O dia 24 de fevereiro de 2022 já entrou para a história com o início da invasão russa em território ucraniano. Essa data também marca uma nova mudança de olhares no mundo dos investimentos, porque o conflito impacta diretamente nas economias e no mercado financeiro.

Um dos primeiros impactos que já pode ser notado é o da alta dos preços de commodities, principalmente do petróleo e do gás natural. A consequência direta disso deverá ser uma inflação geral (no Brasil e no mundo), o que também pode levar a elevações ainda maiores das taxas de juros, como a Selic brasileira.

Segundo especialistas, issa elevação dos juros deve acontecer especialmente nos Estados Unidos, onde o mercado está muito aquecido. E o Brasil, sem dúvida, sentirá os impactos, perdendo investimentos estrangeiros.

Então, o que fazer? Como investir nesse momento? Há opções seguras? Vamos ver tudo isso abaixo.

Há opções de investimento seguras?

As alternativas de renda fixa são sempre uma opção para quem se sente inseguro de investir em ações e outros ativo de renda variável nesse momento. Entre as principais opções estão os títulos do Tesouro Nacional, por exemplo.

Mas mesmo nesse cenário mais caótico, há alguns setores do mercado que podem se beneficiar ou registrar uma valorização. Vamos ver quais são eles?

Setores que podem se valorizar

Entre esses setores estão aqueles relacionados ao petróleo. A commodity já tem seu preço elevado como nunca antes, então as petrolíferas devem se beneficiar dessa alta.

O mesmo vale para as empresas que trabalham com o gás natural. Esse é um dos produtos que a Rússia comercializa para boa parte do mundo, especialmente para a Europa, e com as relações tensas, pode haver cortes no abastecimento, elevando ainda mais o preço do gás. Empresas de outros países deverão se beneficiar bastante.

Outro tipo de investimento que tende a ser mais procurado e a se valorizar em momentos de crise econômica e política é o ouro. Utilizado como uma reserva de valor, ele deve ver seu preço subir nas próximas semanas.

Outro setor que, sem dúvida, se beneficia de uma guerra é o de fabricação de armas, portanto, alguns investidores podem considerar esse um bom momento para comprar ações de empresas que lidam com elas.

Há ainda alguns investimentos possíveis relacionados a outras commodities, como os grãos. A Ucrânia é a maior produtora mundial de milho, por exemplo, e com a invasão, o país pode parar sua exportação fazendo com que os países importadores procurem outras alternativas.

Ainda dentro do ramo agrícola, porém, vale lembrar que há uma preocupação em relação à elevação do preço dos fertilizantes, já que boa parte dos que são usados no Brasil, são importados da Rússia. Ainda assim, o benefício tende a ser maior do que o prejuízo.

E não podemos deixar de lado as alternativas de investimento no mercado financeiro. Com ou sem crise, os bancos e instituições financeiras têm suas formas de obter vantagens. Nesse momento, em especial, aqueles bancos que já possuem uma tradição, que são companhias estabelecidas, devem se beneficiar, mas também os novos bancos, focados no digital.

Além disso, aquelas instituições financeiras que trabalham com o ramo de seguros tendem a ser mais procuradas e, portanto, valorizadas.

Há ainda a opção de investimentos lá fora, em BDRs ou diretamente em bolsas de valores do exterior. O dólar passou por um momento de queda nos últimos dias, mas bastou um discurso do presidente norte-americano, Joe Biden, para que seu preço já subisse novamente. Se a taxa de juros nos EUA também for elevada, o mercado financeiro por lá deverá se beneficiar.

Opções de ações

Mas afinal, em quais ações ficar de olho então? Abaixo vamos trazer algumas dicas. Não são recomendações de compra ou venda, mas apenas observações de ações/BDRs que podem ter valorizações nesse momento.

  • Petrobras (PETR3; PETR4)
  • PetroRio (PRIO3)
  • 3R Petroleum (RRRP3)
  • Enauta (ENAT3)
  • Aura Mineral (AURA33)
  • Taurus Armas (TASA4)
  • Keppler Weber (KEPL3)
  • BB Seguridade (BBSE3)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Banco Inter (BIDI11)
  • Itaú (ITUB3; ITUB4)

Bons investimentos!