Você sabe quais países usam o Euro hoje em dia?

Uma das moedas mais usadas no mundo junto com o dólar, o Euro é um poderoso símbolo econômico e representa o grande tratado europeu que estabeleceu a moeda única para diversos países.

Atualmente, estima-se que o euro seja utilizado por mais de 340 milhões de pessoas todos os dias, perdendo apenas para a moeda norte-americana.

Abaixo, saiba mais sobre essa moeda e o uso dela dentro da União Europeia (UE) hoje!

União Europeia: como funciona a adesão ao Euro?

Tudo começou em 1992 com a assinatura do Tratado de Maastricht, um acordo firmado entre as principais autoridades da época para criar um grande bloco econômico - com visão de longo prazo. Nesse momento, nasceu a União Europeia que cresceu bastante nos anos seguintes.

Além de iniciar o movimento, o Tratado da União Europeia, inclusive, fixou os critérios de elegibilidade para um país fazer parte do bloco de maneira especial: com uso do euro como moeda oficial.

O que é o euro?

O euro é a moeda única que faz parte de toda a ambição e projeção de crescimento europeia.

Acontece que a criação de um imponente bloco econômico requer alguns requisitos básicos, entre eles a combinação de políticas econômicas entre os entes participantes, além do mais importante: uma política monetária comum e harmônica entre eles.

Para facilitar todo esse processo, estabeleceu-se ainda uma moeda comum entre os principais países da UE, aqueles que satisfazem os critérios e se mostram como potências.

Após a criação da União Europeia, foi criado o euro em 1999 com o objetivo inicial de servir como um pagamento restrito com fins contábeis.

O euro, como dinheiro, entrou em circulação no dia 1º de janeiro de 2002 apenas em doze países da UE.

Quais países usam Euro hoje?

Um dos seis continentes do mundo, a europa conta com 50 países, além de diversos territórios independentes. Porém, nem todos têm o euro como moeda oficial.

Hoje em dia, em 2023, apenas 20 países da União Europeia utilizam o euro como moeda única, criando a chamada "área do euro" ou "zona euro". Conheça eles:

  1. Alemanha;
  2. Áustria;
  3. Bélgica;
  4. Chipre;
  5. Croácia;
  6. Eslováquia;
  7. Eslovénia;
  8. Espanha;
  9. Estónia;
  10. Finlândia;
  11. França;
  12. Grécia;
  13. Irlanda;
  14. Itália;
  15. Letónia;
  16. Lituânia;
  17. Luxemburgo;
  18. Malta;
  19. Países Baixos;
  20. Portugal.
Créditos: Divulgação/Canva
Notas de Euro (€) - Créditos: Divulgação/Canva

Último país a aderir o euro em 2023

Em 1º de janeiro de 2023, o euro entrou em circulação na Croácia, subindo para 20 os Estados‑Membros da União Europeia (UE) a utilizar a moeda única.

Segundo o Banco Central da Europa, com a adesão da Croácia à área do euro, o Hrvatska narodna banka, o banco central nacional do país, passou a integrar o Eurosistema.

Nesse cenário, o sistema de bancos centrais da área do euro é composto pelo Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais dos países cuja moeda é o euro.

Como usar euro - €

Mesmo em países onde o euro não é a moeda oficial, é possível fazer pagamentos e investimentos com o símbolo europeu.

Por meio do câmbio e das fortes relações da europa com o restante do mundo, o euro passa a ser usado fora do continente, inclusive no Brasil, de várias maneiras, desde moeda para pagamentos até ativos que rendem de acordo com a cotação do EUR.

Dessa forma, para ter euro no bolso, você vai precisar de uma instituição financeira, como bancos, fintechs e corretoras. Saiba mais neste artigo aqui!