A Rico, corretora da XP Inc., direcionada ao público jovem, anunciou recentemente a criação da sua conta digital sem tarifas e de um cartão de débito e crédito sem anuidade. Além disso, o produto conta com cashback e diversos benefícios atrelados à bandeira Visa Infinite.

A meta da corretora é uma só: triplicar o número de clientes até 2025. Além disso, a corretora deseja se transformar em um banco digital, para assim, concorrer com os neobanks já estabelecidos, e que dominam o segmento, como por exemplo, Nubank e Inter.

Abaixo, entenda como vão funcionar a conta e o cartão da Rico.

Conta digital da Rico

Segundo a Rico, a conta não vai ter tarifas de abertura nem manutenção. Além disso, ela disponibilizará atendimento 24 horas por dia, e o Pix, e TEDs são gratuitos e ilimitados. Também vai ser possível realizar a portabilidade do salário e saques, bem como pagar contas e boletos.

A gestão da conta vai ser totalmente digital, pelo app da Rico e de forma integrada com a conta de investimentos. Embora não diga quantos clientes a Rico possui, a XP afirma que mais de 70% tem menos de 35 anos, mais de 400 mil investem no Tesouro Direto, e mais de 600 mil investem em renda variável. Além disso, a corretora tem 720 mil inscritos no YouTube, e 190 milhões de visualizações por ano.

"Quando você pega esse público jovem ou iniciante, a vida dele está muito mais baseada em consumo e produtos bancários", afirma o head da Rico. "Ele ainda está no início da jornada, então o grande alicerce do relacionamento vai ser o banking. Por isso queremos ser o melhor neobank para essas pessoas, de quem está começando mas quer poupar e se tornar investidor", finaliza Canellas.

Quem vai poder ter?

Inicialmente, a conta digital, bem como o cartão, vão estar disponíveis apenas para clientes selecionados que receberam um convite da Rico. Ambos foram ofertados a todos que possuem mais de R$ 1 mil em aplicações financeiras na corretora. Além disso, o cartão depende da aprovação de crédito do cliente.

Cartão de crédito da Rico

O cartão de crédito, por sua vez, vai ofertar cashback de até 1% nas compras do cotidiano e de até 10% na sua central de benefícios. A Rico conta ainda, com um shopping dentro do app, que vai ter muitas marcas como Nike, Centauro, O Boticário, Americanas, Casas Bahia, Extra, Droga Raia, entre outras, para assim poder aumentar a recorrência no app.

Em geral, o cartão vai ter benefícios parecidos aos que já são ofertados pelo da XP. Como por exemplo: seguro de viagem internacional, seguro para locação de veículos e garantia estendida gratuitos, pagamento por aproximação e compatibilidade com as principais carteiras digitais (como Apple, Google e Samsung Pay). Inicialmente, o cartão da Rico não vai ter gratuidade nas salas VIPs em aeroportos.

Já nos próximos meses, a Rico deve ofertar outros produtos e serviços, como a opção de fazer investimentos pelo cartão de crédito, além de seguros e uma plataformas de negociação de criptoativos.

Cashback para investidores

De acordo com o head da Rico, Pedro Canellas, o cashback do cartão deve transformar os futuros clientes em investidores. É dito isso pois, assim como o "investback" da XP, o cashback da Rico será depositado em um fundo que rende 100% do CDI e não tem taxa de administração.

O cartão da Rico vai dar 0,5% para quem gastar entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil por mês, e 1% para quem gastar acima desse valor. E o dinheiro será transferido ao fundo que rende 100% do CDI sempre que o "investback" chegar a R$ 10.

Ademais, na central de benefícios, o cashback pode chegar a 10%. Segundo Canellas, essa é uma forma de recompensar quem usa o app diariamente. "Queremos beneficiar o consumo do dia a dia, queremos caprichar no desconto de produtos que pesam no bolso dessas pessoas com renda menor", explica Canellas.