Há várias situações em que os jovens precisam ter uma conta em banco, seja para fazer uma poupança pensando no futuro ou mesmo por que o jovem começou a trabalhar e precisará dos serviços bancários. E uma das alternativas disponíveis é a BB Conta Jovem.

Pertencente ao Banco do Brasil, ela tem como uma de suas principais vantagens ser de um banco tradicional, o que pode dar mais segurança - especialmente aos pais ou responsáveis - já que existem outras alternativas para os adolescentes, mas a maioria delas é em bancos digitais.

Quer saber um pouco mais? Então é só continuar a leitura.

BB Conta Jovem

A BB Conta Jovem é voltada para quem ainda não entrou para a universidade e tem entre 12 e 21 anos incompletos. É uma conta individual, com direito a cartão e cheque. Para abri-la, se o jovem for menor de idade, ele precisará estar com um dos pais ou responsáveis, porém a conta será dele, ou seja, não estará vinculada à conta de nunhum adulto. O adulto também não precisa ter uma conta no BB para que o jovem abra a sua.

Veja abaixo como funcionam as taxas e serviços da BB Conta Jovem.

Tarifas

A Conta Jovem do Banco do Brasil é isenta de tarifas mensais e inclui alguns serviços gratuitos em sua cesta como 10 saques mensais sem cobrança e 10 transferências para contas do próprio Banco do Brasil.

Com a BB Conta Jovem também é possível fazer saques na rede Banco24Horas. A tarifa cobrada para isso é a mesma de outras contas do BB, ou seja, R$ 2,90.

Limite de Crédito

Para concessão de limite de crédito, seja para empréstimos, financiamentos, crediário ou cartão Ourocard, o titular da conta precisará ter mais de 16 anos e apresentar um comprovante de renda. Dito de outro modo, esses serviços só estarão disponíveis para jovens que trabalham, são estagiários ou recebem algum tipo de renda.

Com o BB Crediário, é possível pagar compras parceladas em até 48 vezes, usando um limite diferenciado. O pagamento da primeira parcela é feito após 59 dias, com débito automático no saldo da BB Conta Jovem.

Cartão Ourocard

A emissão do Cartão Ourocard fica sujeita a essa regra. Após comprovar renda e ter seu limite aprovado, o cartão é emitido nas bandeiras Visa ou Mastercard. No primeiro ano, o titular não pagará a anuidade do cartão. A fatura fica disponível para consulta pela internet e, caso queira, o jovem pode optar pelo pagamento em débito automático. As despesas com valor superior a R$ 30 são comunicadas por SMS para garantir a segurança das transações.

Ponto Pra Você

Outro benefício da BB Conta Jovem é a participação no programa Ponto Pra Você. Ao aderir, o jovem passa a acumular pontos sempre que movimentar a sua conta, realizar compras no cartão ou utilizar outros serviços do banco. Os pontos acumulados podem ser transferidos para o programa Dotz, que possibilita o resgate de recompensas diversas, descontos e passagens aéreas.

Também é possível transferir seus pontos para os programas Smiles ou Multiplus para ganhar milhas. Assim, quanto mais pontos você junta, melhore são as chances de resgatar boas recompensas.

Acesso ao app

A Conta Jovem do Banco do Brasil também dá acesso ao aplicativo do banco, que está entre os melhor avaliados, de uma forma geral, o que é um ponto positivo já que muitas movimentações podem ser feitas por meio dele, como consulta a saldos, extratos, realização de pagamentos, recargas de celular, entre outros.

Como abrir?

Para abrir a BB Conta Jovem, leve a uma agência os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade e CPF (original). Menor de 18 anos deve apresentar carteira de identidade e CPF do responsável;
  • Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias).

Se o titular for maior de 16 e menor de 18 anos, ele deve assinar o contrato de abertura da conta junto com o responsável legal. Se menor de 16 anos, apenas o responsável legal deve assinar o contrato de abertura de conta e demais documentos.

Se o jovem entrar na faculdade ou por alguma razão não quiser mais a conta, o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Também não há, segundo o banco, um tempo mínimo de uso da conta. Se o jovem abriu ela, mas 6 meses depois (poor exemplo), precisar fechar, estará tudo bem.

Vale a pena ter uma conta desde cedo?

Os especialistas garantem que sim. Uma educação financeira desde cedo pode ajudar muito a adquirir noções e experiência para a vida adulta, especialmente quando essa educação envolve planejamentoo de gastos. Depois, a organização financeira se tornará um hábito.