Você já ouviu falar no FTSE 100 e no DAX 30? Em suma, os dois são índices populares do mercado de ações da Europa. Enquanto o primeiro é do Reino Unido, o segundo é da Alemanha.

Assim como o Dow Jones ou o S&P 500 nos Estados Unidos, eles são um proxy para o mercado mais amplo. E apesar de a Europa ter sofrido com alguns reveses depois da crise da dívida soberana de 2010 e 2011, a região ainda está em 3º lugar no ranking de riqueza global por produto interno bruto (PIB).

Até porque, se pegarmos como base o PIB de 2021, a Alemanha é a 4ª maior economia do mundo, enquanto o Reino Unido é a 6ª. E isso torna os mercados muito importantes para os investidores globais. Abaixo, conheça mais sobre esses dois índices importantes.

O que são FTSE 100 e DAX 30?

Esses dois índices de ações da Europa são muito populares entre os comerciantes que esperam um retorno confiável de longo prazo, sem ter que fazer muito esforço.

E tendo em vista que os mercados das suas respectivas economias são muito menores e compostos por diversos tipos de empresas, o FTSE 100 e o DAX 30 não crescem tão rápido quanto o S&P 500.

Como funcionam?

Em suma, cada um desses dois fundos europeus conta com um conjunto único de empresas. SAiba mais sobre cada um deles:

1. Índice FTSE 100 da Grã-Bretanha

O FTSE 100 (UK100) (Financial Times Stock Exchange 100) é um índice criado pelo FTSE Group. Ele representa as 100 empresas mais capitalizadas do Reino Unido que estão listadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE).

Em geral, o índice é um indicador da prosperidade para as empresas regulamentadas pelas leis britânicas. As 100 empresas que o índice representa são as maiores no Reino Unido, sendo a maioria internacional.

Além disso, as empresas compreendem em torno de 81% de toda a capitalização bolsista da Bolsa de Valores de Londres. Embora o índice seja composto por 100 empresas, ele inclui 101 listagens.

As 10 maiores empresas populares no FTSE 100, são:

Companhia Setor Indústria
Royal Dutch Shell Energia Petróleo&Gás
Unilever Defesa do consumidor Doméstico & Produtos pessoais
HSBC Finanças Bancos Diversificados
AstraZeneca Saúde Farmacêutica
BP Energia Petróleo & Gás
GlaxoSmithKline Saúde Farmacêutica
BHP Indústrias Metais Industriais & Mineração
British American Tobacco Defesa do Consumidor Tabaco
Diageo Defesa do Consumidor Bebidas, Vinícolas & Destilarias
Rio Tinto Indústrias Metais Industriais & Mineração

2. Índice DAX 30 da Alemanha

O DAX 30 é um índice popular que consiste nas 30 maiores empresas que negociam na Bolsa de Valores de Frankfurt (FSE). Os investidores estrangeiros em busca de exposição ao índice DAX 30 podem considerar a compra de ETFs estrangeiros, como o iShares DAX 30 ETF (BIT: EXS1), ou a compra de componentes individuais no DAX 30 usando ADRs.

Para facilitar a compreensão da evolução do mercado de ações alemão e da economia em geral, as ações das 30 maiores empresas por capitalização de mercado são agregadas no Deutscher Aktienindex, ou DAX, que é o índice de mercado de ações da Alemanha. As empresas que compõem o DAX 30, são:

  1. Adidas
  2. Airbus Group
  3. Allianz
  4. BASF
  5. Bayer
  6. Beiersdorf
  7. BMW
  8. Brenntag AG
  9. Continental
  10. Covestro
  11. Daimler
  12. Daimler Truck Holding
  13. Deutsche Bank
  14. Deutsche Borse
  15. Deutsche Post
  16. Deutsche Tel.
  17. E.ON
  18. Fresenius Medical Care
  19. Fresenius SE
  20. Hannover Rueckversicherung AG
  21. Heidelbergcement
  22. Henkel
  23. Infineon
  24. Linde PLC
  25. Merck
  26. Mtu Aero Engines Holding AG
  27. Munchener Ruck
  28. Porsche Automobil Holding SE
  29. Puma SE
  30. Qiagen NV
  31. RWE
  32. SAP
  33. Sartorius AG Vz
  34. Siemens
  35. Siemens Energy AG
  36. Siemens Healthineers
  37. Symrise AG
  38. Volkswagen VZO
  39. Vonovia
  40. Zalando SE

Histórico e importância do FTSE 100

O FTSE 100 surgiu em janeiro de 1984, tendo como valor inicial de mercado de 1.000 pontos. Em 2017, o seu valor ficou em torno de 7.000 pontos. Atualmente, o índice é gerido pelo FTSE Group, que pertence somente a London Stock Exchange.

O índice originou o FTSE 250, que é composto pelas 250 maiores empresas listadas na London Stock Exchange depois das 100 maiores. Ou seja, da 101° a 350°. O índice é usado mais para medir o desempenho da economia britânica do que o FTSE 100. Isso porque ele tem uma representatividade melhor da região do que o FTSE 100, que tem companhias mais globais.

Paralelo a isso, o FTSE 350 representa a união dos dois índices (FTSE 100 e FTSE 250). E assim, tem no seu portfólio, as 350 maiores empresas listadas na bolsa londrina. Porém, o mais antigo índice do grupo é o FTSE All-Share Index, criado em 1962.

Em suma, esse é o maior dos índices, já que engloba as ações listadas no Main Market da LSE (que atualmente é de 600 companhias). Para se ter ideia, o FTSE All-Share representa 98% do valor de mercado da bolsa de Londres.

Diante disso, é visto como a melhor medida de desempenho do mercado britânico e de sua bolsa. E como as maiores companhias britânicas e europeias estão no FTSE 100, o índice é considerado um dos principais do mercado mundial.

Histórico e importância do DAX 30

Intitulado também como Deutscher Aktienindex, o DAX 30 é calculado desde 1988. O DAX 30 é muito usado como o benchmark do mercado de ações alemão. Isso acontece porque ele é o índice mais importante do país. Para se ter ideia, ele tem a mesma função que o índice Ibovespa (IBOV) no Brasil.

Além disso, há mais de 150 mil produtos financeiros que usam o DAX 30 como base. E isso ETFs, os fundos de índice, que possibilitam investir em carteiras que replicam o indicador. Ademais, o índice é procurado por investidores interessados na diversificação e na exposição ao Euro.

Como investir nos índices?

Em suma, o caminho mais usado para investir nos índices europeus é através de corretoras internacionais de investimentos. Os mesmos atuam com as ações de empresas.

Tendo a conta aberta, o investidor precisa mandar o valor de investimento para o exterior. Por fim, com o dinheiro na conta, basta investir. Em geral, o sistema da sua corretora disponibiliza a lista de ações, para que você possa escolher onde investir.