O Nubank anunciou recentemente uma mudança significativa no rendimento de sua conta corrente e da função Guardar Dinheiro: elas não contarão mais com o rendimento do CDI diário nos primeiros 30 dias.

Isso não significa que a conta não terá mais o rendimento, mas apenas que os clientes não verão o dinheiro rendendo nesse primeiro mês e que, se precisarem resgatar o dinheiro antes desses 30 dias, não obterão nenhum valor a mais como acontecia até então.

Segundo a nova regra, se o valor ficar na conta por 31 dias, então o rendimento do primeiro mês aparecerá e a partir disso o rendimento volta a ser diário.

Ainda assim, muitos clientes não aprovaram a mudança. O CDI diário vinha sendo, há alguns anos, um dos principais atrativos da conta Nubank, já que ela oferecia um rendimento maior do que o da poupança e com liquidez diária. Na poupança a liquidez é mensal assim como passa a ser no Nubank agora, nos primeiros 30 dias.

Vale lembrar que, diferentemente da poupança cuja liquidez é mensal sempre, independentemente do tempo que o dinheiro fique na conta, no Nubank, a liquidez volta a ser diária a partir do segundo mês. Ainda assim, a mudança é grande e impactante.

Por isso, muitos estão procurando agora por alternativas. Há outras contas de outros bancos que oferecem esse mesmo rendimento e liquidez? Ou há algumas outra alternativa de aplicação, semelhante, e que possa ser boa? Veja abaixo.

Alternativas que pagam CDI diário

Sim, existem outros bancos cujo rendimento está atrelado ao CDI e cuja liquidez é diária desde o primeiro dia. Veja abaixo algumas opções:

  • PicPay: até 102% do CDI, com rendimento automático;
  • Digio: dinheiro na conta rende 100% do CDI automaticamente.

Saiba um pouco mais sobre eles abaixo.

PicPay

O PicPay não é um banco, mas uma carteira digital, porém ele oferece serviços muito semelhantes, incluindo conta corrente, cartão de débito e crédito, rendimento do valor e até serviços como empréstimos, sem falar em promoções com parceiros que eventualmente são lançadas.

E a conta do PicPay oferece um rendimento de 102% do CDI em todos os dias úteis. Para começar a ter esse rendimento, você precisa ter no mínimo R$ 1,00 em carteira. É só adicionar saldo na carteira digital que o dinheiro começa a render automaticamente.

Para ter esse rendimento, o primeiro passo é baixar o aplicativo do PicPay no seu smartphone e criar uma conta. Depois é só enviar o dinheiro (pode ser por meio de Pix ou transferência) e se for do seu interesse, depois você pode solicitar o cartão.

Digio

A conta do Digio também rende 100% do CDI e também tem liquidez diária. Para abrir uma conta você precisa ser cliente do cartão de crédito Digio. Se você já for cliente, basta acessar o aplicativo e solicitar a abertura. Veja abaixo como solicitar o cartão e como abrir a conta:

Pedir cartão Digio

Você pode pedir o seu cartão usando o app Digio, confira o passo a passo a seguir:

  1. Baixe o app do Digio na loja de aplicativos do seu telefone;
  2. Preencha o pedido de cartão com seus dados pessoais;
  3. Cheque se você recebeu o código de ativação por e-mail, que pode ser enviado em até 15 dias úteis;
  4. Confirme o código no DigioApp;
  5. Envie seus documentos de comprovação de renda e de residência.

Caso a proposta seja aprovada, o seu cartão chegará em até 10 dias úteis na sua residência. No entanto, você terá acesso ao cartão virtual pelo aplicativo de forma imediata.

Abrir conta Digio

Confira passo a passo como abrir uma DigioConta:

  1. Acesse o aplicativo do Digio no seu celular Android ou iOS;
  2. Se você não for cliente, faça o pedido do cartão;
  3. Na tela inicial, clique em "Ativar conta Digio";
  4. Preencha os dados solicitados;
  5. Pronto! Sua conta foi aberta.

Will Bank

Lançado em 2017, o Will Bank também oferece uma conta digital gratuita com rendimento de 100% do CDI e liquidez diária, com cartão de crédito e débito sem taxas e anuidade.

Como abrir uma conta no Will Bank?

O processo de abertura de conta é bastante simples. Acessando o site do Will Bank é possível iniciar o processo clicando em qualquer um dos botões "Peça seu cartão" ou "Peça já o seu will". O cliente, então, será redirecionado a uma página de cadastro.

Chegando lá, basta preencher os dados (nome completo, email, telefone e CPF) para solicitar o cartão. Depois disso o próprio banco entrará em contato com o cliente.

Após a aprovação, em até 5 dias úteis o cliente receberá um e-mail pelo [email protected] com o código de acompanhamento para a entrega do cartão. O prazo de entrega depende da cidade onde a pessoa mora. De forma geral, caso não haja nenhum problema, após ser produzido, em até 15 dias úteis o cartão será entregue. Nesse meio tempo o cliente já pode ir usando o cartão virtual.

Outra alternativa: CDB diário

O CDB, sigla para Certificado de Depósito Bancário é outra alternativa interessante e muitos bancos digitais a utilizam oferecendo rendimentos de CDB diário ao invés de CDI diário. O CDB, basicamente, é um certificado de que o cliente do banco está emprestando dinheiro ao banco para que ele financie suas atividades de crédito.

Suas rentabilidades variam bastante e há opções prefixadas e pós-fixadas e o indicador mais comum dos CDBs pós-fixados é justamente o CDI. Portanto, o rendimento em CDB diário será muito parecido com um rendimento em CDI diário.

Conheça abaixo algumas opções de bancos cujo rendimento seja de CDB diário.

CDB diário do Inter

O Inter possui uma conta digital que não possui o rendimento automático, caso o usuário apenas deposite o valor. Mas nessa conta digital, é possível aplicar o dinheiro no CDB do Banco Inter, ativo de renda fixa (tão seguro como a poupança, mas que rende mais). Rendendo 100% da taxa CDI, nesse caso você investe no CDB e o dinheiro passa a render com liquidez diária e a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

CDB diário do C6 Bank

Assim como no Inter o C6 Bank também não oferta o rendimento automático da conta corrente. Dessa maneira, para que o dinheiro passe a render, com segurança, rentabilidade acima da poupança e com liquidez diária, é preciso investir em ativos de renda fixa, como os CDBs.

O que é o CDI e como funciona o CDI diário?

CDI é a sigla para o termo Certificado de Depósito Interbancário. O CDI é utilizado pelos bancos para regular os empréstimos que acontecem entre eles. Os bancos costumam pegar dinheiro emprestado entre eles para que todos possam fechar suas contas no positivo todos os dias (isso é uma regra do Banco Central).

Sempre que isso acontece, o título de empréstimo emitido pelo banco é chamado de CDI. Esse valor precisa ser pago pela outra instituição financeira no prazo de 24 horas. Desta forma, a taxa CDI é calculada diariamente pela Bolsa de Valores (B3) a partir das operações feitas do dia.

E é a partir dessa taxa nasce o CDI diário, que utiliza-se de taxas calculadas consideradas para o rendimento dos investimentos de renda fixa. Assim, uma aplicação que rende 100% do CDI diário, vai render exatamente o valor do CDI daquele dia. Na soma de todos os CDIs do mês, têm-se o CDI mensal

Vale dizer ainda que as operações realizadas entre os bancos costumam ser muito seguras, de risco muito baixo. Por isso, o CDI e a Taxa DI acabaram se tornando uma referência para o mercado financeiro e utilizadas como base para outras negociações que envolvem o pagamento de juros.

Entre os investimentos atrelados ao CDI hoje estão o CDB a LCI, LCA, LC e Fundos de Renda Fixa, entre outros. Mas também há, como sabemos, contas bancárias que rendem 100% do CDI.