Entre as tantas vias impactadas com o conflito entre Rússia e Ucrânia, nos âmbitos econômicos e financeiros, estão os produtos do agronegócio. As commodities, como também são conhecidas tais mercadorias, tiveram, de maneira geral, aumento de preço com as incertezas e impactos da guerra.

Entre as grandes commodities, o Petróleo, que move operações em todo o mundo, chegou a bater recorde de cotação no início da invasão da Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022, por exemplo - e assim ganhou destaque na mídia nacional e internacional, dada a importância do produto, especialmente para o abastecimento global de combustíveis.

É certo que os produtos do agronegócio são importantes para vias como combustíveis/energia e alimentação, mas e nos investimentos: quão importantes eles são? Pensando nisso tudo, o Poupar Dinheiro traz mais uma matéria sobre as commodities, mostrando as possibilidades de investimentos em 2022. Confira.

Do agro para a bolsa de valores: o que são commodities?

Se esse artigo fosse traduzido para o inglês, as coisas poderiam ficar um pouco confusas para o leitor. Acontece que "commodities" é uma palavra inglesa que na tradução para o português do Brasil aparece como "mercadorias". Assim, elas são mercadorias, utilizadas e comercializadas no mundo todo entre países produtores e importadores.

Com o tempo, o termo commodity também passou a ser ligado a produtos usados como matérias-primas. Dessa forma, o consumo das commodities ocorre tanto de forma bruta quanto pela fabricação de outros produtos. Além disso, chegou uma hora no mercado em que as mercadorias viraram algo a mais: elas passaram a ser ativos no mercado financeiro.

Assim, é certo dizer que as commodities são os produtos recolhidos da natureza, por empresas de exploração e do agronegócio, para serem enviados a indústrias. Nas fábricas, a matéria-prima é misturada a outros ingredientes para produção da maioria das mercadorias consumidas no mundo hoje.

Em economia, é dito que as commodities são trazidas ao mercado no âmbito do setor primário, onde ocorre a extração, produção e preparo das matérias-primas.

Uma das principais características é que as commodities são padronizadas a nível mundial. Dessa forma, seu preço não pode ser definido de forma local, por cada produtor, por exemplo. Para resolver essa questão, o mercado passou a negociá-las sob preço baseado em oferta e demanda. Assim, aparece a cotação das commodities, que é um preço padronizado de mercado, gerenciado em bolsas de valores.

Por esse motivo, é comum que notícias de jornais tragam um preço (cotação) internacional de commodities, como do café, petróleo e soja, sendo geralmente a cotação das matérias-primas mais importantes para os consumidores. O detalhe é que, quando, por algum motivo, a cotação sobe no mercado, o aumento chega até os produtos industrializados nas prateleiras dos supermercados.

O preço das commodities, assim como o de ações de empresas, não é estável e oscila bastante nas bolsas de valores. Apesar do consumidor sentir no bolso, as altas podem beneficiar os produtores, as empresas exportadoras, bem como os investidores que têm mercadorias na carteira.

De outro lado, a queda da cotação de commodities pode beneficiar o consumidor na hora das compras, mas causa certo prejuízo aos produtores e investidores.

Quais os tipos de commodities?

As commodities podem aparececer no mercado agro de forma bruta (uma lata de milho, por exemplo) ou incorporada em outros produtos. Em meio à guerra, por exemplo, até mesmo o preço do pãozinho francês foi impactado, visto que ele é produzidos pelo trigo, commoditie cuja exportação pela Rússia e Ucrânia é considerável. Por sua vez, a gasolina também ficou mais cara depois de aumento no petróleo.

Dessa forma, é possível mencionar as principais commodities existentes hoje em dia, mas é importante ter em mente que boa parte delas também está inserida a outros produtos, como matéria-prima.

Geralmente, as commodities são separadas na economia em quatro grandes tipos, com base em suas funções para o mundo, são eles: commodities agrícolas, commodities ambientais, commodities financeiras e commodities minerais. Veja abaixo as principais commodities:

  1. Commodities agrícolas: são as mais conhecidas e classifica os produtos do agronegócio, em forma bruta e como matéria-prima, como Soja, Café, Laranja, Milho, Trigo, Açúcar, Algodão, Carne;
  2. Commodities ambientais: considera como commodity os recursos naturais importantes e necessários, como Água, Madeira, Energia, Carbono;
  3. Commodities financeiras: é interessante saber que o dólar é uma commoditie financeira. Esse tipo envolve o câmbio e títulos, como dólar, euro, libra, real, tesouro direto;
  4. Commodities minerais: também bastante conhecidas, envolvem as commodities de minérios e óleos, como Alumínio Petróleo, Gás natural, Etanol, Ouro e Prata.

Commodities: como investir/comprar em 2022?

Como ativos no mercado financeiro, as commodities são encontradas nas Bolsas de Valores em diversos países, incluindo o Brasil - que é um dos maiores produtores e exportadores de mercadorias do mundo, aliás.

O investimento em commodities pode ser feito de forma direta ou indireta, por meio da fonte - das maiores bolsas de valores do mundo - ou no mercado financeiro brasileiro.

Uma estratégia de analistas em investimentos, para exposição a determinados setores e atividades econômicas, é o mercado de capitais, isto é, investimento em ações de empresas cujas operações estejam relacionadas ao setor desejado, o que se aplica para o mundo do agronegócio e minerais. Por exemplo, a Petrobras, listada na B3, é exposta ao petróleo, commoditie necessária para produção de combustível, dentre outros produtos importantes.

Além de ações de empresas, existem outros tipos de investimentos na Bolsa de Valores (que é a B3 no Brasil), como os fundos e ativos de renda fixa, que podem estar atrelados ao setor agrícola. Entenda mais.

Investimentos em commodities

Veja abaixo algumas das opções de como investir em commodities em 2022, por meio da Bolsa de Valores de São Paulo (B3):

Contratos futuros de commodities

Existe na B3 o Mercado Futuro onde são negociados os contratos futuros de commodities, que são papéis atrelados à cotação de determinadas commodities no mercado internacional. Confira abaixo quais são e seus respectivos códigos de negociação:

  • Boi Gordo: um contrato atrelado à cotação da carne bovina no mercado internacional, sob o código BGI;
  • Milho (CCM);
  • Café (KFE);
  • Soja (SFI);
  • Açúcar (ACF);
  • Etanol (ETN).

Ações de empresas agrícolas

Um forma indireta de investir em commodities são as ações de empresas que lidam com essas mercadorias no dia a dia. Isso pode acontecer em companhias nacionais ou internacionais, dessa forma:

  • Ações de empresas listadas na B3, ligadas a algum dos tipos de commodities, sendo então de empresas agrícolas, minerais, ligadas ao câmbio, por exemplo;
  • BDRs (Brazilian Depositary Receipt/certificado de depósito de valores mobiliários) que são ações listadas em bolsas de valores internacionais, mas negociadas na B3.

Fundos de investimentos

Outra tradicional forma de investir em determinados setores ou atividades da economia é o fundo de investimento, um grupo de investidores (com gestor profissional) com objetivos em comum. É possível encontrar na B3 fundos ligados direta ou indiretamente às commodities, confira:

  • Fundos de investimentos do Agronegócio: também conhecido como Fiagros, são destinados ao setor;
  • ETFs: existem fundos de índices que acompanham o mercado agrícola.

Ativos de renda fixa

A renda fixa também pode ser aliada de quem busca investir em commodities, visto que existem ativos totalmente destinados ao setor do agronegócio (veja abaixo), o que também seria um investimento indireto nas matérias-primas.

Como saber o preço (cotação) de uma commoditie?

Saber a cotação de commodities, como o preço do café, petróleo e soja, no dia a dia é muito fácil. Basta procurar pelo ativo no banco de registros das Bolsas de Valores, como a B3, ou em sites especializados, como o Investing.