Não é de hoje que muitos pais se preocupam com o futuro de seus filhos. Diante disso, muitos deles (e até parentes próximos) costumam pensar desde cedo na vida financeira dos pequenos. As preocupações são, na maioria das vezes, relacionadas à estudo e saúde das crianças.

E abrir uma conta digital para menores de 18 anos ajuda os jovens a aprender como lidar com as finanças e ainda dá acesso a meios de pagamento práticos e seguros. Além disso, uma conta bancária em nome do menor pode estimular o controle de e o hábito de investir desde cedo.

Há também situações em que o o jovem, ainda menor de idade, precisa abrir uma conta bancária, às vezes porque está iniciando sua vida profissioanal, por exemplo. Então, abaixo veja algumas opções de contas bancárias para menores de 18 anos e o que é preciso para abrir uma.

Como abrir uma conta digital para menor de 18 anos?

É importante saber que nem todos os bancos digitais e tradicionais oferecem abertura de conta para menores de 18 anos. A maioria dos que oferecem, permitem que os pais ou responsáveis acompanhem por outros dispositivos.

Em todos os casos, as contas para menores de idade precisam ser gerenciadas por um responsável maior de 18 anos. Essa ferramenta é de extrema importância para acompanhar a movimentação da conta e evitar que a criança ou adolescente acabe contratando produtos ou serviços sem a aprovação de seu responsável.

O processo de abertura de uma conta bancária para menor de idade varia conforme o banco, mas geralmente, os passos são comuns, com a listagem de documentos similares. A grande maioria solicita a documentação do menor e também do responsável. Às vezes, o banco exige que o responsável também tenha conta ativa.

Atualmente, os bancos digitais estão conquistando cada vez mais o público. Dentre eles, os jovens são a maioria, pois oferecem os mesmos serviços mas sem a burocracia de filas e tudo é feito através de seus smartphones.

Mas vale lembrar que a abertura de contas para menores de idade também podem ser feitas em bancos tradicionais, também com a exigência da autorização de um responsável legal.

Vale a pena abrir uma conta para os adolescentes?

De uma forma geral, o que os especialistas afirmam é que há muitos benefícios de se incentivar a administração das finanças e a educação nessa área desde cedo. Entre os principais benefícios está o de se criar desde cedo o hábito de poupar e guardar dinheiro.

Além disso, muitas dessas contas possuem aplicativos com conteúdo educativo que auxilia os pais na tarefa de ensinar sobre finanças. Outra vantagem ainda é o acesso a formas instantâneas de pagar e receber dinheiro, como a própria mesada, dividir uma compra com os amigos, fazer um Pix, etc.

Quais as opções de conta bancária para menores de idade?

Veja algumas opções de contas bancárias para menores de idade.

1. Banco Inter

Uma das melhores opções de conta para menos de 18 anos é o Banco Inter. De acordo com a fintech, o principal objetivo da conta digital para menores de idade é auxiliar os pais e responsáveis na educação financeira das crianças e adolescentes.

Porém, vale ressaltar que, apesar da facilidade, ainda é necessário a apresentação dos documentos, tanto do menor quanto do responsável. Para os menores de idade que são emancipados, não há necessidade do envio da documentação do responsável.

O processo de abertura de uma conta Kids é parecido com a abertura de uma conta comum, tendo direito a um cartão de débito e acesso à área de investimentos.

2. nextJoy

A conta digital nextJoy é uma parceria da Disney com o banco Next, com a intenção de auxiliar menores de idade a entenderem melhor sobre finanças com os personagens da Disney e da Marvel, já que eles oferecem missões e recursos de mesada programada. Nesta opção, o responsável deve ser cliente do banco para criar uma conta infantil e controlá-la pelo app do seu celular.

3. PicPay

Mesmo sendo uma carteira digital, o Picpay também permite a abertura de conta para jovens, desde que tenham pelo menos 16 anos completos até a data de abertura da conta.

4. C6 Yellow

A C6 Yellow é uma conta digital onde o C6 Bank oferece esta opção, contendo todas as funcionalidades que o menor precisa para administrar seu dinheirinho de forma simples e monitorada pelo responsável.

5. BB Conta Jovem

Esta opção é para quem deseja abrir uma conta para o menor em um banco tradicional. A única exigência é que o jovem tenha entre 12 e 21 anos e não tenha entrado ainda na faculdade.

É preciso levar a documentação em uma agência do Banco do Brasil e. Os menores de 18 anos, devem estar acompanhados do responsável portando também documento de identidade.

6. Nubank

Voltada para jovens de 12 a 17 anos a conta oferece um cartão com a função débito para que o adolescente possa começar sua jornada financeira. O acesso deve ser solicitado pelo pai ou pela mãe, mas há um detalhe, pai e mães que ainda não sejam clientes do Nubank precisam primeiro abrir uma conta para si próprios, para então pedirem a conta para seus filhos.

A conta para adolescentes tem todas as funções que já existem na conta do Nubank hoje: Pix, recarga de celular, função Guardar Dinheiro, e várias outras ferramentas que ajudam a organizar e gerenciar as finanças.