Quando se fala em Dia dos Namorados, a primeira imagem que vem à mente são jantares em restaurantes caros, vinhos das melhores safras, chocolates de marcas famosas para dar de presente, não é mesmo? Mas o que não podemos deixar de lado é que o orçamento do brasileiro está cada vez mais apertado.

Com tantas contas para pagar e com a inflação nas alturas, com certeza a maioria dos românticos estão tendo que se virar para conseguir pagar tudo no fim do mês e ainda sobrar aquele "troquinho" para passar o dia dos namorados com quem ama.

Se você faz parte desse grupo, a gente vai te ajudar com algumas dicas, mas antes, entenda o que é o dia dos namorados e porque se comemora nesta data.

O 12 de junho

O Dia dos Namorados, além de ser uma forma de presentear aquela pessoa que se ama, ajuda a aquecer a economia. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser o dia que antecede o dia de Santo Antônio - 13 de junho - o santo casamenteiro.

Nos Estados Unidos, a data é comemorada em 14 de fevereiro, dia em que São Valentim, padre conhecido por realizar casamentos clandestinos na época do Império Romano, foi morto a mando do Imperador Cláudio II (de 268 a 270 d.C.). A partir de então, as pessoas começaram a celebrar em sua memória esta data.

Dicas para economizar

Confira algumas dicas para você economizar no Dia dos Namorados e não perder o controle financeiro.

1 - Viajar para lugares perto

É possível planejar uma viagem para cidades ou lugares próximos que possam curtir uma praia ou então cidades históricas a dois. Tem viagem para todos os gostos e para todos os bolsos. E o melhor é que tudo isso pode ser feito de ônibus e com pouca bagagem. Combinem um bate e volta ou pesquisem lugares para passar uma noite fora. Com certeza vocês encontrarão algo que gostem!

2 - Se hospedar em um lugar romântico no final de semana

Nessa opção, é possível encontrar um chalé que fique em meio a natureza para descansar e fugir da cidade grande, quem sabe um hostel para conhecerem pessoas novas, ou até mesmo um hotel na cidade para conhecer o lugar a pé.

O que importa mesmo é que o local seja do jeitinho que gostem e que possam passar o dia dos namorados perto e sem muito gasto.

3 - Tomar um vinho enquanto cozinham ou assistem a um filme

O vinho pode ser tinto, rosé, branco, espumante… desde que esteja do agrado de ambos e possam curtir o momento a dois. E para acompanhar, nada melhor do que uma boa janta e um bom filme. Tudo isso sem sair de casa e ainda gastando pouco. Combinem qual a melhor pedida para a noite de domingo.

4 - Presentear seu amor

Nada como presentear seu amor com algo que goste, não é mesmo? E para isso, não é necessário deixar seu salário do mês na loja. É possível sim dar um presente em forma de lembrança. Com certeza a pessoa que ama você vai entender a situação financeira deste momento e vai adorar o presente recebido.

5 - Picnic no parque

Esta opção parece algo bastante clichê, como nos filmes românticos, mas pode, sim, ser uma ótima maneira de passar o dia dos namorados com seu amor sem gastar muito. Basta comprar alguns salgadinhos e docinhos na padaria, leve um suco e copos e aproveite o momento!

Dica extra: tire fotos para recordação e aproveitem o momento juntos, independente do que escolherem para fazer nessa data!