A Superbid é mais uma empresa a anunciar planos de ir à Bolsa de Valores de São Paulo (a B3) no Brasil em 2021. Em 18 de outubro, a empresa, que opera plataformas de leilões e vendas diretas, protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês), que agora está em análise.

O IPO é uma operação que consiste na primeira negociação de ações de uma empresa no mercado financeiro. Assim, após a conclusão da oferta, a companhia estreia na bolsa de valores e passar a ter papéis em negociação. Para investir no IPO de uma empresa, o investidor de varejo precisa respeitar os valores mínimo e máximo pré-estabelecidos que costumam ser de R$ 3 mil e R$ 1 milhão respectivamente.

Além da Superbid, outras 17 empresas estão atualmente com IPO pendente em 2021, isto é, em análise na CVM, como a InterPlayers, uma operadora de plataformas de relacionamento e vendas a indústrias de saúde e bem-estar.

Superbid prepara IPO com ofertas primária e secundária

A Superbid está planejando um IPO com oferta primária de ações do tipo ordinária (ON) - operação que destina ao caixa da empresa os recursos captados no IPO -, bem como com oferta secundária de ações sob titularidade de determinados acionistas, que recebem o dinheiro levantado.

Com a oferta em análise, ainda não foi divulgado o prospecto preliminar que traz as informações completas do IPO, como o quantitativo de ações, o potencial financeiro, bem como o calendário, dentre outras.

Apesar de não haver projeções financeiras oficiais, segundo o documento divulgado, após a captação de recursos no IPO a Superbid pretende investir em expansão e na redução de dívida bancária, veja abaixo o que a empresa planeja:

  • Expansão dos negócios por meio de aquisições estratégicas;
  • Expansão da estrutura de squads para desenvolvimento dos produtos e evolução da plataforma tecnológica;
  • Investimento nas unidades de negócio: Soluções de Plataforma (PaaS) e Soluções de Serviços de Valor Agregado (VAS);
  • Desenvolvimento de produtos e soluções fintech;
  • Readequação da estrutura de capital da Companhia com a redução do endividamento bancário.

Foram contratados para a coordenação do IPO da Superbid o Itaú BBA que é o coordenador-líder, a Credit Suisse, a XP Investimentos e o Banco Safra.

Um pouco sobre o Superbid

O Superbid, também conhecido por Grupo Superbid ou SBPAR Participações, nasceu em 1999 e é pioneiro na América Latina em introdução de tecnologia para a realização de transações on-line de leilões e vendas diretas de bens de capital e de consumo duráveis.

Segundo o documento enviado à CVM, o Grupo Superbid possui hoje uma solução tecnológica própria e inovadora que oferce um ecossistema de plataformas transacionais, sendo que os clientes são empresas de grande porte, como nomes dos setores financeiros e de seguros.

"O Grupo Superbid atende, com o fornecimento de soluções transacionais, agentes de venda que atuam em nome próprio (empresas vendedoras) ou agentes de venda mandatados por terceiros para a venda de bens (Leiloeiros Oficiais, Pregoeiros Administrativos, Corretores de Imóveis, Empresas Organizadoras de Leilão e Empresas Intermediadoras da Venda Direta) além de compradores potencialmente interessados na aquisição dos bens", consta no documento divulgado.

Entre os leilões online já realizados pelo Superbid, estão uma venda de um apartamento no interior do Estado de São Paulo que contou com 702 acessos à página, 6 proponentes e 33 propostas; e uma venda de um veículo de carga por um cliente do setor de alimentos e bebidas, em que houve 788 acessos à página, 18 proponentes e 51 propostas.

Além de atuar no Brasil, hoje o Grupo Superbid opera em outros seis países da América Latina, por meio de subsidiárias. Apesar das operações brasileiras gerarem a maioria da receita da empresa, os eventos dos demais países foram responsáveis por 30% do faturamento de 2020, o que "mostrando a relevância das receitas internacionais para o Grupo Superbid", consta no documento divulgado.

- Veja a minuta do prospecto preliminar do IPO do Superbid.

Últimos resultados da Superbid

Em 2020, as plataformas do sistema Superbid fizeram mais de 8,3 mil eventos entre leilões e vendas diretas, trazendo quase 6,6 milhões de visitantes nos sites e gerando um volume de vendas de mais de 1,63 bilhão.

Também segundo o doumento divulgado, até o dia 30 de setembro de 2021, o total de eventos havia sido de cerca de 6,5 mil, com atendimento a mais de 2,4 mil clientes que geraram um volume total de vendas de R$ 1,33 bilhão.

Em 2019 e 2020 a receita líquida da Superbid atingiu R$ 117 e R$ 139 milhões respectivamente. O lucro líquido da empresa nesse período cresceu de R$ 12 para R$ 19 milhões.

Segundo o documento divulgado, entre os meses de janeiro a setembro de 2020 a receita líquida foi de R$ 80 milhões, com um volume bruto de vendas (GMV) de R$ 1,6 bilhão e lucro líquido de R$ 300 mil. Já no período de janeiro a setembro de 2021, o GMV saltou para R$ 2,7 bilhões e a empresa registrou uma receita líquida de R$ 132 milhões com lucro líquido de R$ 18 milhões. Veja abaixo os resultados divulgados:

Créditos: Reprodução/Superbid.
Créditos: Reprodução/Superbid.