O número de brasileiros com conta em banco não para de aumentar: de acordo com os dados do Banco Central, esse número ultrapassa os 180 milhões e isso representa 85,7% da população. Dois tipos de conta muito populares são a conta corrente a conta poupança.

Em geral, as duas opções podem ser abertas em boa parte das instituições bancárias e são muito simples para criar e movimentar. Entretanto, você sabe qual é a diferença entre elas? Apesar de ter muita gente bancarizada no Brasil, é muito natural ter dúvidas sobre o funcionamento das contas.

Por isso, vamos te explicar a seguir, tudo que você precisa saber sobre o que são, e as diferenças entre a conta corrente e a poupança.

O que é uma conta corrente?

Em suma, a conta corrente é um serviço que pode ser usado por pessoas físicas ou jurídicas para movimentar dinheiro no dia a dia. Os pagamentos de boletos, saques, transferências, Pix, compras no débito e várias outras operações financeiras são feitas a partir do saldo dessa conta.

Ela também possibilita o acesso a outros produtos bancários como o cartão de crédito, empréstimos e investimentos. Em alguns bancos, a conta é isenta de taxas. Enquanto isso, outras instituições podem cobrar um pacote de tarifas conforme as funções que disponibilizam. Porém, todos os bancos devem ofertar um pacote mensal gratuito - serviços essenciais.

Ademais, o pacote inclui:

  • 1 cartão de débito;
  • 4 saques no caixa eletrônico ou guichê;
  • 2 transferências entre as contas da mesma instituição;
  • 2 extratos no caixa eletrônico;
  • 1 talão de cheques com 10 folhas;
  • Transferências ilimitadas pelo Pix.

Como funciona?

O funcionamento da conta corrente é muito simples: é preciso pedir a abertura da sua em uma instituição financeira, depositar ou transferir dinheiro e começar a movimentar.

Na maioria dos casos, a categoria da conta não oferta rentabilidade. Ou seja, não é a melhor opção para deixar o dinheiro que não será usado nas despesas mensais.

Ademais, a conta tem números de agência, e de conta, e através desses dados, é possível acessar via aplicativo móvel, internet banking, caixa eletrônico e agência bancária.

O que é uma conta poupança?

Ao contrário da conta corrente, que se destina às movimentações diárias, a caderneta de poupança é um tipo de conta bancária, que tem como função guardar dinheiro. Lá, você o deixa parado rendendo ao longo do tempo.

Muitos brasileiros usam a poupança para criar uma reserva com rendimento - aquele dinheiro que você deixa guardado, para usar apenas nos casos de necessidade. O rendimento ocorre, pois a caderneta é uma aplicação de renda fixa, atrelada à Selic. A conta é 100% gratuita e acessível às pessoas de qualquer idade.

Porém, atualmente, boa parte dos bancos digitais, como Nubank, por exemplo, não oferecem a opção de conta poupança. Primeiro porque suas contas tradicionais (que nesse caso também não são contas correntes, mas contas de pagamentos), já oferecem rendimentos (muitas vezes melhores do que o da poupança). E segundo porque esses bancos oferecem outras possibilidades de aplicação.

Como funciona?

Para utilizar a poupança, é necessário abrir uma conta na instituição da sua preferência. Depois, basta colocar o valor que deseja e acompanhar o rendimento do dinheiro, que ocorre mensalmente no aniversário da poupança - data quando o depósito completa um mês.

Assim, se você transferir R$ 2.500 para a poupança no dia 20 de setembro, o lucro será obtido apenas no dia 20 de outubro. Dessa forma, se você retirar o valor antes do prazo, vai perder a rentabilidade da aplicação.

Qual é a diferença entre conta corrente e poupança?

Como supracitado, as duas contas são muito simples de abrir, de movimentar, e podem ser abertas em boa parte dos bancos, especialmente os bancões tradicionais. O que muda entre uma conta e outra é o objetivo de cada uma: enquanto a conta corrente é feita para fazer as operações diárias, a poupança se destina a guardar o dinheiro, sem movimentá-lo.

Ademais, outras diferenças entre as duas contas. São elas:

  • A poupança não tem taxas, enquanto a conta corrente pode ter um pacote de tarifas, a depender do banco e dos serviços ofertados;
  • Geralmente, as contas correntes não ofertam rentabilidade, enquanto a poupança rende mensalmente conforme a Selic. O rendimento atual é de em torno de 6,17% ao ano;
  • A conta corrente dá acesso a produtos financeiros como empréstimos, financiamentos e cartão de crédito, enquanto a poupança não.