O mercado norte-americano conta hoje com mais de 4 mil ações. São muitas boas opções de empresas gigantescas, conhecidas em todo o mundo, incluindo Amazon, Google, Facebook, entre outras, apenas para citar alguns exemplos.

E ter tantas boas opções é bom, mas ao mesmo tempo pode causar um pouco de confusão. Qual ação escolher? Qual a melhor? Alguns preferem fazer a escolha olhando para o pagamento de dividendos (isso também acontece com as ações brasileiras).

Além disso, há várias formas de começar a investir lá fora e nem todas elas exigem que se tenha uma conta em corretora no exterior. O investidor pode, por exemplo, investir por meio da B3 (bolsa de valores do Brasil) mesmo.

Uma forma de fazer isso é por meio dos ETFs (Exchange Traded Funds), que são os fundos que investem em setores específicos e distribuem dividendos. Abaixo, vamos entender melhor o que são os ETFs e como escolhê-los.

Como receber dividendos em dólar?

Antes de tudo, para entender como investir e receber em dividendos, é preciso expandir mais a mente, isso porque, quando a maioria dos investidores inicia sua vida no mercado americano, seus investimentos são apenas em empresas conhecidas, como Apple, Amazon e Microsoft, por exemplo.

De fato elas são empresas boas para ter carteira, a questão é que são empresas gigantes, muito conhecidas e, por consequência, bem precificadas. Então, a dica é evitar investir apenas nesse tipo de empresa.

Uma boa forma de investir em outras empresas é por meio dos ETFs norte-americanos, pois nessa modalidade, são divididos por setores, como fast-food ou em empresas do setor de saúde, por exemplo.

E, diferente dos ETFs brasileiros, os ETFs norte-americanos podem distribuir dividendos. Assim, além de você investir em ETFs que podem ser escolhidos por setores, ainda recebe proventos em dólar e diversifica sua carteira, já que eles investem em várias empresas.

Como escolher ETFs?

Para aprender a escolher o melhor ETF, o interessante é pesquisar e estudar bastante sites que abordam o assunto. Um exemplo bom de ETF é o Vanguard High Dividend Yield (VYM), que investe em empresas que fazem boas distribuições de dividendos.

Pesquise qual o foco de investimento desse ETF, as empresas que ele investe e qual a distribuição da carteira. Você também pode pesquisar quais são os ETFs mais comparados com o VYM, por exemplo.

Outra opção de ETF que é possível estar recebendo dividendos em dólar é o DGRO. Com ele, as empresas que fazem parte de seu portfólio distribuem, no mínimo, 75% dos seus lucros em dividendos, o que é considerado muito bom pagamento aos investidores.

Outro exemplo de ETF é o SCHD, um dos mais famosos dos EUA no quesito de pagamento de dividendos. Seu foco são empresas que pagam dividendos há pelo menos 10 anos.

Por fim, outra opção é o famoso NOBL. Sua estratégia é investir somente em empresas que cresceram em dividendos nos últimos 25 anos, de forma consecutiva.

Como escolher ações para receber dividendos em dólar?

Não podemos comparar o Dividend Yield de um ETF com uma ação, já que os ETFs englobam diversas empresas, onde algumas empresas pagam mais dividendos do que as outras. Dessa forma, o ETF pode ter um indicador de dividendo menor do que uma ação em específico.

Porém, vale analisar a carteira de ETFs em busca de empresas que paguem bons proventos em dólar. Quando encontrar, pesquise qual o produto ou serviço que a empresa oferece e qual sua atuação no mercado.

Depois de ter feito essas análises, confira os indicadores dessa empresa e se vale a pena investir de forma direta ao invés de aplicar por meio de ETF.