Receber dividendos de forma recorrente é o objetivo de muitos investidores da bolsa de valores brasileira, afinal, estamos falando de uma estratégia que permite o recebimento de quantias em dinheiro, "sem esforço" físico em empregos formais.

Entretanto, não é tão simples quanto parece, pois a dificuldade está em selecionar ações de boas empresas pagadoras de dividendos para focar os aportes (que precisam ser constantes para resultados consideráveis a longo prazo, vale dizer).

Separamos aqui algumas das maiores pagadoras de dividendos dos últimos doze meses e as ações que prometem bons retornos em 2021. Mas antes, veja alguns fatores que precisam ser analisados antes de tomar a decisão de fazer o investimento. Vamos lá.

O que analisar numa empresa, afinal?

Entre os fatores a serem observados, além de indicadores, antes de se investir para receber dividendos, está o estudo do histórico de resultados operacionais e financeiros da empresa, pois assim é possível descobrir se o empreendimento possui uma gestão que consiga gerar bons frutos. Tais informações são divulgadas pelas próprias empresas trimestralmente por meio da central de relações com investidores (RI).

Acompanhar as publicações trimestrais é muito importante, mas pode ser uma tarefa difícil a depender da quantidade de empresas a serem analisadas. Felizmente existem sites e plataformas que disponibilizam esses dados de forma dinâmica, como é o caso do site Fundamentus, veja mais sobre isso depois:

Tais sites irão te mostrar, por gráficos e tabelas, o histórico de resultados da empresa "puro" ou em forma dos tão importantes indicadores fundamentalistas, como o Retorno sobre o Capital Investido (ROIC), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), além de dados sobre a dívida e os lucros da empresa, dentre outros.

Para dividendos, é também importante que você conheça o Dividend Yield (Rendimento de dividendos, na tradução) que mostra quanto o papel pagou em proventos nos últimos doze meses, em comparação com sua cotação atual. Assim, caso não haja distorções, quanto maior o valor do indicador, mais dinheiro os acionistas devem receber.

Lembrando que os dividendos nada mais são do que uma parte do lucro obtido por uma empresa em determinado período que é direcionada aos acionistas. Desta forma, se a empresa não registra lucro, não há o que se distribuir aos acionistas. Daí vem a importância de incluir no portfólio empresas que costumam registrar resultados sólidos e números saudáveis.

Boas pagadoras de dividendos para 2021

Vamos considerar o indicador Dividend Yield (DY) para listar as empresas que mais pagaram dividendos nos últimos doze meses e que apontam novamente para bons proventos em 2021:

Fortes pagadoras de dividendos
Empresa Ação Dividend Yield (últimos doze meses)
BB Seguridade BBSE3 14,2%
Santander SANB11 7,3%
Wiz Seguros WIZS3 7,5%
Telefônica (Vivo) VIVT3 7%
CCR CCRO3 7%
CPFL Energia CPFE3 6%
Taesa TAE11 5,8%
Eletrobrás ELET6 5,6%
Engie Brasil EGIE3 5,5%
Vale VALE3 5,4%
MRV MRVE3 5,4%

Perceba que a porcentagem do Dividend Yield (DY) foi usada para hierarquizar as melhores pagadoras de dividendos dos últimos doze meses. Estão na lista os setores de seguridade, banco, telecomunições, construção, mineração, imóveis e energia.

Em relatório, a XP Investimento realizou um estudo muito mais aprofundado e trouxe em relatório as empresas que apontam para dividendos acima da taxa básica de juros, a Selic, que está a 2% ao ano neste mês de novembro e que deve continuar assim em 2021.

Segundo o relatório da XP, "elétricas e bancos são setores que se destacam como bons pagadores de dividendos. O setor elétrico destaca-se como um dos principais pagadores de dividendo por definição, tendo em vista que se trata de um setor regulado com um certo grau de previsibilidade". "os grandes bancos apresentam altos lucros e uma política que proporciona o pagamento de proventos".

Veja abaixo algumas das 25 ações que podem pagar dividendos maiores do que a taxa selic em 2021, conforme a XP Investimentos:

Nova na bolsa de valores, a RADL3 (da Raia Drogasil) pode registrar DY de quase 3% em 2021.

E então, qual empresa chamou mais sua atenção? Não se esqueça de ativar as notificações do Poupar Dinheiro para receber mais conteúdos e compartilhar o post pelas redes sociais.