Na hora de buscar um banco ou uma instituição financeira que atenda as suas necessidades, é importante saber como estão esses bancos na visão daqueles que são ou já foram clientes deles, afinal, quem melhor para fazer uma avaliação, não é mesmo.

E é pensando nisso, e em incentivar a melhoria e a qualidade dos serviços que o Banco Central divulga periodicamente um Ranking de Reclamações. O cálculo para elaborar essa lista utiliza como base o número de reclamações em comparação com o número de clientes que a instituição possui. A partir disso chega-se a um índice de reclamações.

Essas informações permitem aos cidadãos conhecerem as instituições financeiras e consórcios mais reclamados bem como os assuntos mais frequentes. E o ranking mais recente foi publicado nessa sexta-feira, 22 de julho. Quer saber quais foram as instituições que mais desagradaram os brasileiros no primeiro trimestre de 2022? Veja abaixo.

C6 Bank segue no topo do Ranking

O C6 Bank voltou a estar no topo da lista, pelo terceiro trimestre seguido. Outra instituição que voltou a aparecer foi o BTG Pactual, que se mantem entre os três primeiros colocados desde o 2T21.

Mas nesse 1T22 houve uma mudança, o BTG que antes figurava entre os três primeiros passou para o quarto lugar e em terceiro ficou o banco digital Inter. Veja abaixo a lista completa com os detalhes do ranking.

Ranking de bancos e financeiras

Entre os bancos e financeiras com mais reclamações, o Top 15 é o seguinte:

Instituição Índice Reclamações procedentes Clientes
C6 Bank 77,99 1.265 16.218.908
BTG Pactual/Banco Pan 68,20 1.290 18.913.034
Inter 48,85 833 17.049.709
BMG 47,20 489 10.358.318
Santander 27,37 1.589 58.048.730
Bradesco 25,22 2.587 102.567.618
Mercado Crédito 24,96 800 32.050.707
Original 21,59 822 38.069.786
Pagbank/PAgseguro 14,87 345 23.191.620
Caixa Econômica Federal 13,17 1.911 145.044.033
Banco do Brasil 12,32 891 72.316.273
Itaú 12,26 1.136 92.631.221
Votorantim 8,17 179 21.892.612
Nubank 7,48 4100 54.748.336
Midway 2,87 31 10.786.244

Reclamações mais frequentes

Entre os assuntos que mais renderam reclações estão:

  1. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito: com 2.312 reclamações sendo 254 delas no Inter, 237 no Bradesco e 2266 no Santander;
  2. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito: com 1.158 reclamações sendo 259 delas no C6 Bank, 213 na Caixa Econômica Federal e 145 no Inter; e
  3. Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada: com 1.107 reclamações, sendo 235 no BTG Pactual/Banco Pan, 200 no Bradesco e 183 no C6 Bank.