atingiu R$ 10 bilhões; uma alta de 57,6% na comparação anual. Entre 2019 e 2020, a receita líquida acumulada teve um forte aumento de 46,7% para R$ 29 bilhões.

As vendas totais cresceram 66,1% no 4T20 quando comparado com esse período de 2019, atingindo R$ 14,9 bilhões, sendo um reflexo do e-commerce do Magalu, que saltou 121% no 4T20, totalizando R$ 9,5 bilhões e representando 64% das vendas totais. Além disso, segundo o balanço divulgado, as vendas nas lojas físicas também beneficiaram o faturamento total, visto que tiveram um aumento de 16% no trimestre.

O ebitda ajustado ficou em R$ 523,8 milhões no 4T20, em uma melhoria de 5,6% em relação a esse trimestre de 2019, como pode ser visto na tabela abaixo. Segundo o Magalu, o bom desempenho do ebitda no trimestre foi reflexo do crescimento das vendas e da diluição das despesas operacionais.

Ainda assim, as ações da Companhia fecharam em forte queda de 6%, cotadas a R$ 23,10.

Fonte: RI/Magalu.
Fonte: RI/Magalu.

Segundo o balanço divulgado, as despesas chegaram a um dos menores percentuais da história. "Com o forte crescimento de vendas, o percentual das despesas operacionais ajustadas em relação à receita líquida atingiu apenas 19,7% no 4T20, um dos menores patamares históricos. As despesas operacionais ajustadas diminuíram 1,4 p.p. em relação ao 4T19", disse a companhia.

- Veja o resultado do Magalu na íntegra.

O Magazine Luiza também destacou sua geração de caixa operacional, que totalizou R$ 2,1 bilhões no 4T20 e R$ 3,1 bilhões no resultado acumulado em 2020.

Expansão de MGLU3

Segundo o documento divulgado, a Magazine Luiza inaugurou 64 novas unidades ao todo no 4T20; nos últimos 12 meses, a varejista atingiu a marca de 191 novas lojas. De todas, 41% estão em processo de maturação.

O Magalu findou o ano de 2020 com 1.301 lojas, sendo 942 convencionais, 205 virtuais e 154 quiosques vindos de parceria com as Lojas Marisa.

Em 2020, o Magalu realizou diversas aquisições como uma estratégia de expansão do negócio e de digitalização do varejo em meio à pandemia de covid-19. Marcando presença online, a empresa comprou sites e até um aplicativo de delivery de comida, veja mais sobre isso, abaixo: