Após alguns meses inalterada, a carteira trimestral de dividendos do banco de investimentos BTG Pactual conta com uma estreia em fevereiro deste ano, é a mineradora Vale (VALE3) que passa a ser recomendada, com mais quatro ações, para as próximas semanas - veja abaixo a composição do portfólio.

A cada três meses, a equipe de especialistas do BTG Pactual revisa a carteira de dividendos para analisar o desempenho de cada papel. De 8 de novembro de 2020 até o fim de janeiro de 2021, o portfólio teve uma rentabilidade de 5,9%, contra 6,9% do Ibovespa e 5,2% do IDIV (Índice Dividendos da B3).

O que são dividendos?

Dividendo é uma parte do lucro obtido pela empresa em dado período que é destinada aos acionistas, ou seja, a quem compra as ações da empresa e permanece assim posicionado. Em regra, é preciso seguir os critérios estabelecidos pelo conselho de administração, em cada caso, para ter direito aos dividendos, dentre eles:

  • Data-com: último dia em que a compra da ação garante direito aos dividendos;
  • Data-ex: é o dia a partir do qual a compra da ação não garante mais direito ao dividendo, chamada também de ex-dividendos.

Além disso, é preciso ter em mente os indicadores usados pelo mercado para analisar a qualidade da distribuição de dividendos da empresa, como o Dividend Yield (Rendimento de dividendo, na tradução) que informa quanto a ação pagou em proventos nos últimos doze meses, em comparação com sua cotação atual. Assim, caso não haja distorções (como eventos não programados no período), quanto maior o valor do DY, maior é a probabilidade de a empresa pagar bons dividendos aos acionistas no futuro.

VALE3 estreia na carteira trimestral

A Vale possui uma preocupação singular frente a outras empresas do setor, com base no acidente em Brumadinho, dando trabalho para a gestão que precisa alinhar as atividades da mineradora com a necessidade de prestar contas perante a sociedade, bem como de ganhar autoridade na temática ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança, na tradução). Por sua vez, os especialistas do banco BTG Pactual acreditam que a empresa consiga construir uma forte imagem diante dos acionistas no futuro.

Para o BTG Pactual, mesmo que a VALE3 esteja barata atualmente, acredita-se que o risco das ações vai cair gradualmente, motivado por:

  • Retorno de caixa;
  • Forte recuperação dos volumes e redução dos custos futuros;
  • Melhora marginal (no longo prazo) da percepção da temática ESG.

"Vemos a ação sendo negociada a ~3,0x EBITDA 2021 (diferença relevante para os pares), com uma expectativa de dividend yield de 12,2% para 2021", disse o banco.

As 5 ações da carteira de dividendos em fevereiro

Além de VALE3, a carteira de dividendos do BTG Pactual para fevereiro de 2021 tem majoritariamente ações de empresas do setor de energia elétrica que possuem um forte histórico de remuneração aos acionistas em forma de dividendos. Veja na tabela abaixo as expectativas de DY do BTG Pactual.

Dentre as ações da carteira, estão a ISA CTEEP (TRPL4) e a Taesa (TAEE11) que pagaram dividendos em novembro do ano passado; a BB Seguridade (BBSE3) que vai distribuir 47% do lucro obtido no segundo semestre de 2020 agora em fevereiro de 2021; bem como a Engie Brasil (EGI3) que também distribuiu parte do lucro de 2020 em 2021.

Carteira trimestral de dividendos 2021 - BTG Pactual
Empresa Ação na bolsa Peso Dividend Yield 2021 (%)
BB Seguridade BBSE3 20% 6,1
ISA CTEEP TRPL4 20% 9,8
Taesa TAEE11 20% 13,5
Engie Brasil EGIE3 20% 8,3
Vale VALE3 20% 12,2
Fonte: BTG Pactual.