O índice Dow Jones é um dos mais importantes e famosos do mundo. Todos os dias ele é utilizado pela imprensa como uma referência para compreender se o mercado de ações vai bem ou não.

Porém, nem todo mundo conhece a sua história e como se dá seu funcionamento, quais ações fazem parte dele, como elas são selecionadas e como o índice é calculado, por exemplo.

E é exatamente isso que pretendemos com esse artigo, assim, você que está chegando no mundo dos investimentos, ou tentando entender um pouco mais do mercado externo pode compreender melhor o que ele representa. Veja abaixo.

O que é o índice Dow Jones?

Também chamado de indicador financeiro, o Dow Jones é um índice de ações, que representa o mercado americano como um todo. O índice é composto pela cotação de 30 empresas dos Estados Unidos, empresas essas que são líderes setoriais e que possuem um grande peso na bolsa norte-americana.

Diante disso, o indicador é muito importante tanto para o mercado dos Estados Unidos, quanto para o mercado global. Ou seja, a sua rentabilidade trabalha como uma balança para direcionar os investimentos em fundos ou mesmo para fazer comparativos com as outras bolsas de valores.

Sendo assim, o índice Dow Jones é um termômetro para a economia dos Estados Unidos, e seu impacto no mundo. E é justamente por isso que é fundamental conhecer o indicador.

História do Dow Jones

A criação do índice ocorreu em 1896, pelos americanos Charles Dow e Edward Davis Jones. Ou seja, o indicador leva o nome dos seus criadores. Os dois eram sócios e co-fundadores do The Wall Street Journal.

Desde o seu início, o índice tinha empresas lucrativas que eram vistas como líderes em seus setores. Entretanto, tinha somente empresas ligadas ao transporte. Posterior a isso, ingressaram as empresas relacionadas às commodities.

Foi em 1916 que o índice passou a ter 20 empresas em sua composição. E em 1928, passou a ter um número de 30 ações. Desde então, permanece com esse limite.

Qual a importância do índice Dow Jones?

Do lado do S&P 500, o Dow Jones é um dos índices mais importantes do mercado americano. A importância dele se dá, em especial, por conta do seu tempo de existência. De acordo com Hamish Preston, diretor de Índices de Ações dos EUA da S&P Dow Jones, o indicador "permite ver como o mercado evoluiu ao longo do tempo".

Em suma, o indicador retrata a importância de cada setor em diferentes momentos históricos. Por exemplo: hoje em dia, as empresas de tecnologia são bastante representativas no índice. Entretanto, durante boa parte da história do índice, elas não existiam.

Além disso, o índice permite fazer uma comparação do comportamento do mercado em diferentes momentos de importância histórica. Como por exemplo, na pandemia de coronavírus, na crise financeira internacional de 2008, entre outros.

Preston explica que "Seu longo histórico de medições em tempo real é útil para quem quer contextualizar movimentos do mercado. É possível comparar diferentes eventos históricos". Paralelo a isso, o Dow Jones mostra um recorte importante do mercado americano, já que reúne as empresas mais importantes entre as maiores do país.

Momentos históricos

O índice Dow Jones é muito tradicional e reconhecido no mercado financeiro internacional e ao longo dos anos alcançou marcas históricas importantes. As principais delas são:

  • em 1933 alcançou o maior ganho percentual em um dia totalizando 15,34%;
  • em 2001 teve a quarta maior queda pontual, após o ataque de 11 de setembro;
  • em 2013 o índice ultrapassou 15.000 pontos pela primeira vez;
  • em 2017 fechou acima de 20.000 pontos pela primeira vez;
  • em 2018 registrou o maior ganho de pontos em um dia, 1.086,25;
  • em 2019 ultrapassou 27.000 pontos pela primeira vez;
  • em 2020 registrou quedas históricas devido à pandemia do coronavírus.

Lista de empresas que integram o Dow Jones

Como supracitado, o Dow Jones é composto por 30 empresas. Abaixo, confira quais são elas:

Empresa Setor Indústria
American Express Finanças Finanças ao Consumidor
Amgen Assistência Médica Farmacêutica
Apple Tecnologia da Informação Tecnologia Hardware, Armazenamento & Periféricos
Boeing Indústrias Aeroespacial & Defesa
Caterpillar Indústrias Máquinas de Construção & Caminhões Pesados
Chevron Energia Óleo Integrado & Gás
Cisco Systems Tecnologia de informação Equipamento de comunicação
Coca-Cola Alimentos Básicos Refrigerantes
Dow Materiais Produtos Químicos
Goldman Sachs Group Finanças Banco de Investimento & Corretagem
Home Depot Discricionário do Consumidor Varejo de Melhoramentos Domésticos
Honeywell International Indústrias Produtos de consumo, serviços de engenharia e sistemas aeroespaciais
IBM Tecnologia da Informação Consultoria em TI&Outros serviços
Intel Corporation Tecnologia da Informação Semicondutores
Johnson & Johnson Assistência Médica Farmacêutica
JPMorgan Chase Finanças Bancos Diversificados
McDonald’s Discricionário do Consumidor Restaurantes
Merck Assistência Médica Farmacêutica
Microsoft Tecnologia da Informação Software de Sistemas
Nike Discricionário do Consumidor Vestuário, Acessórios & Produtos de luxo
Procter & Gamble Produtos Básicos para o Consumidor Produtos Pessoais
Salesforce.com Softwares Gerenciamento de relacionamento
The Travelers Companies Finanças Propriedade & Seguro contra acidentes
UnitedHealth Group Inc Assistência Médica Assistência Médica Gerenciada
Verizon Serviços de Telecomunicações Serviços Integrados de Telecomunicações
Visa Tecnologia da Informação Processamento de Dados & Serviços Terceirizados
Walgreens Produtos Básicos para o Consumidor Varejo de Medicamentos
Walmart Consumer Staples Hipermercados & Super Centros
Walt Disney Serviços de Comunicação Movies & Entretenimento
3M Industrial Conglomerados Industriais

Como o índice Dow Jones é calculado?

O cálculo do índice Dow Jones se dá a partir da soma do preço das 30 ações que compõem o índice, dividido por uma constante denominada divisor Dow. Inicialmente, o divisor Dow era o número de empresas participantes, contudo, hoje o valor é menor que 1. Desse modo, o valor do índice é maior que a soma do preço das ações.

Ademais, se o preço das ações de uma determinada empresa presente no índice sofre variações, ela causa um impacto no valor do DJI no total. Entretanto, as empresas têm pesos diferentes no cálculo. A fórmula utilizada para o cálculo é a seguinte:

DJIA = ∑p/d

  • ∑p é o somatório das 30 ações das empresas que compõem o índice;
  • d é o divisor Dow.

Como investir no índice Dow Jones?

Atualmente, não há uma forma direta de investir no índice Dow Jones. Entretanto, é possível investir em ETFs que seguem esse indicador. Assim, um ETF (conhecido como fundo de índice), tem esse objetivo: replicar as carteiras teóricas, possibilitando assim, seguir os rendimentos associados ao índice Dow Jones.

Ademais, é possível investir diretamente nas ações que compõem o índice. Assim, os investidores podem acompanhar o índice de forma mais direta. Para isso, porém, é preciso ter conta em uma corretora lá fora.

Outra forma de investir diretamente aqui do Brasil, é por meio dos BDRs - recibos de investimentos - disponibilizados na própria B3. A maior parte das grandes empresas internacionais possui BDRs na bolsa. É só escolher aquelas que mais te atraem.